Publicidade

Atlantiprotao
Atlantiprotao
BASE_horz_cover

A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

« All Eventos

Terceira: Exposição “O Oscilante” de Carolina Rocha na BPARLSR

Março 30 | 9:30 - 18:00

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro convida todos os interessados a visitar a exposição intitulada “O Oscilante”, de Carolina Rocha, na zona do web-café, no dia 24 de Janeiro, às 18h00.

Carolina Rocha, nesta exposição, explora a ideia de rosto, aquilo que ele comunica, mas também aquilo que ele aprendeu a calar para se enquadrar num determinado contexto. A forma como o rosto comunica carrega consigo a história de muitas gerações e pode seduzir de uma forma mais segura e até mais eficaz que as palavras. O rosto fala, mas também esconde. A natureza não deu ao homem apenas a voz e a língua, para interpretação do pensamento. Fez ainda falar a testa e os olhos, como referem os autores Jean-Jacques Courtine e Claudine Haroche, no livro intitulado “História do Rosto”. A verdade é que ao calar o rosto também revela sinais inteligíveis. No fundo, o rosto sai-nos pelos olhos e volta com aquilo que aprendeu, garantindo uma espécie de uniformização pública. Nesta exposição também se explora a ideia de máscara, como aquilo que esconde e revela. Nesse aspecto, a máscara esconde, mas essencialmente exterioriza através de rostos que mostram sobretudo expressões de um medo existencial.

Nota Biográfica

Carolina Rocha nasceu em 1987, na ilha de S. Miguel. Foi artista residente na Escola de Arte – A Base, entre 2021 e 2023. Licenciada e mestre em Artes Plásticas pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Em 2017 foi seleccionada para participar no catálogo “PEAC 2017 – Portuguese Emerging Catalogue”, editado em Lisboa e em 2015 foi seleccionada para a exposição “Prémio Internacional de Pintura”, na Fundação Focus Abengoa, Sevilha. Em 2013 recebeu a Bolsa de Criação Artística da Direcção Regional da Cultura dos Açores, que resultou numa exposição individual intitulada “Mistérios de Tinta”. Em 2012 ficou em primeiro lugar no concurso Labjovem.

Participa em exposições colectivas e individuais desde 2010. Actualmente vive e trabalha em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira. Está representada em várias colecções particulares e públicas nomeadamente: Clube Soroptimist Internacional, Museu António Duarte, nas Caldas da Rainha, Museu de Angra do Heroísmo e Centro de Artes Contemporâneas Arquipélago.

Mais eventos na ilha Terceira, aqui!

Local

Terceira – Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42, Angra do Heroísmo 9700-054
+ Mapa do Google
Phone
295 401 000
Publicidade

You cannot copy content of this page