A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Pico Zen 2022

Junho 9 @ 8:00 - Junho 12 @ 23:30

Pico Zen 2022

Pico Zen 2022 terá lugar no Parque de Campismo de Santo António, de 8 a 12 de Junho. Ao longo de 5 dias do Festival, serão desenvolvidas experiências únicas com yoga, música, dança, saúde e relaxamento, permitindo adquirir ferramentas para uma vida mais saudável e harmoniosa e ao mesmo tempo desfrutar da natureza da Ilha.

 

Programa:

 

9 de Junho

8:00h – Pequeno-almoço Zen.

Os nossos pequenos almoços darão a energia necessária para descobrir o dia de outra forma e vitalidade. Com ingredientes da ilha, com diversidade, queremos oferecer-lhe nutrição e saúde à mesa.

Pela manhã poderá variar entre frutas frescas, cereais, diversos tipos de pães, bebidas vegetais, doces saudáveis, opções vegan e sem glúten. Uma surpresa de sabores e combinações gastronómicas.

9:00h – Aula de Hatha Vinyasa Yoga – Márcia Azevedo.

Uma prática de yoga dinâmica em que o foco está na respiração sincronizada com o movimento. Seguimos uma série de posturas que ajudam a flexibilizar, fortalecer, alongar e relaxar o corpo e a mente, melhorando o foco e a concentração, através da consciência corporal.

Das 9:00 às 13:00h – Workshop de origamis animais do mar (para crianças).

Origami é uma arte de dobrar papel nascida no Japão , ela transporta-nos para uma cultura onde a tranquilidade e a beleza são declaradas em quase tudo.

Como a técnica requer foco e atenção plena, as crianças irão explorar neste pequeno momento isso mesmo: a curiosidade em saber o que vai nascer trabalhando com perseverança e paciência.

Um bom momento mindfulness.

10:00h – Storytelling – A reinvenção cultural da baleia, por José Garcia.

Da parte da manhã, teremos um espaço dedicado Storytelling, sobre “A reinvenção cultural da baleia”, pela voz do sociólogo José Garcia, que irá partilhar o seu conhecimento sobre esta temática. A história da ilha do Pico é indissociável do mar e também das baleias, foram e continuam a ser um dos seus grandes atractivos, e o ser humano desde que aqui habita, partilha o seu espaço com estes seres vivos, essa relação tem evoluído, tem passado por períodos e fases e tem sido reinventada com o tempo. Deixe-se guiar pelas histórias proporcionadas por este momento e venha descobrir um pouco mais sobre a cultura da baleia.

12:30h – Almoço Zen.

Refeições pensadas e equilibradas, totalmente vegetarianas, poderemos ter opções com derivados como os ovos, o queijo e a manteiga – tão famosos na ilha- como opções totalmente vegan – indo buscar aos vegetais e oleaginosas as fontes de nutrição- como também isentas de glúten – procurando em diferentes cereais e frutos secos a composição certa.

Com vegetais da horta e da época, vamos aliar a tradição da ilha, os sabores e temperos a proteínas vegetais deixando os animais apenas nas fotografias. Quentes e reconfortantes serão os almoços cheios de cor e novidade.

Das 14:30 às 16:30h – Peddy Paper para crianças.

Propomos ao público mais pequeno, mas de pernas rápidas que percorram um caminho em busca de aventura na Ilha.

A temática e as pistas vão descobrindo ao longo da viagem onde através do trabalho em equipa, pesquisa local e intuição irá chegar ao destino.

Das 14:00 às 17:00h – Observação de Golfinhos e Baleias vista na perspectiva de um biólogo marinho.

A riqueza do Pico vai muito além do seu limite terrestre e prolonga-se até ao fundo do mar. São poucos os sítios da ilha dos quais não avistamos oceano e é por isso, tão fundamental para quem cá vive e tão atractivo para quem vem de fora.

Por isso, reservamos um dia para isso mesmo, conhecer as profundezas do oceano, com uma manhã de observação de golfinhos e baleias e uma tarde de Storytelling sobre “A reinvenção cultural da baleia”.

