Publicidade

Atlantiprotao
Atlantiprotao
BASE_horz_cover

A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

« All Eventos

São Miguel: Lançamento do livro “Viagem ao Centro da Bananeira”

Fevereiro 1 | 11:00 - 12:30

No dia 1 de Fevereiro, pelas 11h00, a Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira irá receber o lançamento do livro «Viagem ao Centro da Bananeira», uma edição do projecto Musa Azores. A obra será apresentada por António Braga, Elga Martin e Vanessa Melo, seus autores.
A obra expõe fotografias da autoria de José Pedro Medeiros, acompanhadas de textos sobre o processo de corte das bananeiras; separação das camadas que formam o caule até ao ‘coração da bananeira’, o feixe branco central e indivisível de fibras; a secagem das fibras; o tecer do fio; a produção do papel e a criação das peças. Além disso, são partilhadas experiências culinárias, saberes e técnicas realizadas com alunos e idosos, nomeadamente em escolas e centros-de-dia.
O projecto Musa Azores visa potenciar o uso sustentável e socialmente inclusivo de um recurso importante dos Açores, nomeadamente a bananeira, através da criação de peças artesanais, bem como da promoção de experiências em torno da mesma. Foi criado em 2022, na sequência de vários encontros e partilha de saberes, sob influência das vivências insulares, com enfoque na utilização dos recursos dos Açores para práticas artesanais. O entusiasmo gerado pela sua criação alimentou a investigação sobre as potencialidades da exploração criativa da bananeira no seu todo, caule, folha, flor e fruto.
A Musa Azores foi criada por António Braga, enfermeiro e actor, com experiência docente e de intervenção comunitária na área artística e da saúde; Elga Martin, mestre em gestão de empresas culturais e artesã premiada no concurso do livro criativo de Montpellier, em 2015; Vanessa Melo, arquitecta, doutorada em urbanismo, investigadora e docente, com formações em azulejaria e marcenaria.
Este projecto com apenas dois anos de experiência, tem vários sonhos para o futuro. Para além da vontade consolidar as experiências e conhecimento adquiridos, gostariam de abrir o projecto a novas possibilidades criativas, através da inclusão de outros materiais naturais, de técnicas e partilhas, nomeadamente partilhas em rede com outros artesãos, com visitantes e em exposições.
O lançamento da obra, organizado pela Câmara Municipal de Lagoa, através da Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, e pelo Musa Azores é dirigido a toda a comunidade, mas sobretudo a técnicos de instituições socioculturais e educativas almejando-se dar a conhecer as potencialidades desta planta e o seu uso criativo.
António Braga

Detalhes

Data:
Fevereiro 1
Hora:
11:00 - 12:30
Categorias de Evento:
, ,
Etiquetas de Evento:
, , , ,

Local

São Miguel – Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira
São Miguel - Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira
Rua de Santo António, s/n, Lagoa 9560-075
+ Mapa do Google
Phone
296 912 510
Publicidade

You cannot copy content of this page