Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Sinfonietta de Ponta Delgada e António Rosado

fevereiro 15 @ 21:30 - 23:00

Sinfonietta de Ponta Delgada e António Rosado

A Sinfonietta de Ponta Delgada e António Rosado darão um concerto Teatro Micaelense, que terá a direção musical do maestro francês Jean-Sébastien Béreau, no dia 15 de fevereiro, às 21:30 h.

 

A Sinfonietta de Ponta Delgada e António Rosado, um dos mais proeminentes músicos do panorama musical português da atualidade, irão apresentar-se em concerto no Teatro MicaelenseEste concerto, que terá a direção musical do maestro francês Jean-Sébastien Béreau, tem data marcada para o dia 15 de fevereiro, às 21:30. Conta, ainda, com o apoio da Direcção-Geral das Artes, da Direção Regional da Cultura dos Açores e da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

 

António Rosado traz ao Teatro Micaelense o monumental Segundo Concerto para Piano e Orquestra de Sergei Rachmaninoff, talvez a mais celebrada página escrita pelo compositor russo, com repercussões nas mais variadas expressões artísticas.
Esta obra foi composta entre 1900 e 1901, no rescaldo de um período imensamente conturbado na vida do compositor, e estreada pelo próprio.

Rachmaninoff era um pianista virtuosíssimo e o piano sempre foi o seu instrumento predileto, tanto que, segundo reza a lenda, este era capaz de executar determinadas passagens de um modo que mais ninguém conseguia. No entanto, ao escutar esta obra para piano solista, compreende-se que o tratamento musical não favorece exclusivamente o piano, mas promove um diálogo muito completo entre este e a orquestra, conferindo também ao tutti muitos momentos de destaque.

Ao pós-romantismo nostálgico e passional do Segundo Concerto para Piano e Orquestra de Rachmaninoff, juntar-se-á a linguagem romântica oitocentista de Robert Schumann e da sua Terceira Sinfonia, intitulada de Renana, uma poética leitura das paisagens alemãs a partir das margens do Reno.

Das quatro sinfonias que Schumann escreveu, provavelmente esta ocupará o lugar daquela que é menos tocada e menos conhecida. Porém, a noção de que é inferior às demais será, no mínimo, errónea. Escrita na luminosa tonalidade de Mi bemol maior, esta começa como uma afirmação que afasta qualquer rasgo de dúvida.

O compositor apresenta-nos de imediato o tema em forte e num carácter heroico e triunfal, dispensando qualquer género de introdução ou prólogo, tema este que irá dominar o primeiro dos cinco andamentos que a compõe.

Jean-Sébastien Béreau terá a seu cargo a direção musical do concerto. O Maestro Convidado principal da Sinfonietta de Ponta Delgada retorna ao palco do Teatro Micaelense, pela quarta vez, para mais uma magnífica rendição a duas das obras que foram transformando a música ao longo dos tempos.

Também ele recipiente de inúmeras condecorações francesas, como a “Ordre du Mérite, Béreau foi, durante quinze anos, professor de Direção de Orquestra e responsável pelas três orquestras do Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, tendo colaborado com Pierre Boulez e Leonard Bernstein, entre outros vultos de elevado prestígio musical do século XX.
Sinfonietta de Ponta Delgada e António Rosado, uma produção da Quadrivium – Associação Artística, conta com o apoio institucional da República Portuguesa – Cultura/Direção-Geral das Artes, da Direção Regional da Cultura dos Açores e da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Terá lugar no Teatro Micaelense, no próximo dia 15 de fevereiro de 2020, pelas 21:30. Os bilhetes têm o preço de 10€ e já podem ser adquiridos na bilheteira do local, durante o seu horário de funcionamento, ou em Bol.

 

Cartaz: Teatro Micaelense

 

Fica a par de mais concertos e festivais nos Açores, clicando aqui!

Partilhe

Local

São Miguel – Teatro Micaelense
Rua de São João, 59
Ponta Delgada, 9500-106
+ Google Map
Telefone:
296 308 340
Website:
http://www.teatromicaelense.pt/
Fechar Menu