A carregar Eventos

« Todos os Eventos

Save the Waves Film Fest Azores Tour 2021

Setembro 17 @ 10:00 - Setembro 29 @ 22:30

De 17 de Setembro a 1 de Outubro, o 1º Save the Waves Film Fest Azores Tour irá percorrer as ilhas de São Miguel, Terceira, Pico, Faial e São Jorge. Este evento é promovido pela Save The Waves Coalition, uma organização sem fins lucrativos.

Do programa faz parte uma selecção de filmes de surf, onde se destacará a vertente ambiental, estando também previstas actividades paralelas, que visam a participação das comunidades, tais como sessões de literacia oceânica nas escolas e workshops para debater temas estratégicos para a preservação dos ecossistemas de surf e preservação de ambientes marinhos.

A Save The Waves Coalition (STW) tem como missão proteger os ecossistemas de surf em todo o globo. O objectivo é a protecção de 1000 ondas em todo o mundo até 2030. Um dos programas mais conhecidos do público português, é a designação das Reservas Mundiais de Surf pela Save The Waves, um título adquirido em Portugal na Ericeira há já 10 anos. Este programa foi co-fundado por João Macedo, que vai estar no Tour juntamente com a equipa técnica do STW a apresentar publicamente o novo programa “SPAN – Surf Protected Area Network”.

A entrada gratuita para toda a comunidade. Porém, e tendo em conta as restrições ainda existentes, será necessário que os bilhetes gratuitos sejam levantados previamente, aqui!

Em todas as ilhas, a Azores Wine Company irá oferecer uma prova de vinhos aos presentes, tanto nas sessões de workshops, nos momentos que antecedem as projecções dos filmes.

 

Programa:

 

17 de Setembro | Teatro Ribeiragrandense (São Miguel).

10:00 h – Conferência de Imprensa.

15:00 h – Workshop.

19:00 h – Sessão de cinema.

21:00 h – Sessão de cinema.

 

18 de Setembro | Vaga (Ponta Delgada).

10:00 h – Workshop de construção de “handboard”.

