A carregar Eventos

« Todos os Eventos

Rua Direita 2022

Julho 7 @ 8:00 - Julho 16 @ 17:00

Rua Direita 2022

O Rua Direita está de regresso à cidade de Angra de 7 a 9 e de 14 a 16 de Julho. Este projecto, que mistura comunidade e cultura, é organizado pela associação cultural Cães do Mar.

 

A dança, o vídeo, o teatro, a música e as paisagens sonoras colaboram numa proposta cultural para uma viagem pelas entranhas da cidade, que pretende valorizar a sua história e o seu património.
Os espectáculos do Rua Direita 2022 acontecem sete vezes por dia às quintas e sextas, sendo que aos sábados haverá um espectáculo de teatro nas varandas da Rua Direita, interpretado pelos Grupo de Teatro Alpendre e pelo projecto Matilha, da associação Cães do Mar, com direcção artística do dramaturgo inglês Peter Cann.
Está, também, previsto um workshop nos dias 9 e 10 de Julho com o bailarino e coreógrafo romeno Romulus Neagu, que, em Portugal, tem vindo a trabalhar com a Companhia Paulo Ribeiro, em Viseu.

Artistas participantes:

Bianca Mendes
Natural do Brasil, Bianca Mendes vive na ilha Terceira desde 2007. É artesã, certificada pelo Centro Regional de Apoio ao Artesanato dos Açores (CRAA), e artista plástica. Em 2006, ganhou o Prémio Zélia Saldanha de Literatura Infantil, com o livro “Miudinho e o caçador de borboletas”. Em 2014, juntou-se ao Alpendre – Grupo de Teatro e, em 2017, à Companhia de Teatro Cães do Mar, onde colabora como actriz e designer de cena. É formadora em expressão plástica para crianças e adultos e, também, em actividades físicas para performers.
Derek Nisbet
Cineasta e músico, o britânico Derek Nisbet é o responsável pela instalação sonora que estará patente ao público na Basílio Simões & Irmãos – Loja de Tintas durante o Rua Direita 2022.
Participou na 1ª edição do Rua Direita, tendo a seu cargo a composição musical e sonoplastia dos espaços e intervenções artísticas que aconteceram durante o projecto.
Como compositor e sonoplasta, é especialista na criação de música para espaços não convencionais e em instalações artísticas. O seu trabalho tem sido apresentado em países como Reino Unido, Irlanda, Suécia, Canadá, Rússia e Austrália.
É o co-director artístico da companhia inglesa Talking Birds e colaborador da companhia Theatre Absolute.
Diana Rosa
Natural da Marinha Grande, Diana Rosa reside na ilha Terceira desde 2010. Licenciada em Psicologia, iniciou a formação em Dança Contemporânea em 2015, ingressando nesse ano na Companhia de Dança da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira. Em 2018, forma a Metamorfose Companhia de Dança, com quatro bailarinas, iniciando, também, no mesmo ano, a formação em teatro com a Companhia de Teatro Cães do Mar.
Teve formação com Peter Cann, António Braga, Ana Brum, Edite Pessolet, Helen Ainsworth, Sofia Cabrita, Patrick Murys, Ana Vargas, Maria João Gouveia e Simon Fraser (Absolute Theatre). Actualmente, é coordenadora da Oficina de Teatro Infantil “NaturArte” e integra a equipa artística da Cães do Mar.
Edmir Ribeiro
Edmir Ribeiro é rapper, produtor musical, editor de vídeo e beatmaker.
Natural do Tarrafal, ilha de Santiago, em Cabo Verde, Edmir vive em Angra do Heroísmo. Aos 14 anos, mudou-se com a família para os Açores e é aqui que prossegue a criação musical como artista de hip-hop. O seu último single, Longi Di Mi, foi apresentado este ano. Este rapper diz-nos que “canta o que vive e vive o que sonha”.
Hélder Xavier
É uma cara bem conhecida dos terceirenses. Hélder Xavier nasceu no Raminho, em 1975. Licenciou-se em Engenharia do Ambiente, pela Universidade dos Açores, e trabalha em Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Conservação da Natureza.
Tem feito parte de diversos projectos artísticos, sobretudo na área da música, sendo de destacar a sua participação nos grupos de música de raiz tradicional açoriana “Tá Modes” e “Os Tinotas”. Participou, ainda, em produções da RTP-A, como “Fronteira Ocidental”, e integra o projecto “Fala Quem Sabe”. Desde muito jovem, participa activamente no Carnaval da ilha Terceira, tendo, para além disso, feito teatro amador com diversos grupos terceirenses.
Hélder vai ter uma participação muito especial na edição deste ano do Rua Direita.

 

Em actualização.

Mais eventos na ilha Terceira, aqui!

Partilhe

Detalhes

Início:
Julho 7 @ 8:00
Fim:
Julho 16 @ 17:00
Categorias de Evento:
, , ,
Etiquetas de Evento:
, , , , , , , , , , ,

Local

Terceira – Rua Direita
Rua Direita
Angra do Heroísmo, 9700-066
+ Mapa do Google