You are currently viewing Decorações de Rua e Iluminação de Natal nos Açores 2021

Decorações de Rua e Iluminação de Natal nos Açores 2021

Vivemos ainda, infelizmente, em tempos de pandemia, mas, ao contrário do ano passado, surgem iniciativas natalícias em todos os concelhos dos Açores. E não fossem as máscaras a tapar os sorrisos dos participantes, quase que acreditaríamos que o Natal voltou ao ‘normal’. E como temos feito desde 2018, iremos avaliar as decorações e iluminações e escolheremos o concelho vencedor. No ano passado e em 2019, a vencedora foi a Câmara Municipal de Ponta Delgada. Em 2018, foi a Câmara Municipal das Velas.

Nota1: Alguns concelhos não estão aqui representados por não termos tido acesso às fotografias das decorações e iluminações deste ano.

Nota 2: As fotografias estão ordenadas pela nossa preferência, sendo a primeira a nossa favorita e assim sucessivamente.  

 

1. Angra do Heroísmo (Terceira)

Angra reaproveitou – como todos os municípios – algumas iluminações e decorações dos anos transactos, mas soube inovar este ano. Angra do Heroísmo é conhecida por ser das cidades mais bem decoradas dos Açores e no ano passado ficou em 2º lugar, mas este ano conseguiu, finalmente, ascender ao primeiro lugar do pódio! Da decoração, destacamos a bola de Natal gigante, simplesmente encantadora!

 

2. Velas (São Jorge) 

Ficamos tão contentes por voltarmos a ter as Velas no top 3 (chegou mesmo a vencer a melhor decoração de Natal de 2018)! A iluminação de rua poderia ser mais rica, mas o trabalho artesanal das decorações compensam tudo. E aquele coreto encantador? E a sede da Câmara, que para nós é das mais bonitas de todas, principalmente com o seu cortinado de luzes e coroa natalícia? É mais uma prova de que mais vale pouco, mas bom, que muito e pronto… Vocês sabem.                                                                  

 

3. Povoação (São Miguel)

A decoração da Povoação melhorou consideravelmente em relação ao ano passado (compreensível, no entanto), e o seu esforço em tornar o seu cenário o mais bonito e acolhedor possível não nos ficou indiferente. O trabalho gigante que tiveram com a encenação das diferentes figuras do presépio tem de ser recompensado com o terceiro lugar. Adoramos também a bola gigante e a nova iluminação da rua. Parabéns!

 

 

4. Ponta Delgada (São Miguel)

A sede da Câmara Municipal de Ponta Delgada é das mais bem enfeitadas dos Açores, mas em compensação, as iluminações e decorações das ruas este ano ficaram muito aquém das expectativas. Estávamos habituados a mais pompa e circunstância, e este ano os motivos natalícios foram menos vistosos que dos do ano passado, daí a nossa punição. Passou de município vencedor por dois anos consecutivos (2019 e 2020), para 4º lugar em 2021. A cidade está bonita, sim, mas não deslumbra.

 

5. Nordeste (São Miguel)

Qual é a sede da Câmara Municipal mais docinha e fofa dos Açores, qual é? A da Câmara Municipal do Nordeste, cujos motivos são, precisamente, os famosos ‘candilhes d’América’. Gostamos também da árvore de Natal com as mangueiras retorcidas, originando um desenho elegante, dos candeeiros com as Bengalas de Natal e da ousadia de colocar o conhecido chamamento «Ho, Ho, Ho» do Pai Natal nas portas da Igreja. Será que esta fez as pazes com o maior símbolo de consumismo natalício? Estamos curiosos para saber a resposta.

 

6. Praia da Vitória (Terceira)

A Sede está simples, mas bonita, comprovando, mais uma vez, que às vezes o menos é mais. Gostamos também dos motivos a lembrar a neve, pois se há coisa que não temos é neve, sem ser nos pontos mais altos. Este ano sentimos a falta da pista de gelo. Esperemos que volte. Ah, e parabéns pelo corso de carros alegóricos, lindíssimo!

