Publicidade

Atlantiprotao
Atlantiprotao
BASE_horz_cover

A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

« All Eventos

São Miguel: Censo de Milhafres 2024

Abril 6 | 8:00 - Abril 7 | 20:00

Censo de Milhafres 2024

O Censo de Milhafres 2024 tem lugar de 6 a 7 de Abril. Inscreve-te para voluntário e conta o número de milhafres que avistares nesses dias. As melhoras horas do dia são entre as 10h00 e as 14h00, mas pode ser em qualquer hora do dia. Deves procurá-los em zonas florestais, pastagens mistas com floresta e zonas urbanas com zonas agrícolas nas imediações.

O censo de milhafres/mantas nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, é um projecto de ciência-cidadã coordenado pela SPEA, em que se procura obter informação de base sobre as populações das subespécies de águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) existentes nos arquipélagos dos Açores e da Madeira. Apesar de ser uma das aves mais emblemáticas dos 2 arquipélagos, esta espécie tem sido pouco estudada, pelo que os dados recolhidos neste censo são ainda mais valiosos.

O Censo de milhafres/mantas decorre uma vez por ano, durante um fim-de-semana no mês de Março ou Abril, nos arquipélagos dos Açores e da Madeira (com excepção das ilhas Flores e Corvo, nos Açores, e ilhas Desertas, na Madeira, onde não ocorre esta espécie).

A espécie-alvo deste estudo, nos Açores, é o Buteo buteo rothschildi, conhecida vulgarmente por milhafre ou queimado, e na Madeira, é o Buteo buteo harterti, conhecida por manta. Estas duas subespécies partilham características morfológicas e comportamentos e são umas das aves mais emblemáticas dos dois arquipélagos, sendo que, no caso dos Açores, o milhafre é a única espécie de ave de rapina diurna residente. No entanto, esta espécie não tem sido alvo de estudos biológicos aprofundados, pelo que esta iniciativa se reveste de grande importância, principalmente dado o seu papel essencial nos nossos ecossistemas enquanto agente controlador de pragas como, por exemplo, os ratos.

Objectivos
  • Estimar a densidade de milhafres/mantas e obter informação sobre a variações populacionais
  • Caracterizar a espécie em termos de uso de habitat e comportamento
  • Promover a conservação destas aves e dos seus habitats através do envolvimento directo de um elevado número de voluntários neste projecto de monitorização
  • Actualizar anualmente a informação recolhida pelos cidadãos-voluntários do projecto e manter os cidadãos informados dos resultados do censo
  • Apostar na sensibilização de novos participantes
Recursos

Fichas de censo, dístico para o carro e outros materiais

Inquérito aos participantes

 

Em todas as ilhas, excepto Flores e Corvo

Detalhes

Início:
Abril 6 | 8:00
Fim:
Abril 7 | 20:00
Categorias de Evento:
, , , , , , ,
Etiquetas de Evento:
, , , , , , , , ,

Local

Em todas as ilhas dos Açores
Publicidade

You cannot copy content of this page