Santa Maria: Sessões de Cinema no Atlântida Cine (Novembro e Dezembro de 2023)
Dezembro 1 | 21:00 - Dezembro 20 | 16:30

Programa:
1 de Dezembro às 21h00 – Não abras (it Lives inside).
Sam está desesperada para se integrar na escola, rejeitando a sua cultura indiana para ser como as outras pessoas. Quando a sua ex-melhor amiga é possuída por um espírito demoníaco mitológico, Sam deve aliar-se à sua origem para o derrotar.
2 de Dezembro às 21h00 – The Hunger Games: The Ballad of Songbirds and Snakes.
A história de Coriolanus Snow, anos antes de se tornar o tirânico Presidente de Panem. É bonito e charmoso e, apesar de a família Snow ter passado por tempos difíceis, Coriolanus vê uma oportunidade de mudar a sua sorte quando é escolhido para ser mentor dos 10º Jogos da Fome, mas vê a sua euforia frustrada quando lhe é atribuído o papel de mentor de uma rapariga chamada Lucy Gray Baird, do empobrecido Distrito 12.
3 de Dezembro
15h00 – Os Super-Heróis da Selva 2.
Maurice, um pinguim que acha que é um tigre, tem vários amigos, como um peixe, uma morcega frugívora ou um gorila. Juntos, são os defensores da selva. Esta é a premissa da série de animação “Os Super-Heróis da Selva”, que arrancou na televisão francesa em 2013. Chegou ao cinema em 2017 e ganha agora esta sequela. Uma ameaça paira sobre a selva. Uma invenção de um tatu que desapareceu há muito tempo, uma espuma rosa, toma conta da selva e explode quando entra em contacto com a água. Para evitar uma catástrofe durante a época das chuvas, Maurice e os amigos viajam à volta do mundo para tentar encontrar o tatu e descobrir o antídoto. Um filme de Laurent Bru, Benoît Somville e Yannick Moulin.
21h00 – Casablanca.
“Casablanca” é uma das maiores películas românticas jamais rodada para a sétima arte. Humphrey Bogart (Rick Blaine) e Ingrid Bergman (Ilsa Lund Laszlo) são os protagonistas daquele que é considerado o casal mais importante do cinema. Os dois conhecem-se em Paris no início da II Guerra Mundial e vivem aí uma tórrida paixão interrompida quando, na estação de comboios, Rick percebe que Ilsa não o vai acompanhar. Mais tarde, já em Casablanca, encontram-se novamente. Ilsa, já casada com Victor Laszlo (Paul Henreid), fica dividida entre os dois amores, mas procura uma forma de fugir para a América com Rick. O final é inesperado. Casablanca arrecadou três óscares, nas categorias de Melhor Filme, Argumento e Realização.
5 e 6 de Dezembro às 10h00 – Wish.
Uma nova comédia musical da Walt Disney Animation Studios dá as boas-vindas ao público do reino mágico de Rosas onde Asha, uma idealista perspicaz, pede um desejo tão poderoso que é atendido por uma força cósmica – uma pequena bola de energia sem limites chamada Star. Juntas, Asha e Star enfrentam um inimigo formidável – o governante de Rosas, o Rei Magnífico – para salvarem a sua comunidade e provarem que, quando a vontade de um humano corajoso se liga à magia das estrelas, coisas maravilhosas podem acontecer.
9 de Dezembro às 21h00 – O Mestre Jardineiro.
Narvel Roth é o chefe dos jardineiros de Gracewood Gardens, a enorme propriedade de Norma Haverhill, uma viúva rica e exigente. De carácter calmo e controlado, ele é meticuloso no trabalho, que lhe serve de escape emocional.
A vida ali corre tranquila até Norma decidir acolher em casa a sua problemática sobrinha-neta Maya, que abandonou os estudos depois de perder os pais e que precisa de dar um novo rumo à sua vida.
Narvel fica encarregue de apoiar Maya e de lhe ensinar a arte da hortofloricultura, algo que inicialmente o incomoda. Com o passar do tempo, porém, a relação entre eles estreita-se, o que vai desestabilizar a dinâmica daquela casa e fazer vir ao de cima segredos inesperados.
Apresentado, fora de competição, no Festival de Cinema de Veneza, um “thriller” escrito e realizado por Paul Schrader (“American Gigolo”, “Vingança ao Anoitecer”, “No Coração da Escuridão”, “The Card Counter: O Jogador”), com actuações de Joel Edgerton, Sigourney Weaver e Quintessa Swindell.
