Publicidade

BASE_horz_cover
BASE_horz_cover

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Tertúlia: Gente Simples, Memórias de Afecto. A Voz Operária da Fábrica do Álcool da Lagoa

Novembro 18 @ 21:15

A Câmara Municipal de Lagoa vai promover no dia 18 de Novembro, com início pelas 21h15, uma tertúlia sob a temática «Gente simples, memórias de afecto. A voz operária da Fábrica do Álcool da Lagoa», da autoria de Marcelo Borges, no Cineteatro Lagoense Francisco d’Amaral Almeida.
A tertúlia tem por base o trabalho foto-documental e de investigação sobre a indústria do álcool no Arquipélago dos Açores, com início em 2011, desenvolvido a título particular e isento de mecenato, com o propósito de preservar e elevar a história do período de vanguarda industrial, que levou à construção de cinco fábricas do género.
Esta tertúlia será dedicada à unidade da Lagoa, sedeada na freguesia de Nossa Senhora do Rosário, edificada em 1882 e cuja actividade terminou em Setembro de 2021.   Os trabalhos de pesquisa bibliográfica e de informação, realizados por Marcelo Borges, têm sido desenvolvidos ao longo do tempo em arquivos públicos e privados, em complemento aos testemunhos registados.  Algumas das imagens e documentos foram recolhidos junto dos arquivos da Câmara Municipal da Lagoa e da Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira.
O momento de tertúlia será moderado por Marcelo Borges e contará com um painel de convidados, antigos operários de diferentes gerações, aos quais serão colocadas questões relacionadas com a sua experiência e as actividades, profissionais e recreativas que desenvolveram na unidade fabril durante o tempo que desempenharam as suas funções.
A tertúlia contará, assim, com os testemunhos de Dinis Varão, Acácio Pimentel, Lauriano Reis, José Castelo, e Marco Rodrigues.
Com esta iniciativa,  a edilidade pretende valorizar o seu património industrial, neste caso, uma indústria que iniciou a sua laboração no final do século XIX e que teve uma importância fulcral na vida económica, cultural e social da comunidade local.
De referir que, várias foram as instituições que se associaram a esta iniciativa, tais como a Universidade dos Açores, o Grupo Bensaúde, a RTP Arquivos e a Fundação e Museu Medeiros e Almeida.
Este evento encontra-se inserido no programa comemorativo dos 500 anos de elevação de Lagoa a vila e sede de concelho e dos 10 anos de cidade.

Foto de José Sousa

Mais eventos na ilha de São Miguel, aqui!

Partilhe

Detalhes

Data:
Novembro 18
Hora:
21:15
Categoria de Evento:
Etiquetas de Evento:
, , , , , ,

Local

São Miguel – Cine Teatro Lagoense Francisco D’Amaral Almeida
Rua 25 de Abril
Lagoa, 9560-047
+ Mapa do Google
Telefone:
296 916 644
Publicidade
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover