A carregar Eventos

« Todos os Eventos

We never say never – Temporada inaugural da Vaga

Janeiro 23 @ 19:00 - Fevereiro 14 @ 20:00

We never say never

We never say never é a temporada inaugural da vaga – espaço de arte e conhecimento que abre no dia 11 de dezembro e estará patente até 14 de fevereiro de 2021, com diversas manifestações artísticas.

 

We never say neve é o nome da temporada inaugural da vaga – espaço de arte e conhecimento, que se ativa ao longo de 2 meses, até 14 de fevereiro, com uma exposição coletiva, assembleias, performances, sessões de cinema, programa de conhecimento e a edição de uma publicação.

No dia 11 de dezembro, abre a exposição coletiva We never say never, das 15h às 20h, que estará patente até 14 de fevereiro.

Artistas: Alice Albergaria Borges – António Branco & Riccardo T – Bárbara Jasmins – Beatriz Brum – Carolina Maçarico – Carolina Sales Teixeira – Isabel Madureira Andrade – Isabel Medeiros – Joana Albuquerque – Joana Franco – João Amado – João Miguel Ramos – Luís Brum – Margarida Andrade – Mariana Sales Teixeira – Rita Bolieiro – Rita Sampaio – Sofia Caetano
Curadoria: Jesse James
“Não ter o poder” nunca impediu o processo de se pensar outras estruturas e economias de produção, inclusive no sistema artístico. Se muito, motiva a reflexão e a mudança, onde reclamar por novos espaços é trabalhar pela sua visibilidade e pela criação de um debate intergeracional que recusa lógicas de permanência, para valorizar a interpretação, transferência, apropriação e reinvenção de ideias, normas e processos. É aqui que estamos, enquanto geração e coletivo, a nunca dizer nunca e a começar, a questionar, a procurar e a trabalhar por outros lugares de possibilidade e alternativa. De inscrição.

 

23 de janeiro às 18:00 h – Assembleia #1 – Menu de gosto com Gonçalo Borges.

Na Assembleia #1 – Menu de Gosto com Gonçalo Borges, “todos terão um lugar na mesa para falar sobre as práticas artísticas nos Açores”.

Uma conversa sobre as práticas artísticas nos Açores.
A Arte Contemporânea é uma força de “existência” nos Açores. A comunidade que a compõe forma uma paisagem social que é consequência de anos de história geográfica, política e social. A Assembleia #1 – “Menu de Gosto” é um convite a quem se sente parte desta paisagem para se sentar à mesa e refletir sobre a sua existência. Como em tempos de pandemia as grandes ceias têm de acontecer sem refeição, degustar-se-ão as nossas sensibilidades sobre o que somos e o que podemos ser. Artistas, cientistas, estudantes, curiosos, diletantes, seniores ou adolescentes são convidados a ter um lugar à “mesa”.
_
As Assembleias são encontros mensais na vaga para imaginar e discutir a contemporaneidade, organizados por artistas, agentes, produtores e pensadores. Cabe ao responsável por cada Assembleia a definição do modelo de encontro e os temas a abordar. Podem convocar outros participantes e as sessões podem assumir qualquer formato, desde uma reunião a um jantar, e até incluir performances.
Atividade gratuita.
Capacidade limitada. Necessária inscrição e preenchimento de formulário em: https://yep.pt/F08Mj

 

No âmbito do programa de conhecimento, realizam-se visitas guiadas a 16 e 30 de janeiro, às 16h. No dia 30, haverá também uma visita para pais e filhos (crianças maiores de 7 anos), às 10h30.

 

6 de fevereiro às 19:00 h – Sessão de cinema com Diogo Lima.

 

13 de fevereiro às 18:00 h – Lançamento da publicação Never Say Never.

 

A vaga pretende dotar a cidade de Ponta Delgada de um espaço com uma escala apropriada e dimensionada para acolher diferentes valências culturais, vocacionado para as artes contemporâneas, com uma programação regular e pluridisciplinar. Sofia Carolina Botelho, da Direção da Anda&Fala, acrescenta que a vaga é “um espaço de artes e não um centro, porque queremos que seja um lugar de amplificação (e não de centralização), um ponto de partida para um programa pensado com múltiplos agentes da cidade e da ilha”. O projeto de arquitetura foi concebido pelos Mezzo Atelier, e divide um antigo armazém na zona das Laranjeiras, numa oficina de trabalho, galeria de exposições e casa para acolhimento de artistas em residência.

 Enquanto infraestrutura permanente, ambiciona desenvolver projetos de continuidade como a formação de públicos, o ensino artístico não formal, o acompanhamento de artistas no território e a criação de um programa e conteúdos ano-todo. “É o culminar de um processo da Associação Anda&Fala, que nos últimos 10 anos tem vindo a trabalhar – principalmente através do Walk&Talk. A vaga vai permitir-nos programar em continuidade e trabalhar em proximidade, concretizando uma série de ideias e projetos”, afirma Jesse Jamesda Direção da Anda&Fala.

A vaga – espaço de arte e conhecimento localiza-se na Travessa das Laranjeiras 51, freguesia de São Pedro, Ponta Delgada, e estará aberta de quinta a sábado, das 15h às 20h. Para mais informações, poderá consultar www.vagapdl.org, enviar email para info@vagapdl.org ou ligar através do +351 968 913 539.

 

Mais eventos na ilha de São Miguel aqui!

Partilhe