A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Procissão dos Abalos 2022 – Doze Ribeiras

Junho 2 @ 19:00 - 21:00

Faz precisamente 155 anos no próximo dia 2 de Junho em que uma crise sísmica abalava a ilha Terceira.
Na noite de 1 para 2 de Junho de 1867, após muitas semanas de intensa sismicidade, que provocou grandes danos nas freguesias de Doze Ribeiras, Serreta, Raminho e Altares, iniciou-se uma erupção submarina a cerca de 9 milhas náuticas da Ponta da Serreta, na área contígua à Baixa, hoje conhecida por Vulcão da Serreta.
É uma procissão com um cariz diferente das restantes que se realizam na ilha, já que se faz pelo fim do dia recitando o terço, transportando apenas as coroas e bandeiras do Divino Espírito Santo e um andor de Cristo crucificado – Senhor das Chagas. Chegados ao alto da Bagacina, no sobranceiro ao ponto do mar onde se deu a erupção, cantando e pedindo misericórdia ao Divino para que se acabasse o sofrimento causado pela intensa sismicidade.

Dando Continuidade a nossa paróquia irá realizar a Procissão dos Abalos no próximo dia 2 de Junho (Quinta-feira) com missa celebrada pelas 19h seguindo se a procissão até a bagacina e regresso á igreja, contamos com a participação da população.

 

Foto: All About Portugal

 

Mais eventos na ilha Terceira, aqui!

Partilhe

Detalhes

Data:
Junho 2
Hora:
19:00 - 21:00
Categorias de Evento:
,
Etiquetas de Evento:
, , ,

Local

Terceira – Igreja Paroquial das Doze Ribeiras