- Este evento já decorreu.
Terceira: Primeira Sessão Comemorativa dos 500 Anos do Nascimento de Luís de Camões
Abril 19 | 18:30 - 20:00
Ocorrendo este ano de 2024 a passagem dos 500 Anos do Nascimento de Luís de Camões, continuam a ser preparadas, a nível nacional e internacional, toda uma série de iniciativas, embora o seu completo teor não seja ainda do pleno domínio público, ou de uma definida e concreta programação.
Assim, no âmbito das suas actividades histórico-culturais, a Delegação na Região Autónoma dos Açores da SHIP (Sociedade Histórica da Independência de Portugal), decidiu promover e realizar localmente uma primeira Sessão Comemorativa desta Efeméride Nacional Camoniana, com o Patrocínio do Representante da República para a RAA e em Parceria com o Governo dos Açores (Vice-Presidência e Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto), com a colaboração da Editora “Letras Lavadas”.
Esta Sessão Histórico-Cultural contemplará a Apresentação (pelo Delegado da SHIP na RAA, Prof. Dr. Eduardo Ferraz da Rosa) de uma obra recém editada sobre Camões, seguida de uma Conferência sobre «Camões nos nossos dias: Educação Literária para uma Cidadania Plena?», a proferir pela Prof. Doutora Maria do Céu Fraga, docente da Universidade dos Açores, especialista da obra do Autor de Os Lusíadas e principal responsável pela publicação do livro a divulgar na ilha Terceira, após um lançamento em S. Miguel, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, com apresentação pelo Dr. João Bosco Mota Amaral.
A obra, apoiada pelo Governo Regional dos Açores e que será agora apresentada em Angra do Heroísmo – Os Lusíadas na Escola e na Sociedade (Ponta Delgada, 2023) –, com chancelas da editora “Letras Lavadas” e do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores, tem Coordenação de Maria do Céu Fraga, Rui Tavares da Silva e Madalena Teixeira da Silva, com Prefácio de José Augusto Cardoso Bernardes.
Esta Sessão Histórico-Literária terá lugar no Palácio dos Capitães Generais, sede da Vice-Presidência do Governo dos Açores, no dia 19 de Abril, pelas 18H30.