Publicidade

Atlantiprotao
Atlantiprotao
BASE_horz_cover

A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

« All Eventos

São Miguel: Festa do Livro 2024

Abril 19 | 18:00 - Abril 24 | 19:30

Festa do Livro 2024

Pelo segundo ano consecutivo, a livraria Letras Lavadas, em Ponta Delgada, realiza a Festa do Livro. Entre os dias 18 e 24 de Abril, muitos serão os eventos ligados à cultura e à literatura a decorrer naquela livraria.

O intuito desta festa é assinalar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se celebra a 23 de Abril, mas também a efeméride dos 50 anos do 25 de Abril em Portugal.

Desta forma, logo no primeiro dia da programação, no dia 18 de Abril, pelas 10h30, a livraria vai receber o Professor Rui de Faria para ministrar uma sessão sobre os Contos Clássicos e Populares. De tarde, pelas 15h00, será a vez de receber o grupo Palavras Sentidas e alguns alunos da Escola Secundária Antero de Quental para dinamizarem um sarau poético dedicado a Antero de Quental, sendo aquele dia o do nascimento do poeta. O evento será enriquecido com um momento musical a cargo de Luís Senra.

Já no dia seguinte, dia 19, a manhã será dedicada aos mais pequenos, estando em agenda, pelas 10h30, uma hora do conto para creches e pré-escolares, dinamizada por Paula Pereira, aluna do curso Técnicas de Acção Educativa, da Escola Básica e Secundária Armando Côrtes-Rodrigues. Por outro lado, de tarde, pelas 14h30, as professoras Patrícia Bettencourt e Raquel Félix, coordenadores da Biblioteca Escolar da Escola Básica Integrada de Vila de Capelas, desenvolverão uma actividade ligada à ciência e às letras, através de experiências a realizar na ocasião com alunos.

Para terminar o dia, pelas 18h00, decorrerá uma sessão do Clube de Leitura da Letras Lavadas, com moderação da escritora Malvina Sousa, na qual se abordará o mais recente livro de Pedro Almeida Maia, de nome “A força das sentenças”. Este livro tem agora uma nova edição da Cultura Editora, a qual será apresentada na ocasião, pelo que contaremos com a presença do escritor. A primeira edição pertenceu à editora Onyva e este texto mereceu o Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes em 2023.

Já na manhã seguinte, no dia 20 de Abril, pelas 10h30, os mais pequenos e as suas famílias poderão desfrutar de um momento de hora do conto, seguido de um ateliê de artes plásticas com a Associação Boneca de Trapos. Por seu turno, de tarde, pelas 17h00, será a vez de Álvaro Curia, autor da Editorial Presença, apresentar o seu primeiro livro “Os filhos da chuva”, naquela livraria. Este autor é um dos dinamizadores do projecto Literacias, no qual apresenta sugestões de leitura e críticas literárias aos livros que lê. O livro será apresentado por Patrícia Carreiro e contará com a contribuição de João Pedro Garcia para falar sobre o autor e sobre o seu projecto de literatura.

No início da semana seguinte, no dia 22, os eventos começam de tarde, pelas 14h30, com um ateliê de criação de histórias e de motivação para a literatura infantil, dirigido por Carla Cabral, Presidente da Associação Boneca de Trapos. Este evento será dirigido a quem trabalha directamente com crianças ou para alunos que se estejam a formar nesse sentido.

Já no final do dia, pelas 18h00, decorrerá a apresentação do livro “Uma varanda sobre Tóquio”, de David Lopes, editado pela Avenida da Liberdade Editores. O livro será apresentado pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, José Bolieiro.

Já quase no final do programa, no dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a livraria receberá de manhã, pelas 10h30, o actor Mário Sousa que, através de um monólogo teatral dinamizado por ele, assinalará, também, a data de nascimento e morte de William Shakespeare, a qual se celebra no mesmo dia. O monólogo terá por base a obra de Shakespeare.

De tarde, ainda neste dia, pelas 14h30, o escritor Aníbal Pires dinamizará um painel sobre “A invenção da escrita e do papel”, com base no livro “O infinito num junco”, de Irene Vallejo, editado pela Bertrand.

Por fim, no mesmo dia, pelas 18h00, Susana Almeida Rodrigues apresentará “A Flock in the Tickle of the Wind”, a versão em inglês do seu livro “Um Bando nas Cócegas do Vento”, editado pela Letras Lavadas e traduzido por Chrys Chrystello. O evento contará com a presença de Pedro Paulo Câmara para a apresentação.

Por último, já no dia 24 de Abril, a Festa do Livro assinalará os 50 anos do 25 de Abril em Portugal, com um painel dirigido por Teófilo Braga, com o tema “Os que viveram Salazar”, dedicado aos que viveram a época Salazarista e que, por isso, poderão gostar de partilhar experiências e memórias daquele tempo.

Depois deste momento, pelas 16h00, será a vez de a professora Ana Gil trazer o tema da censura na literatura, com o painel “Os livros e a censura: ontem e hoje”, fazendo-se acompanhar de um grupo de jovens estudantes universitários que muito terão a partilhar com os presentes.

Para fechar o programa, no dia 24, pelas 18h00, Aida Baptista apresentará o seu mais recente livro, de nome “As bicicletas de Toronto”, da editora Alma Letra, o qual será apresentado pelo jornalista Sidónio Bettencourt.

Assim se cumprirá mais uma semana dedicado ao livro na Livraria Letras Lavadas, em Ponta Delgada, a qual celebra, este ano, cinco anos de existência.

Todas as sessões são abertas ao público, sendo certo que as inscrições/presenças são limitadas, uma vez que diversas escolas de Ponta Delgada participarão nos painéis a realizar ao longo daquela semana.

Os interessados em inscreverem-se nos eventos acima descritos deverão contactar directamente a Livraria Letras Lavadas, através do n.º 296283113 ou pelo email livraria@letraslavadas.pt.

Mais eventos na ilha de São Miguel, aqui!

Detalhes

Início:
Abril 19 | 18:00
Fim:
Abril 24 | 19:30
Categorias de Evento:
, , ,
Etiquetas de Evento:
, , , , , , , ,

Local

São Miguel – Livraria Letras Lavadas
São Miguel - Livraria Letras Lavadas
Largo da Matriz, 69, São Sebastião - Ponta Delgada 9500-094
+ Mapa do Google
Phone
296 283 113
View Local Website
Publicidade

You cannot copy content of this page