 

7. Lagoa (São Miguel)

Sem dúvida que o ‘manto’ feito de guarda-chuvas vermelhos com luzes é o ponto alto da iluminação / decoração de Natal deste ano da Lagoa. Este fez o maior sucesso nas redes sociais, com muita gente a querer publicar uma foto desta inusitada combinação para esta época natalícia. Mas que darão um ‘jeitaço’, pois este ano será chuvoso. Isto é, se o vento não os deitar abaixo primeiro, claro…

 

8. Santa Cruz da Graciosa (Graciosa)

O município de Santa Cruz da Graciosa é dos menos populosos dos Açores, e a ilha uma das mais pequenas, mas isso não faz dele menos exigente em termos decorativos. É dos municípios mais pequenos dos Açores que mais investe em engalanar-se. Sempre com uma decoração simples, mas muito, muito elegante. Nota alta!

 

9. Vila Franca do Campo (São Miguel)

Outro município que foi beneficiado devido ao seu presépio foi a Vila Franca do Campo, que, longe de deslumbrar, cumpre o seu propósito. Os presépios são mesmo a sua especialidade. Invistam nisso. Gostamos também do Mercado de Natal no Açor Arena.

 

10. Ribeira Grande (São Miguel)

A Ribeira Grande merece um prémio de sustentabilidade ambiental e financeira, pois reutiliza muito as iluminações e decorações de anos anteriores, mas sempre com uma inovaçãozinha. No entanto, devido a isso, peca pela originalidade, o que lhe confere uma descida na tabela. Aconselhamos também a iluminar mais outras artérias da cidade e não apenas a Rua Direita, nem que seja reaproveitando iluminações mais antigas, que é o que nos parece que estão a fazer na Praça do Emigrante.

 

11. Horta (Faial)

Em relação ao ano passado, a decoração de Natal deste ano do município da Horta está muito aquém. A do ano passado estava tão bonita e com tão bom gosto que ficou em 3º lugar. Este ano ficou em 11º. Está tudo dito…

 

12. Madalena (Pico)

Não conseguimos ficar indiferentes ao talento dos artistas plásticos e visuais da Madalena. O comboio e entrada do Mercadinho de Natal são encantadores. Esse é realmente o ponto forte não só da Madalena, mas de toda a ilha. Quanto à iluminação, há que investir um pouco mais.

 

13. Lajes do Pico (Pico)

Eis aqui mais uma prova do quão bons são os artistas plásticos do Pico. A Vila Natal está simplesmente fantástica e muito divertida. Parabéns! No entanto, precisam de investir um pouco mais na iluminação e na decoração das ruas, não apenas na Vila Natal.

 

14. Vila do Porto (Santa Maria)

Vila do Porto melhorou bastante a sua iluminação. Gostamos muito da árvore e da bola de Natas gigante. No entanto, há que investir em mais inovações e na iluminação das ruas.

 

15. Santa Cruz das Flores (Flores)

Não temos muitas fotografias de Santa Cruz das Flores, por isso será difícil de avaliar, mas o Mercadinho de Natal parece ser bastante interessante. Invistam em tirar fotografias, por favor. Partilhem com os restantes açorianos as vossas decorações.

 

16. Lajes das Flores (Flores)

Outro caso em que será difícil examinar, pois há falta de fotografias para podermos avaliar. Os municípios das Flores precisam urgentemente de investir no marketing digital. O que poderemos dizer? Que o Mercadinho estava bem decorado, nada mais.

 

17. Corvo

Outro caso em que há falta de fotografias que documentem as decorações da Vila do Corvo. Conseguimos umas da Associação Corvo Vivo do Mercadinho de Natal que organizaram. A Sede da Câmara está bastante simples. Nota alta para os bonecos de neve feitos de pneus. Muito giros!

 

O Município vencedor deste ano foi o de Angra do Heroísmo. E para ti, quem é o vencedor? Concordas com a nossa avaliação?

 

Partilhe