A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Webinar Leitura com as Bibliotecas Itinerantes

Maio 4 @ 16:00 - 17:00

Webinar Leitura com as Bibliotecas Itinerantes

A webinar Leitura com as Bibliotecas Itinerantes: O que é bom regressa sempre poderá ser assistida em directo no Facebook da Agenda Açores e no Facebook e Youtube da Letras Lavadas, a 4 de Maio às 16:00 h (nos Açores).

O Webinar Leitura com as Bibliotecas Itinerantes contará com a presença de Mónica Medeiros (Biblioteca Municipal Daniel de Sá), Rui Guedes (Biblioteca Municipal de Penafiel) e de Armando Pinho (Rede de Bibliotecas de Câmara de Lobos).

 

Mónica Melo Medeiros

Licenciada em Sociologia (2004) e com pós-graduação em Ciências documentais da informação (2008), ambas pela Universidade dos Açores.

Entre 2005 e 2008 desempenhou funções de coordenadora no Centro de Apoio Social e Acolhimento – C.A.S.A. – “Bernardo Manuel Silveira Estrela”, Instituição Particular de Solidariedade Social.

Desde 2009 que é funcionária da autarquia da Ribeira Grande, assumindo em 2012 a coordenação da Biblioteca Municipal Daniel de Sá.

 

A Biblioteca Municipal Daniel de Sá está situada no Largo das Freiras, freguesia da Matriz, ocupando um edifício do século XVIII de elevado valor histórico. Após uma cuidadosa reconstrução do edifício, a nova biblioteca municipal foi inaugurada a 27 dezembro de 2014, constituída pela junção dos fundos das antigas bibliotecas: infanto-juvenil, Gulbenkian, Popular e Municipal.

O espólio da Biblioteca Municipal da Ribeira Grande conta com mais de 40.000 títulos, com destaque para um diversificado espólio de fundos particulares e um especial enfoque no fundo Açores.

A 18 de Maio de 2015, a agora denominada Biblioteca Municipal Daniel de Sá, abre as suas portas ao público num espaço renovado e adaptado, permitindo uma maior acessibilidade a estudantes, pesquisadores e restante população.  O renovado espaço é agora uma área dedicada ao estudo, à reflexão e à contemplação.

O nome do escritor Daniel de Sá foi atribuído a esta biblioteca como forma de homenagem e de perpetuação deste ilustre Ribeiragrandense. Nascido na freguesia da Maia a 2 de Março de 1944, dedicou a sua vida ao ensino e à escrita de uma vasta obra.

A BMDS funciona de segunda a sexta-feira e disponibiliza ao público um vasto conjunto de serviços: sala infantil, sala juvenil, zona multimédia, auditório, zona de periódicos e sala de leitura para adultos.

 

Rui Gabriel Vieira Guedes

Nascido em Paredes a 24 de Julho de 1974, é o responsável pelo Serviço de Biblioteca Itinerante (Bibliomóvel) da Biblioteca Municipal de Penafiel desde Abril de 2002. Publicou a sua primeira obra literária “Ri o Joaquim com cócegas assim…” (conto infantil) em 2016, pela mão da Editora Letras & Coisas, com ilustrações do pintor surrealista José A. Nunes, lançado a 8 de Abril do mesmo ano e com 2ª edição em Março de 2017. Autor do Projecto on-line “Sofrimento abreviado. – histórias curtas”, onde publica contos e crónicas de sua autoria acompanhados por imagens de outros fotógrafos.

Em Novembro de 2017 lançou o seu segundo livro infantil, intitulado “Ao fundo da minha rua… 3 contos”, de novo editado pela Letras & Coisas e com ilustrações da pintora portuense Sameiro Sequeira.

Contribui com o texto “Parar por Excelência…”, publicado no livro “Miguel Sousa Tavares – Homenagem à Vida e Obra”, respeitante ao evento literário “escritaria em Penafiel – 2017”.

Participou com os contos “Linha d’Ouro”, “Num salto, Senhor” e “Entre laçadas” na revista “Orpheu | Paredes Cultural”, editada pela Câmara Municipal de Paredes desde 2109.

Em Junho de 2020 apresentou o seu novo trabalho literário, intitulado “Traço contínuo…”, estreando-se dessa forma na escrita para o público adulto, sendo a obra editada pela Editorial Novembro e ilustrada com desenhos do arquitecto penafidelense Daniel Oliveira.

É voluntário na “CULTIV – Associação de Ideias para a Cultura e Cidadania”, desenvolvendo actividades de promoção do livro e da leitura em estabelecimentos prisionais.

É membro fundador do Grupo de discussão e ideias para o livro e para a leitura “Livros, leitura, debate”, onde participam outros escritores, ilustradores, tradutores, editores, livreiros, bibliotecários, actores, jornalistas, músicos, mediadores de leitura e organizadores de eventos literários.

