A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Terra Incógnita

Novembro 27 @ 19:00

Os Açores sentam-se no centro do Oceano Atlântico, atrás das lendas das Sete Cidades e das descobertas por entre brumas e águas adversas. São a estação que liga a Europa aos Estados Unidos, terra de pesca, agricultura e turismo, placa tectónica viva, lugar-laboratório da interferência do homem na ideia de paisagem, antropoceno de mutações e narrativas de força entre as suas gentes e a natureza. Terra mitificada, Terra lavrada, Terra transformada, e ainda assim, Terra Incógnita, Terra por descobrir.

A Terra Incógnita toma a ideia de viagem e expedição para propor um projecto artístico transdisciplinar que se funde com a ilha de São Miguel e as suas comunidades. Tendo por base um desafio lançado a artistas de diversas linguagens para pensarem musical e performaticamente um território específico, o mesmo proporá, ao longo de dois anos, quatro momentos de programação que vão implementar novas formas de relação com o património natural, humano e histórico da ilha. Na base, uma proposta de trilho que será activada com criações musicais site-specif, instalações multimédia e actos performativos. No final, um ciclo de conversas e outras acções de discussão que pretendem dar enquadramento ao intercâmbio proposto pelas residências artísticas.

Pensado como um espaço fundamental para o conhecimento e para a criação de novas ideias de exploração do espaço territorial da Ilha de São Miguel, a Terra Incógnita integrará ainda o lançamento de uma aplicação mobile que vai compilar as criações e trajectos desvendados ao longo do tempo. Um arquivo vivo, habitado pelas interacções dos utilizadores, que aproxima o humano do natural, comprometendo-o a novos paradigmas de preservação e melhoramento do território não habitado.

 

Programa:

27 de Novembro às 19:00h – Incógnita Talks: Diogo Caetano, com moderação de Gina Macedo (Communication Manager do Azores 2027) | Gruta do Carvão.
Entrada livre.
28 de Novembro às 14:00h – Passeio performativo com Golden Oriole + Victoria | Local secreto.
Victoria
Francisco Madureira e Paulo Lopes são os músicos responsáveis por toda a música que Victoria canta. Não que os temas sejam sobre eles, antes sobre a realidade que os rodeia e que destilam através da personagem fictícia que criaram para encabeçar a procura musical que têm vindo a desenvolver.
Golden Oriole
É difícil de definir o universo sonoro desenhado pelo duo experimental Golden Oriole. Composto pelo baterista Thore Warland e o guitarrista Kristoffer Riis têm vindo a apresentar uma mistura impressionantemente original de math rock e música electrónica, habitada pelas texturas densas e negras do drone, a energia do kraut e uma peculiar carga de noise. Um ataque sónico em estado puro.
Custo: 5 €

Mais eventos na ilha de São Miguel, aqui!

Partilhe