O bodysurf consiste em surfar as ondas com o corpo. Pratica-se com um par de barbatanas e uma ℎ𝑎𝑛𝑑𝑏𝑜𝑎𝑟𝑑 – uma pequena prancha, construída com materiais leves, que se coloca à frente da mão do praticante, permitindo deslizar melhor na onda.
Neste workshop, João Rei – designer, curador, organizador de eventos e surfista – propõe-se a ajudar os participantes a construir a sua própria ℎ𝑎𝑛𝑑𝑏𝑜𝑎𝑟𝑑, em madeira de criptoméria.
Será entregue a cada participante o material necessário: tábuas de madeira de criptoméria, serra, lima e lixa; e haverá apoio no manuseamento de ferramentas eléctricas. No final do workshop, cada um poderá levar a ℎ𝑎𝑛𝑑𝑏𝑜𝑎𝑟𝑑 que esculpiu.
_
Actividade paga | 5€
Para crianças e adultos > 7 anos **
Lotação limitada. Necessária inscrição até 15 de Setembro através de info@vagapdl.org.
** Crianças e jovens até aos 15 anos devem vir acompanhadas de um adulto. Na inscrição deve ser indicado o nome e idade da criança/jovem, nome do adulto que acompanha e respectivos contactos de telefone e e-mail.
18:30 h – “Conservação Oceânica – O Contributo do Surf”.
Na Assembleia #8, João Rei (designer, curador, organizador de eventos e surfista), convida João De Macedo, Trent Hodges e Susana Andrade, membros da “Save The Waves” – uma organização internacional sem fins lucrativos que trabalha em coligação com diversas organizações dedicadas à protecção dos ecossistemas de surf, para uma conversa acerca do contributo do Surf na conservação oceânica, com especial incidência no contexto dos Açores.
“Um ecossistema de surf é mais do que uma onda: são os componentes geofísicos, as plantas e os animais, e as interacções humanas que tornam um lugar especial. A protecção dos ecossistemas do surf, por sua vez, protege os habitats marinhos, mantém a integridade da onda, e salvaguarda os meios de subsistência locais.”
Entrada gratuita.
Lotação limitada. Necessária inscrição através de info@vagapdl.org.
19 de Setembro | Vaga (Ponta Delgada).
18:00 h – Conversa com Azores Atlantic Surfers.
Uma conversa entre dois amigos – Marco Costa e Bruno Gomes, durante a quarentena e a pandemia covid-19, foi o mote para a criação do Azores Atlantic Surfers: um projecto que visa reflectir, de forma inclusiva, a vida na ilha e, de alguma forma, homenagear a cultura de surf (não somente) açoriana. Misturando ondas a diversas formas de arte, o projetco procura trabalhar com artistas, fotógrafos, cineastas e surfistas de todo o mundo, que partilhem da mesma inspiração e do amor pelos Açores.
Na vaga, Marco Costa e João Rei juntam-se para dar a conhecer um projecto que “não é nosso, mas que pretende ser de todos”.
_
Entrada gratuita.
Lotação limitada. Necessária inscrição através de info@vagapdl.org.
19:30 h – Sessão de cinema – “Unsurfed Afghanistan” com Afridun Amu.
Afridun Amu (Kabul, 1987) foi o primeiro atleta afegão a representar internacionalmente o Afeganistão no Surf, e um dos responsáveis pela fundação da Associação de Waveriders do Afeganistão. Em 2018, organizou uma viagem à sua terra natal à procura de ondas fluviais, para provar que era possível surfar num país que está longe do oceano.
A viagem foi documentada na íntegra, e resultou na realização de “Unsurfed Afghanistan”, um documentário que é agora apresentado na vaga, seguido de uma conversa com Amu.
𝑈𝑛𝑠𝑢𝑟𝑓𝑒𝑑 𝐴𝑓𝑔ℎ𝑎𝑛𝑖𝑠𝑡𝑎𝑛, 2020
Filmado em 3 continentes, é um documentário que acompanha a viagem de regresso de Afridun ao seu país natal, onde, com a ajuda de surfistas fluviais, se propõe a encontrar ondas surfáveis e trazer alegria às pessoas. O grupo debate-se com desafios ao longo da sua jornada de 10 dias, mas a missão inspiradora descobre um lado místico há muito perdido (de um país que luta com conflitos), através de paisagens de cortar a respiração e o desejo de descobrir algo novo.
_
Entrada gratuita.
> de 6 anos
Lotação limitada. Necessária inscrição através de info@vagapdl.org.

20 de Setembro | Auditório da Madalena (Pico).

15:00 h – Workshop.

19:00 h – Sessão de cinema.

 

23 de Setembro | Teatro Faialense (Faial).

15:00 h – Workshop.

19:00 h – Sessão de cinema.

 

25 de Setembro às 10:00 h – Literacia oceânica | Parque de Campismo da Calheta.

 

27 de Setembro | São Jorge

10:00 h – Literacia oceânica | Parque de Campismo da Calheta.

15:00 h – Workshop | Escola Básica e Secundária da Calheta.

19:00 h – Sessão de cinema | Auditório da Escola Básica e Secundária da Calheta (São Jorge).

 

29 de Setembro | Teatro Micaelense (São Miguel)

15:00 h – Workshop.

19:00 h – Sessão de cinema.

21:00 h – Sessão de cinema.

1 de Outubro

15:00 h – Workshop.

17:00 h – Conferência de Imprensa.

19:00 h – Sessão de cinema.

 

Foto meramente ilustrativa: DR

Partilhe

Local

São Miguel – Teatro Ribeiragrandense
Largo Conselheiro Artur Hintze Ribeiro
Ribeira Grande,9600-555
+ Mapa do Google
Telefone:
296 470 340