Um dos principais atractivos da ilha são os gigantes que nadam livremente por estes mares, esta riqueza faunística devido à excelente posição geográfica do arquipélago e à reunião de certas características favoráveis, como abundância de alimento, permite destacar o Pico como um dos melhores locais do mundo para avistamento de cetáceos, desde golfinhos, a cachalotes ou até mesmo baleias.

Venha conhecer este mundo fantástico, acompanhado por um experiente biólogo marinho da Aquaçores, ver com os seus próprios olhos a magnificência destes seres vivos no seu ambiente natural, conhecer um pouco mais sobre eles e perceber a sua importância também enquanto coabitantes da ilha.

Nesta viagem de barco, poderá também ter oportunidade de ver outras espécies como tartarugas, peixes e aves marinhas e conhecer um pouco sobre a história da ilha, desde sempre tão ligada a este mar e estes animais.

Das 14:30 às 17:00h – Scuba diving experience.

Junte-se à equipa do centro Twin Peaks e venha aventurar-se a descobrir um novo mundo debaixo de água nesta experiência de mergulho.

O fundo do mar é uma das maiores riquezas desta ilha, desde as formações geológicas bem diferentes, até à variedade de fauna e flora marinha que aqui podemos encontrar, caranguejos, polvos, lagostas, até mesmo raias e barracudas, se tiverem sorte poderá ainda ser um bom mês para observar Mantas.

É uma experiência diferente e marcante, que está reservada para as manhãs dos dias 9 e 10, venha com quem conhece o fundo do mar como ninguém e pela experiência sabe os melhores sítios para que se proporcionem os melhores encontros com este mundo mágico.

Não precisa ter experiência anterior de mergulho para se juntar a esta actividade.

Das 16 às 18:00h – Acroyoga com crianças.

Brincando a pares, aprendemos a confiar no nosso parceiro, estimulamos a energia do corpo e trabalhamos o poder da nossa mente para se focar. Tudo isto, rodeados de boa disposição e muitas risadas! Vens?

18:00h – Círculo de Cânticos Raiz de Portugal.

Cânticos Raiz de Portugal é um círculo de canto e de partilha, inspirado na criação “Cânticos à Lareira” – um encontro que nutre e recupera o espírito das antigas noites, à portuguesa, junto ao fogo. Nutrido pela família de músicos e criativos mais próximos, este círculo espontâneo proporciona um ambiente familiar e intimista nos mais variados cenários pitorescos de Portugal.

Antigamente, as pessoas reuniam-se para cantar, compartilhar e comer juntas. Actualmente, o desejo é reavivar esse espírito, compartilhando-o com todos, dando um novo significado à tradição.

Música, histórias e poesia são os principais ingredientes da receita destes círculos.

Um simples encontro, em presença e co-criação, que devolve uma conexão, que nutre as nossas almas e que explica muito sobre o que chamamos de “Alma Portuguesa”.

Cada encontro é uma experiência única. É sobre o momento e os presentes. Sobre simplicidade, presença e conexão.

20:00h – Jantar Zen.

21:00h – Sun Set Ecstatic Dance.

A dança extática é uma forma de dança na qual todos movemos o corpo, às vezes sem a necessidade de seguir passos específicos, o movimento segue o ritmo livremente conforme a música, levando a sensação de êxtase e bem estar.

Vamos aproveitar os últimos raios de sol com a Ecstatic Dance e deixe que a música o guie e dance, liberte-se, embarque nessa viagem e sinta a transformação acontecer de dentro para fora.

22:30h – aMostra v garden 1 – Arte Digital Video Mapping.

 

10 de Junho

Da 1:30 às 15:00h – Subida Nocturna à Montanha.

Vir ao Pico é também viver muitas experiências marcantes, uma delas é ter a possibilidade de fazer a subida da montanha mais alta de Portugal e chegar ao topo dos seus 2351 metros.

