A carregar Eventos

« Todos os Eventos

Whalers’ Great Route Ultra-Trail 2020

Outubro 30 @ 22:00 - Novembro 1 @ 11:00

Whalers' Great Route Ultra-Trail 2020

Whalers’ Great Route Ultra-Trail 2020 de 30 de outubro a 1 de novembro, na Ribeirinha, Horta (ilha do Faial), com provas de diferentes intensidades e também para famílias e crianças.

Whalers’ Great Route Ultra-Trail 2020 é um evento de Ultra e Trail Running que percorre as incríveis paisagens da Ilha do Faial, no Arquipélago dos Açores, Portugal, localizada no meio do Atlântico Norte.

 

São 5 provas para escolheres a medida do teu desafio:

 

– Whalers’ Great Route Ultra-Trail  (WGRUT)
118k | + 5390 m | Itra 5

A visão panorâmica do oceano, as majestosas crateras dos vulcões que formaram a ilha e o histórico caminho dos antigos baleeiros contam a história dessa terra e de seu povo.

​Do azul profundo do oceano até a vastidão verde das florestas e campos, das areias negras do última erupção vulcânica da ilha até a paleta de cores com que se pintam as casas são apenas algumas das maravilhas que vais experimentar nessa jornada.

A sensação é de ter viajado da terra para a lua e de volta. Serás mentalmente estimulado, ficarás fisicamente exausto, te sentirás pessoalmente recompensado e ficarás com vontade de repetir esse magnífico percurso dos baleeiros, o Whalers’ Great Route.

O WGRUT 118k integra o circuito Challenger/500UTWT do Ultra-Trail® World Tour e qualifica para a mítica 100 Milhas Western States Endurance Run.

 

– Ultra Blue Island (UBI)
65k | + 3390 m | Itra 3

O Ultra Blue Island (UBI), inicia-se no Forte de São Sebastião, antiga fortificação de defesa marítima da ilhas do Faial, cuja a sua construção remonta ao início do século XVII. Nos seus 65 Km de extensão percorre locais emblemáticos e de rara beleza como a Praia de Porto Pim, o Monte da Guia, o Monte Queimado, Monte das Moças (Observatório Príncipe alberto do Mónaco), marina da Horta e avenida seguindo por caminhos e trilhos antigos de acesso à primitiva vila da Horta.

Percorrendo o Relevo Falhado da Costa Este da ilha, uma região profundamente trabalhada pela tectónica desde a Espalamaca, caracterizada por uma complexa estrutura tectónica, dominada por falhas sensivelmente paralelas, de direção ONO-ESSE, manifestação local da Fratura Faial-Pico.

Algumas destas falhas apresentam grandes levantamentos localmente chamados Lombas e afundamentos, ladeados por grandes falésias de blocos rochosos expostos, como o graben da Praia do Almoxarife (de Pedro Miguel) que é uma formação imponente, mergulhando no mar sob a pequena praia que deu nome ao lugar, em resultado dessa atividade tectónica surgiram vários cones vulcânicos com derrames lávicos associados.

A partir da Ribeirinha seguimos o percurso do Marathon Faial Coast to Coast (MFCC)

 

– Marathon Faial Coast to Coast (MFCC)

42k | + 2390 m | Itra 2

O Marathon Faial Coast to Coast (MFCC) inicia-se no centro da freguesia da Ribeirinha, próximo de um antigo porto – o Porto da Boca da Ribeira. Nos seus 42 km de extensão, somos transportados para outros tempos, em que os Faialenses usavam as chamadas “canadas” para transportar bens, quer pelo seu próprio meio quer puxados por carros de bois, e que faziam a ligação entre as freguesias.

Passando por um farol destruído por uma intensa crise sísmica em 1998 que não nos deixa esquecer a formação telúrica destas ilhas e das suas gentes, grande parte do trilho decorre no maior e mais espetacular “Graben” do arquipélago, uma grande porção de terreno que abateu entre duas falhas tectónicas. Passando pela escarpa de uma dessas falhas, a “Lomba Grande”, o trilho termina na Caldeira central da ilha, o maior e mais importante vulcão do Faial, onde se faz a ligação ao Trail dos 10 Vulcões.

Em pleno Parque Natural do Faial, considerado Destino Europeu de Excelência (EDEN) pela Comissão Europeia, e único no Pais, somos transportados para uma viagem no tempo histórico e geológico, percorrendo a ilha costa a costa na forma da sua criação, de Este para Oeste. Começa em terrenos com cerca de 800 mil anos, percorre uma zona central com 450 mil anos e os seus 42 km de extensão terminam num dos locais mais importantes do Globo, o adormecido vulcão dos Capelinhos.

 

– Trail Ten Volcanoes
25k | + 1330 m | Itra 1

O Trail Ten Volcanoes, como o próprio nome indica, tem início numa das maiores e mais espetaculares caldeiras vulcânicas que existem no planeta e percorre, ao longo dos cerca de 25 km, os 10 principais vulcões existentes no alinhamento fissural da península do Capelo. A biodiversidade e a geodiversidade são uma constante neste percurso, destacando-se as paisagens arrebatadoras desta península onde se pode descobrir uma grande parte da flora endémica dos Açores no seu estado natural. Este trilho, atravessa os mais recentes cones vulcânicos da ilha do Faial, terminando no território mais jovem de Portugal, o vulcão dos Capelinhos, autêntico cenário lunar onde é possível pisar terreno formado por cinzas, tufo e bombas vulcânicas com apenas 57 anos de idade, terminando no Porto do Comprido à cota zero, naquela que foi a principal e maior estação baleeira dos Açores entre 1940 e 1957.

 

– Mini Family Trail
11k | + 480m

Este Trail será uma competição para iniciantes na corrida e nos trilhos e tem como objetivo atrair novos praticantes à modalidade e adeptos da atividade física.

Percorrerá caminhos de terra batida e trilhos com um grau de dificuldade muito baixo. Tem também o objetivo de mostrar à população em geral um pouco do que é a corrida e criar vontade de continuar. Poderá ser feito a caminhar e a correr.

Percorrerá caminhos no Capelo terminando no território mais jovem de Portugal, o vulcão dos Capelinhos, autêntico cenário lunar onde é possível pisar terreno formado por cinzas, tufo e bombas vulcânicas com apenas 57 anos de idade, terminando no Porto do Comprido à cota zero, naquela que foi a principal e maior estação baleeira dos Açores entre 1940 e 1957.

Termo de responsabilidade para menores de idade.

 

– Kids Trail

480m

Esta prova não terá caracter competitivo nem serão atribuídas classificações. Tem como objetivo promover hábitos e estilos de vida saudáveis através do desporto e o contacto com a natureza, promovendo assim também a educação ambiental,  junto das populações mais jovens em idade escolar. Realiza-se na quinta-feira, dia 23 de maio, junto ao complexo da casa dos Dabney, no Monte da Guia, cidade da Horta.

As inscrições são gratuitas e feitas no local, havendo duas partidas, referentes aos escalões etários dos 6 aos 8 anos, dos 9 aos 10 e dos 11 aos 12.

Mais informações e inscrições em www.azorestrailrun.com

 

Fica a par de mais eventos desportivos nos Açores, clicando aqui!

Partilhe

Detalhes

Início:
Outubro 30 @ 22:00
Fim:
Novembro 1 @ 11:00
Categorias de Evento:
,
Etiquetas de Evento:
, , , ,

Local

Ilha do Faial
Publicidade
Farmaçor