A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Seminário: Promover a Resiliência do Território a Eventos de Pluviosidade Torrencial

Junho 17 @ 10:00 - 17:30

das iáguas encantadas

Programa:

 

10:00h – Sessão de abertura com Pedro Nascimento Cabral (Presidente do Conselho de Administração da AMISM).

Reitor da Universidade dos Açores.

Professor António Guerreiro de Brito (Presidente do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa).

10:30h – Ordenamento do território, unidades em análise nos processos de protecção do solo contra a erosão hídrica no regime de chuvas torrenciais, pelo Professor Nuno Cortez (ISA).

10:45h – Utilização pelos sistemas agro-florestais do solo e a protecção contra a erosão hídrica. Factores geomorfológicos e culturais relevantes no planeamento do uso agro-florestal do solo, pelo Professor Carlos Pacheco (ISA).

11:00h – Papel da cobertura do solo na prevenção e a importância da drenagem no controlo da erosão hídrica e sua relação com a unidade paisagística, pelo Professor Luís Silva (UAc).

11:15h – A exploração pecuária em regime de pastoreio e a importância da drenagem no controlo da erosão hídrica e na preservação da paisagem, pelo Eng. Gonçalo Freitas de Leal (ISA).

11:30h – Intervalo.

11:45h – Debate com a participação dos oradores.

Moderação: Eng. Gonçalo Freitas de Leal (ISA).

12:30h – Pausa para almoço.

14:30h – Análise de susceptibilidade e sistemas de monitorização, alerta e alarme para movimentos de vertente, pelo Prof. Rui Marques (CIVISA/IVAR).

14:45h – Protecção integrada dos solos de passagem no regime de pastoreio directo e os mecanismos dominantes no processo da erosão hídrica, pelo Professor João Madruga (UAc).

15:00h – A importância das cortinas florestais de abrigo, que delimitam os passos e o revestimento das bordaduras e taludes de grotas e ribeiras no controlo e regulação dos regimes hídricos torrenciais e na preservação das unidades paisagísticas, pela Eng. Luísa Cristina Egea (Directora Regional dos Recursos Florestais).

15:15h – Instrumentos de gestão territorial: medidas contra a erosão hídrica, por Emanuel Barcelos (Direcção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos).

15:30h – Os impactos da inundações: riscos e sistemas de alerta e monitorização nos Açores, por Emanuel Barcelos (Direcção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos).

15:45h – Debate com a participação dos oradores.

Moderação: Professor João Madruga (UAc).

16:30h – Intervalo.

17:00h – Sessão de encerramento, com Ricardo Rodrigues (Presidente do Conselho de Administração da MUSAMI) e José Manuel Bolieiro (Presidente do Governo Regional dos Açores).

 

Foto meramente ilustrativa: DR

Mais eventos na ilha de São Miguel, aqui!

Partilhe

Detalhes

Data:
Junho 17
Hora:
10:00 - 17:30
Categorias de Evento:
,

Local

São Miguel – Teatro Micaelense
Rua de São João, 59
Ponta Delgada, 9500-106
+ Mapa do Google
Telefone:
296 308 340
Site:
http://www.teatromicaelense.pt/