Imagine-se a iniciar essa subida a meio da noite, numa viagem de conexão com o seu Eu interior, de mindfulness, acompanhado por guias experientes que o guiaram pelo trilho até ao cume e o relembraram sempre de voltar a si mesmo. Imagine a emoção que é, chegar ao ponto mais alto da montanha e ser surpreendido pelos primeiros raios do nascer do sol com uma vista infinita à sua volta, conectar-se com a natureza no silêncio do cume e usufruir deste momento, ter agora consciência do percurso que fez sem ter dado por isso e deixar-se envolver por este momento mágico.

Pegue na sua mochila, sapatos de montanhismo e lanterna, e junte-se a nós nesta aventura.

8:00h – Pequeno-almoço Zen.

9:00h – Aula de Hatha Vinyasa Yoga com Carolina Pizarro.

Hatha Vinyasa Yoga é a combinação de dois estilos de yoga, Hatha e Vinyasa, uma mais estática e que insiste na permanência longa em certas posturas e outra que é mais dinâmica e que inclui mais sequências e movimento, aliado a respiração, juntando a estas duas ainda a meditação.

É uma prática excelente para quem procura um equilíbrio do corpo e da mente, uma vez que os movimentos são intencionais e têm o intuito de direccionar a energia para determinados centros energéticos do corpo, trabalha a concentração e elevação da consciência.

Como qualquer prática de yoga, traz muitos benefícios ao nível físico e emocional, melhora a força do corpo, o controlo da respiração, promove uma postura mais correcta, mais flexibilidade e desenvolve equilíbrio emocional e mental.

9:00h – Scuba diving experience.

Das 9 às 12:00h – Pinturas marítimas ou mandalas em pedra vulcânica (para crianças).

Com um suporte diferente e local – a pedra vulcânica, os pequenos artistas irão experimentar e ser pintores por um momento.

Explorando com tintas a criatividade e a observação da natureza bela da ilha.

O Mar e a sua envolvência. Descobrindo as cores, as distâncias e o olhar observador.

Das 10 às 12:30h – Caminhar, passear conhecendo os sons e botânica da Ilha do Pico, com Daniel Pena.

Quantos de nós tira um tempo para apenas estar, deixar de lado todas as ideias e afazeres do dia-a-dia e permitir-se estar presente e apenas Ser, contemplar a natureza à nossa volta, a energia das coisas que têm vida?

Esta é uma actividade para a qual devemos abrir espaço na nossa vida, vamos durante este tempo fazer uma caminhada dando atenção aos sons que chegam até aos nossos ouvidos, observando aquilo que nos cerca, ser novamente curiosos e exploradores do mundo.

Estes momentos permitem-nos parar e valorizar aquilo que temos à nossa volta, a música das aves, do mar, da natureza e a informação toda que contém também, quantas plantas temos à nossa volta todos os dias que têm algum tipo de valor medicinal ou até gastronómico mas que simplesmente nunca parámos para pensar nisso.

Venha descobrir e fascinar-se com a fauna e flora da ilha.

12:30h – Almoço Zen.

Das 14 às 17:00h – A arte de mandalar para pais e crianças.

Nesta actividade para todas as idades, aprenda sobre a arte de criar mandalas.

A palavra mandala, em sânscrito significa “círculo” e é uma representação geométrica da dinâmica da relação entre o homem e o cosmos. Originalmente utilizada por tradições hinduístas e budistas, como forma de meditação, como se a repetição de formas e padrões fosse também uma forma de chegar a um estado iluminado, de cessação de pensamentos, de cabeça vazia.

A verdade é que a arte e a criatividade tem essa magia, permitem-nos chegar a um estado meditativo muito grande dentro de nós, tem o seu papel também terapêutico, é uma forma de expressar o que vai no nosso subconsciente.

Neste caso das mandalas, o recurso a cor, a repetição de padrões e movimentos do corpo causam uma sensação enorme de paz e relaxamento, aumentam a concentração e criatividade, proporcionam uma oportunidade de estarmos mais próximos de nós mesmos.

Das 15:30 às 16:30h – Workshop sobre a importância do Toque e Massagem Shantala para bebés.

Através do toque vamos explorar os benefícios da massagem.

Para bebés até aos 24 meses. Abordaremos o protocolo das cólicas e como podemos dar mais confiança e tranquilidade ao núcleo familiar nesta fase das suas vidas.

