Top Azores: Curiosidades sobre a Agenda Açores

Top Azores: Curiosidades sobre a Agenda Açores

1. 2016. O início

A Agenda dos Açores foi um projeto da Publiçor – Publicações e Publicidade – iniciado em 2016 por Paulo Heitlinger com a ajuda de Ana Oliveira, então estagiária de Comunicação.

O design era extremamente simples, e as funcionalidades bastante básicas. Os eventos eram somente divididos por meses e por categorias, não havendo divisão por ilhas, nem calendário.

 

2. Nova Imagem 2019-2020

Em 2019-2020, o nome foi simplificado para Agenda Açores, um novo site foi criado, graças ao nosso Gabinete Gráfico, com um design moderno, arrojado e intuitivo. Decidimos também apostar num lettering e na imagem, feitos pelo designer gráfico Jaime Serra, e num slogan, sendo este idealizado pelo criativo e copywriter Luís Rego: “Se não estiver na Agenda Açores é porque não vai acontecer”.

 

3. O nosso tom é o melhor

Acreditamos que o humor, a jovialidade e a criatividade são a melhor forma de fazer passar a mensagem. Na primeira foto, encontra-se a mais recente ação promocional da Agenda, com flyers a serem colocados nalguns veículos em Ponta Delgada.  Já a seguinte foto, refere-se a uma ação promocional no Facebook, brincando com a improvável vinda dos U2 aos Açores, que claro está, não virão às nossas ilhas tão cedo, logo o evento não poderia estar na nossa Agenda. Mas se eles vierem, prometemos aos nossos seguidores que sois os primeiros a saber!

 

4. Eventos e mais quê?

Além de divulgarmos eventos que ocorrem em todas as ilhas do Arquipélago, oferecemos outros serviços de interesse público, como o Top Azores.

Outras rubricas são as mini-entrevistas, em que são entrevistados alguns escritores da nossa praça, acerca dos seus mais recentes livros, e, ainda, o Desassossego Literário, que consiste em crítica literária.

 

5. O que é o Top Azores

O Top Azores é uma rubrica semanal, cujo intuito é dar a conhecer às pessoas algumas curiosidades sobre os Açores. Abordamos assuntos diversos, de largo espectro, desde os mais turísticos, como sugestões de trilhos, miradouros, jardins, etc.; culturais, como a influência hebraica nos Açores, a influência dos nossos emigrantes nas comunidades onde se inserem, tradições, museus, bibliotecas, lendas e expressões idiomáticas; científicos, como os 15 cientistas açorianos que te vão encher de orgulho, 20 criaturas fantásticas do mar dos Açores, a Floresta Laurissilva e a flora endémica, animais endémicos, nativos e autóctones dos Açores, a viagem de Charles Darwin aos Açores, etc., artísticos, com o especial sobre a exposição António Eduardo Soares de Sousa em Três Estações, 15 pintores açorianos que tens de conhecer e pinturas de Domingos Rebêlo; sobre eventos, como as festividades do Senhor Santo Cristo dos Milagres, PDL White Ocean, a vinda do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e de Bruno de Carvalho aos Açores, e, mais recentemente, o Jardim Fest.

O tom dos nossos artigos Top Azores difere quanto ao grau de seriedade dos temas, podendo ter um mais humorístico e jovial, e outro mais formal e científico.

 

6. Números, números e mais números!

  1. A Agenda Açores já promoveu mais de 3000 eventos!
  2. Mais de um milhão de visualizações só desde 2018!
  3. O mês com mais visitas foi o de julho de 2019, com um total de 78 141 visitas!
  4. O melhor dia foi 4 de agosto de 2018, com um total de 6130 visualizações!
  5. O evento com mais visualizações foi as Festas da Praia com 18.950 pessoas ansiosas por ver o programa!
  6. O Top Azores mais popular deste ano foi “Neve nos Açores! As 19 melhores fotografias”, com 6388 visualizações!

 

6. Nova rubrica na Agenda

A Agenda Açores irá investir numa nova rubrica acerca de gastronomia! Com a proliferação de restaurantes que têm abrido, sentimos a necessidade de informar os nossos seguidores acerca da nova e mais antiga oferta gastronómica aqui nas ilhas. Fica atento às novidades!

 

7. Parceria com eventos

Recentemente fizemos uma profícua parceria com a Associação Cultural CRACA, organizadora do Jardim Fest, que culminou na elaboração de um Top Azores especial com As 7 coisas que não podes perder no Jardim Fest 2019, e a distribuição de folhetos informativos ao público da festa.

E estamos abertos a fazer mais parcerias do género. Por isso, se for organizador de algum evento e quer trabalhar com a Agenda Açores, por favor entre em contacto connosco, enviando um e-mail para: geral@agendacores.pt.

 

Partilhe

Fechar Menu
shares