Desde o início da sua actividade literária participou nos seguintes eventos:

– Feira do Livro do Porto 2016.

– Feira do Livro de Paredes 2017 (autor convidado).

– Feira do Livro de Lisboa 2017.

– “7 arte 2017” – Cête Paredes (autor convidado).

– “Maratona de Leitura 24 horas a ler” (Sertã) 2017 (autor convidado).

– Feira do Livro de Valongo 2017 (autor convidado).

– Feira do Livro “escritaria em Penafiel 2017” (autor convidado).

– Feira do Livro de Paredes 2018 (autor convidado).

– “7 arte 2018” – Cête Paredes (autor convidado).

– “Maratona de Leitura 24 horas a ler” (Sertã) 2018 (autor convidado).

– “Maratona de Leitura 24 horas a ler” (Sertã) 2019 (autor convidado).

– Desde Abril de 2016, em sessões de apresentação em diversas Escolas, Bibliotecas e Instituições (publicas e privadas) de diversos pontos do país.

 

O projecto da Biblioteca Itinerante (Bibliomóvel) da Biblioteca Municipal de Penafiel deu início em Outubro de 2001 com a aquisição da viatura, seguindo-se a sua adaptação a biblioteca na carpintaria dos estaleiros municipais. Enquanto isso, foram sendo estabelecidos contactos entre a Directora da Biblioteca, Dra. Maria Adelaide Galhardo, e os presidentes das (à altura) trinta e oito freguesias do Município de Penafiel, no sentido de elaborar o seu itinerário e definir locais de paragem. Numa estreita colaboração entre todos os seus funcionários, cumpriram-se as etapas de selecção, aquisição, tratamento técnico e disponibilização do fundo bibliográfico do Bibliomóvel de Penafiel, permitindo que iniciasse a sua actividade junto da população do Concelho no dia 8 de Abril de 2002. Dispondo de cerca de 6586 documentos (livros, publicações periódicas, documentos áudio e vídeo), a Biblioteca Itinerante de Penafiel percorre as actuais 28 freguesias do Município disponibilizando o empréstimo domiciliário de documentos, o acesso ao seu catálogo online e à Internet, actividades lúdicas e Hora do Conto nos Jardins de Infância, Escolas Básicas, Centros Escolares, Instituições de Solidariedade Social de cariz público e privado, Lares e Casas de Acolhimento de pessoas com deficiência e vítimas de violência doméstica, Bairros Sociais e outras Instituições que o solicitem, estando contempladas, também, visitas ao Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira. Rui Guedes é o técnico responsável pelo serviço desde a sua entrada em funcionamento.

 

Armando Jorge da Silva Pinho

Licenciado em Ciências Informação e da Documentação, com Mestrado em Estudos Comparados – Literatura e Outras Artes.

Trabalho em Bibliotecas desde 2002, com passagens pela Biblioteca Municipal de Ovar, Biblioteca Municipal de Ílhavo (aquando da sua inauguração), Biblioteca Escolar da EB2,3 do Caniçal (Ilha da Madeira) e desde 2018 que exerce funções de Coordenação na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos.

A Rede de Bibliotecas de Câmara de Lobos é constituída por quatro unidades: Biblioteca Municipal; Pólo do Curral das Freiras; Pólo do Estreito; e Biblioteca Itinerante Roseta.

Inaugurada a 3 de Maio de 2009, a Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos está aberta a toda a população (cerca de 35.000 habitantes) e procura aproximar-se através de inúmeras actividades e eventos.

O elemento mais recente é a sua Biblioteca Itinerante Roseta, que foi inaugurada a 1 de junho de 2018. Esta unidade foi inicialmente direccionada para as freguesias do Jardim da Serra e Quinta Grande, no entanto, este equipamento suscitou imediatamente a curiosidade e os sentimentos de nostalgia, das saudosas Carrinhas da Fundação Calouste Gulbenkian. Assim, desde o primeiro momento que a Biblioteca Itinerante está a desenvolver a sua actividade junto das escolas e jardins-de-infância.

A nossa biblioteca “com rodas” oferece o serviço de empréstimo de livros; – a possibilidade navegar na internet e também; – de imprimir ou fotocopiar.

Igualmente, a Roseta procura colaborar com as instituições na organização de eventos e em especial, trabalhar directamente com as escolas na promoção do livro e da leitura, oferecendo várias actividades que vão desde a “hora do conto”; o teatro de fantoches; ou sessões de jogos.

A biblioteca itinerante pretende ser uma ponte entre os cidadãos e a biblioteca municipal, procurando ir ao encontro das pessoas e divulgar toda a actividade da rede de bibliotecas.

 

 

Mais eventos na ilha de São Miguel, aqui!

Partilhe

Detalhes

Data:
Maio 4
Hora:
16:00 - 17:00
Categorias de Evento:
, , , , , , , ,
Etiquetas de Evento:
, , ,

Local

Online