10 de Dezembro
15h00 – Corrida Maluca.
Apesar de ser um mamífero que não anda muito depressa, Zhi adora velocidade. Para tentar salvar a casa da avó, que vai ser demolida, faz uma aposta ao engano e vê-se obrigado a defrontar um campeão de rali. Tudo numa corrida que dura quatro dias, atravessa terrenos muito complicados, e em que vale tudo, dos carros às manobras mais tresloucadas. Terá a ajuda de um ex-campeão, hoje dedicado à mecânica e a treinar condutores como ele. Um filme de animação centrado em animais antropomórficos assinado por Ross Venokur.
21h00 – Terra de Deus (Vanskabte Land).
Finais do século XIX. Lucas (Elliott Crosset Hove), um jovem sacerdote luterano, é enviado para uma zona remota da Islândia – na altura, território dinamarquês – para construir uma igreja e criar a sua congregação. Mas à medida que se vai embrenhando na paisagem, conhecendo as pessoas e o clima agreste daquele lugar, vai sentindo a sua fé, até aí inabalável, vacilar.
Estreado na secção “Un Certain Regard” do Festival de Cinema de Cannes e apresentado no Festival de Toronto, este drama tem assinatura do islandês Hlynur Pálmason.
15 de Dezembro às 21h00 – May December.
Elizabeth (Natalie Portman) é uma actriz famosa que pretende encontrar-se com Gracie (Julianne Moore) cujo papel irá interpretar no grande ecrã. Duas décadas antes, Gracie havia causado um escândalo na imprensa devido ao seu relacionamento com o adolescente Joe (Charles Melton), 23 anos mais novo. O encontro resulta num doloroso regresso ao passado para Gracie, que procura seguir em frente, confrontada com uma perigosa busca pela verdade por parte de uma estrela de Hollywood no auge da sua carreira. Entre as duas mulheres, a personagem masculina de Charles Melton tece subtilmente fios que ligam as duas actrizes e épocas. Filme que marca a quarta colaboração entre o realizador Todd Haynes e a actriz Julianne Moore, May December explora a dificuldade associada à capacidade humana de nos compreendermos a nós próprios e aos outros.
16 de Dezembro às 21h00 – (To Be Announced).
17 de Dezembro
15h00 – Aventura Espacial.
Norman tem 16 anos e sente-se particularmente inquieto com o futuro da Terra. Para ele, a solução para a salvação do planeta passa pela intervenção de vida extraterrestre, algo que está convicto que existe, ao contrário da maioria dos seus amigos.
Até que um dia, depois de ouvir vozes na sua própria cabeça – e chegar a pensar ter perdido o juízo –, se depara com algo verdadeiramente insólito: Gus, Sophie e Max, três seres microscópios oriundos de outro planeta, entranharam-se na sua circulação sanguínea e vivem agora dentro do seu cérebro. Encontram-se ali com a séria missão de deter Zolthard, um vilão intergaláctico que pretende conquistar novos mundos. Para tornar tudo ainda mais bizarro, Norman fica a saber que esse malfeitor se apoderou da mente da senhora Witherington, a directora da escola onde estuda.
Uma aventura animada de teor ambientalista, realizada por Paul Meyer e Gerhard Painter.
21h00 – Maestro.
Cinebiografia do compositor, músico e pianista Leonard Bernstein. As músicas de aclamados musicais da Broadway, como West Side Story, Peter Pan e Candice foram compostas por Bernstein. Natural da cidade Lawrence, Massachusetts, ele ocupou o cargo de principal maestro da Orquestra Filarmónica de Nova Iorque durante 18 anos, onde se consagrou como um dos músicos mais importantes dos Estados Unidos.
20 de Dezembro às 15h00 – Wish.
Uma nova comédia musical da Walt Disney Animation Studios dá as boas-vindas ao público do reino mágico de Rosas onde Asha, uma idealista perspicaz, pede um desejo tão poderoso que é atendido por uma força cósmica – uma pequena bola de energia sem limites chamada Star. Juntas, Asha e Star enfrentam um inimigo formidável – o governante de Rosas, o Rei Magnífico – para salvarem a sua comunidade e provarem que, quando a vontade de um humano corajoso se liga à magia das estrelas, coisas maravilhosas podem acontecer.
Foto do filme Maestro: DR