Terceira: A intemporalidade de Cândido Pamplona Forjaz
13 13+00:00 Abril, 2024 | 9:00 - 17:00

Há gestos, palavras e atitudes que o tempo não desgasta. A sua permanência provoca a necessidade de encontros e reencontros. É o que acontece na exposição sobre a intemporalidade da pessoa e acção do Dr. Cândido Pamplona Forjaz, que nos apresenta a verticalidade de princípios e a nobreza de carácter do insigne terceirense. Nesta montra se revela quer o professor liceal, como o jornalista, o empresário e político, o benemérito, o singular cidadão de causas.
Conferência de abertura: Meu Pai e Eu
Conferência de Jorge Forjaz acerca de memórias e fotografias familiares, na inauguração da exposição A Intemporalidade de Cândido Pamplona Forjaz, numa dinâmica de encontros e reencontros, que o tempo não desgasta.
Nota Biográfica
Jorge Forjaz, renomado genealogista, co-autor das consagradas “Genealogias da Ilha Terceira” e autor de “Genealogias das quatro ilhas; Famílias macaenses; As famílias de Moçambique; Correspondência para o Dr. Eduardo Abreu; O solar de Nossa Senhora dos Remédios; Os Monjardinos; Os Teixeira de Sampaio da ilha Terceira; Os luso-descendentes da Índia portuguesa; O meu livro dos Pereira Forjaz; Tombo heráldico dos Açores. Antigo técnico superior da Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Angra do Heroísmo, foi, entre 1977 – 1984, director regional dos Assuntos Culturais e de 1984 – 1988, director do Museu de Angra do Heroísmo. Foi distinguido com a Ordem do Infante D. Henrique, no grau de grande oficial.