Livros Made in Azores

O Top Azores  pretende ajudar-te nesta árdua tarefa, dando-te a lista de 12 livros made in Azores para ofereceres aos que mais gostas, editados pela nossa editora  Letras Lavadas!

 

O Natal está à porta, e um dos grandes dilemas desta quadra festiva é sem dúvida o que oferecer de presente a familiares e amigos, por isso ofereça um destes livros made in Azores.

 

Estão disponíveis também na nossa loja online no site www.letraslavadas.pt

 

1. Dicionário Sentimental da Ilha de São Miguel

 

Este livrinho de Fátima Sequeira Dias é sempre uma boa oferta, principalmente para os não-açorianos, pois trata-se de um pequeno dicionário de bolso com um registo carinhoso e bem-humorado de factos históricos, vivências, expressões e particularidades do “falar” micalense.

 

2. As Ilhas Desconhecidas

 

As Ilhas Desconhecidas – Notas e Paisagens são sem sombra de dúvida uma das obras-primas da literatura de viagens em língua portuguesa, facilmente ombreando com os melhores clássicos. Com efeito, ainda hoje, é impossível compreender os Açores moderno, sem trilhar os passos e entender as apreciações do escritor nessa viagem realizada de Junho a Agosto de 1924, ao encontro de um mundo de magia e mistério. Ligam-se a natureza, as pessoas, as tradições e a história, e o que resulta é um panorama que naturalmente nos atrai, numa identificação em que nos tornamos participantes num extraordinário laboratório onde o povo açoriano se singulariza nas suas qualidades, através de um melting pot baseado numa rica simbiose entre natureza e sociedade.

 

3. Relato da Minha Viagem aos Açores (1812-1814)

Este livro é um relato inédito da viagem de Briant Barrett aos Açores, nos anos de 1812‑1814. Além de relatar as vivências por que passou, Barrett não se coíbe de tecer opiniões e considerações sobre tudo aquilo que vê, desde as paisagens, ao quotidiano das gentes açorianas, ao clima. Um relato terno e interessante que nos permite viajar e traçar uma imagem dos Açores do século XIX. Este livro resulta na tradução e revisão do manuscrito de Barrett, que se encontra na Biblioteca Pública de Ponta Delgada.

 

4. Álbum Micaelense – Memórias e Factos

Livro do historiador José de Almeida Mello, com colaborações de Eduardo Ferraz da Rosa e de Machado Pires, entre outros. Conta com mais de 300 imagens que retratam as vivências na ilha de São Miguel entre 1870-1974.

A prenda de Natal ideal para amantes de História e de fotografias antigas!

 

5. Perguntas & Respostas Sobre a História dos Açores

Em 70 perguntas, o autor esclarece parcelas importantes da memória colectiva dos Açores, que fazem parte de uma História com mais de 500 anos. Trata-se de uma forma diferente de interpelar o passado, que permite despertar a curiosidade pela História dos Açores e fornecer, através de uma escrita fluída, respostas concisas e objectivas às diversas questões colocadas. Paralelamente, a obra procura contemplar as diferentes épocas e temáticas da realidade histórica insular, em estrita relação com a História nacional.

 

6. Presépios na Ilha de São Miguel – Séculos XVIII-XIX

Pequeno estudo sobre estas manifestações artísticas que decoram as casas e igrejas pela altura do Natal. A obra, da autoria do historiador José de Almeida Mello, está dividida em duas partes. Numa primeira parte o autor caracteriza os presépios existentes na ilha de S. Miguel, desde o século XVI ao século XX, apontando, ao mesmo tempo, a sua proveniência. Esta é uma obra de leitura ligeira, amplamente ilustrada com fotos excepcionais de José António Rodrigues, fotógrafo e autor de todas as imagens.

 

7. Ponta Delgada 1967 – Memórias da Cidade

Este livro, de Joaquim Machado, permite-nos viajar no tempo para o ano de 1967 e observar não só as mutações geográficas e territoriais desta cidade micaelense, mas também as grandes transformações na mentalidade, nos gostos, nas vivências sociais e culturais do seu povo, nesta época em que começavam a chegar a Portugal os novos valores perpetrados pelos movimentos de contracultura, desenvolvidos principalmente nos EUA e nos países europeus democráticos. É ilustrado com cerca de 80 fotografias da época.

 

8. A Fajã de Cima – ou como a bota de cano se tornou mais atraente que o salto alto

Este livro, da autoria de Luís Rego é, antes de mais, uma viva declaração de amor à freguesia da Fajã de Cima e às suas figuras, aqui com nomes como Ludgero, Herberto e Mário. O potencial criativo do autor fica ao serviço de uma narrativa que junta um sentimento de terna admiração por um território e o gosto em contar, com humor e uma pena desenfreada, o extraordinário.

Ler as histórias deste livro farão as delícias da noite da Consoada!

 

9. Fruta do Chão

Fruta se calhar não irá ser bem o que lhe irá apetecer comer nas ceias natalícias, com tantas iguarias da época para provar, mas este livro de contos bilingue (português e espanhol) – escritos por João Pedro Porto – serão, certamente, um bom digestivo ou mesmo a cereja no topo do bolo!

 

10. Domingos Rebêlo

Livro com edição bilingue (português-inglês) que aborda a vida e a pintura de um dos maiores e mais importantes pintores açorianos, Domingos Rebêlo. Um livro que contém a magia de diversos quadros! Um livro de luxo para os amantes de arte!

 

11. A Lenda do Homenzinho das Quatro Estações

Livro escrito por Teresa Vicente e desenhado por Urbano sobre a lenda do Homenzinho das Quatro Estações. Esta lenda fala, de uma forma simples e enigmática, do poder da transformação e da pegada de resiliência, que todos nós devemos deixar neste mundo, como uma esperança às futuras gerações. Com efeito, o homenzinho veicula, metaforicamente, uma mensagem poderosa de amor pela vida e pela convicção de que, enquanto ela persiste em nos impulsionar para o crescimento, o desenvolvimento e, em última análise, a evolução.

 

12. As Aventuras de Rita e Júlia – O Natal está em apuros

Um livro escrito para uma criança para outras crianças. O Natal está em apuros é o segundo volume da colecção As Aventuras de Rita e Júlia, escrito por Rita Moniz e ilustrado por Sandra Serra.

Sinopse: Finalmente chegou o natal, e Rita e Júlia vão fazer as compras de Natal de última hora, quando descobrem que… O Pai Natal foi raptado! Será que as duas amigas vão conseguir encontrá-lo e recuperar a magia do Natal?

Esta é apenas uma pequeníssima amostra da oferta de títulos que temos a oferecer. Muitos outros livros “Made in Azores” existem e de ótima qualidade. Procura conhecer mais os nossos livros e as nossas editoras. Consome literatura açoriana!

 

Poderás consultar o nosso catálogo e comprar os nossos livros made in Azores na nossa loja online. Clique aqui!

 

Para mais artigos Top Azores, clique aqui!

Similar Posts