- Este evento já decorreu.
Terceira: Livrelinha’24 | Dia Internacional do Livro na BPARLSR
Abril 22 | 9:15 - Abril 24 | 23:00
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro realizará nos dias 22, 23 e 24 de Abril, a Livrelinha’24 (3.ª ed.), evento comemorativo do Dia Internacional do Livro. A data assinala a importância do livro como uma ferramenta cultural, indispensável para o desenvolvimento da literacia e para o desenvolvimento das economias. Esta iniciativa tem como objectivo promover a interdisciplinaridade entre as diversas áreas do saber, aproximando leitores e todos os que gostam e têm interesse pelos livros e pela leitura. O propósito do encontro é incentivar os leitores e os não-leitores a participarem nas actividades e projectos que a Biblioteca oferece, não só neste período, como durante todo o ano.
Durante três dias decorrerão diversas actividades direccionadas para o público infanto-juvenil e adulto. O tema de reflexão para este ano, é a “Casa”, enquanto ideia poética, estrutura física construtora de identidade, espaço modelador de comportamento e de garantia de segurança pessoal. Como refere Manuel Carvalho Coutinho no artigo A Biblioteca, uma segunda casa, edição da Fundação Manuel dos Santos, 2024, as “Bibliotecas enquanto espaços em constante crescimento, também podem ser consideradas como as ‘segundas casas’ dos leitores”, espelhando assim, o seu crescimento intelectual e humano.
A LivreLinha´24 conta com a presença dos seguintes convidados: Professores e alunos de diversas escolas, da escritora Luísa Soares, da antropóloga Helena Ormonde, do historiador Francisco Maduro-Dias, do economista Nuno Ornelas Martins e da socióloga Antonieta Costa e da banda terceirense “Bulcânicos”, composta pelos músicos Henrique Bulcão, Vítor Costa, Antero Ferreira, Bruno Ferreira e Dário Ferreira.
Programa:
22 de Abril
09h15 – Leitura colectiva da obra Regresso a Casa, de José Luís Peixoto.
10h00 – Histórias de Liberdade.
Das 15h30 às 18h00 – Oficina 𝑩𝒊𝒃𝒍𝒊𝒐𝒕𝒆𝒄𝒂́𝒓𝒊𝒐 𝒑𝒐𝒓 𝒖𝒎 𝒅𝒊𝒂.
18h00 – Conferência A Etnografia da Casa Açoriana, por Helena Omonde.
Esta proposta de conversa girará naturalmente à volta da casa e da etnografia, ou melhor, de como a casa constituiu um dos temas centrais dos registos de carácter etnográficos produzidos sobre os Açores. Assim sendo, propõe-se uma passagem pelas referências bibliográficas aos estudos dos pioneiros Arruda Furtado, Manuel Dionísio, Luís da Silva Ribeiro, Frederico Lopes, Carreiro da Costa, assim como às reflexões contemporâneas de Rui de Sousa Martins e de João Leal sobre o assunto, que nos ajudam a compreender as diferentes perspectivas; propõe-se igualmente outra passagem pelos registos visuais que guardamos nos nossos arquivos e memórias, também de raiz etnográfica, muito provavelmente mais motivadores para uma conversa em torno de formas de habitar ou de vida doméstica.
23 de Abril
17h00 – O Clube de Leitura 𝑭𝒐𝒍𝒉𝒂𝒔 𝒅𝒆 𝑸𝒖𝒊𝒏𝒕𝒂, da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, realiza o seu próximo encontro no dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro, pelas 17h00, no espaço Infanto-juvenil da instituição. 𝗢 𝗖𝗹𝘂𝗯𝗲 𝗮𝘀𝘀𝗼𝗰𝗶𝗮-𝘀𝗲 𝗮̀𝘀 𝗰𝗼𝗺𝗲𝗺𝗼𝗿𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗱𝗼𝘀 𝟱𝟬 𝗮𝗻𝗼𝘀 𝗱𝗮 𝗥𝗲𝘃𝗼𝗹𝘂𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼 𝟮𝟱 𝗱𝗲 𝗔𝗯𝗿𝗶𝗹, com uma seleção de leituras de obras censuradas durante o Estado Novo e apresenta uma mostra constituída por 50 livros proibidos alusivos a esta temática para reflexão.
24 de Abril
21h30 – Concerto dos Bulcânicos.