Publicidade

- Este evento já decorreu.
Teatro: “O infinito estrangeiro” de Luís Lobo Pimenta e Ricardo Brito
Maio 5 @ 19:30 - Maio 7 @ 21:30

A peça de teatro “O infinito estrangeiro” de Luís Lobo Pimenta e Ricardo Brito chega actua nos dias 5 e 6 de Maio às 19h30, no Recreio dos Artistas, e no dia 7, às 20h na Pedra Mó.
O Infinito Estrangeiro nasce de uma vontade de discutir um conjunto de questões relacionadas com os conceitos dialécticos de “Eu e Outro“, “Totalitarismo e Humanismo“, “Existência e Absurdo“.
Este totalitarismo do Eu, tão exacerbado no mundo contemporâneo, está na raiz do conceito dramatúrgico e na reflexão que se quer fazer brotar a partir de uma narrativa de acções simples e concretas absolutamente quotidianas e humanas (como no romance de Camus), não transcendentes, porque a finitude é a maior propriedade do Eu e, simultaneamente, o maior atributo do Outro.
Se o estrangeiro é o Outro, o fora de mim, fora da norma e da tradição, o indiferente às minhas convenções (não necessariamente convicções), será o Eu diferente para ele? Num tempo diabolizado e totalitário, dividido entre os de bem e os outros, assim pornograficamente explícito nas redes sociais e nas ruas, com respaldo político, inclusive!, que espaço sobra para o Humanismo, aquele que se manifesta pelo infinito desconhecido? Num turbilhão de juízos rápidos sobre culpa e inocência, haverá lugar para o Eu não vitimizado e descrente na existência, esse fabuloso e tão absurdo castelo de areia? Pode o Teatro, finito a cada dia, ser lugar de encontro?
Produção OITO – OFICINA DE IDEIAS DAS TERRAS DO OESTE – ASSOCIAÇÃO CULTURAL
Co-produção Teatro Municipal Baltazar Dias
Projecto financiado por Direcção-Geral das Artes e Câmara Municipal do Funchal