Das 15:30 às 19:00h – Massagem Tailandesa Tradicional.

A massagem tailandesa tradicional é uma massagem terapêutica em que o terapeuta utiliza a força do seu corpo, para relaxar e manipular os músculos do paciente, restaurando o seu equilíbrio corporal e energético.

Esta massagem combina pressão, compressão e alongamento do corpo, é especialmente benéfica no alívio de dores de costas e cabeça, melhora o movimento das articulações do corpo, aumenta a flexibilidade e agilidade, diminui os níveis de stress e causa uma sensação geral de bem-estar.

Venha mergulhar nesta experiência cultural, trazida da Ásia por Giuseppe Carvelli e aproveite os benefícios desta cura.

Das 15:30 às 19:00h – Massagem Terapêutica.

A massagem terapêutica consiste na manipulação manual do paciente através dos tecidos moles do corpo, membros e articulações.

As manobras têm o objectivo de estimular o relaxamento, prevenir doenças, poderá resolver ou amenizar quadros de dor, melhorar a circulação sanguínea e até a saúde mental.

Existem várias técnicas de massagem terapêutica e cada uma adaptada a cada pessoa e à sua condição e/ou necessidades.

Das 15:30 às 19:00h – Massagem yôga ayurivedica.

Venha experimentar um momento relaxante de massagem yoga ayurvédica com Ângelo Pinto.

Esta massagem é um tratamento holístico que funde princípios da medicina alternativa ayurvédica com posturas de yoga, é adaptada a cada pessoa e às suas características e faz o seu trabalho para a reestruturação e alinhamento do corpo.

Começa com uma massagem relaxante de incorporação de óleos através dos tecidos, seguida de alongamentos de yoga, tendo aqui também em conta a necessidade do paciente, quer seja terapêutica, energizante ou calmante.

É uma técnica que trabalha profundamente ao nível físico, emocional e energético e com inúmeros benefícios imediatos a todos estes níveis.

Das 15:30 às 19:00h – Massagem Holística.

Esta massagem holística, com cunho pessoal e único, é o resultado da fusão da aprendizagem de várias técnicas de massagem e cura, como o shiatsu, massagem tailandesa, massagem ayurvédica, lomi lomi, entre outras, tirando partido do melhor de cada uma delas e das suas combinações.

Um estilo de massagem que se foi desenvolvendo e transformando ao longo do tempo e cujo principal objectivo é o de proporcionar bem-estar, alinhamento e leveza nos diferentes níveis da existência.

Das 16 às 18:00h – Yoga Restaurativo.

Junte-se a Raísa Oliveira para uma sessão de yoga restaurativo. Esta prática é focada especificamente no relaxamento corporal, mental e emocional.

Uma das suas características é que é um tipo de yoga com pouco movimento, ao contrário de modalidades como o vinyasa, o tempo de permanência em cada postura é maior, criando uma completa sensação de libertação das tensões do corpo, ao mesmo tempo que trabalha essa parte corporal acaba também por fazer com que se entre num estado de desaceleração e despertar para um estado meditativo associado mais às sensações do que aos pensamentos.

18:00h – Viagem Sonora e Meditação Guiada.

O Som é um veículo de transporte para lugares de magia e descobrimento de cada um de nós. Fazemos um convite ao relaxamento profundo, à abertura da mente a possibilidades únicas e infinitas, através desta viagem sonora.

Junto, fazemos um caminho de auto-descoberta, olhando para dentro, permitindo que as ondas sonoras embalem todo o nosso corpo e se tornem as nossas próprias ondas.

Com meditação guiada por Carla Natário e diversos instrumentos musicais tocados por João Sousa e Rui Aires, um momento preparado especialmente para o relaxamento do corpo e da mente, para a meditação e a conexão interior.

20:00h – Jantar Zen.

21:30h – Concerto Meru – Ritmos do Mundo.

MERU vem ao PicoZen para celebrar o início de um novo ciclo e com novidades para anunciar em palco.

MERU é um projecto independente de música portuguesa com bases firmes na alma e consciência lusitana e abertura para o mundo. Reúne instrumentos acústicos de várias épocas e etnias em composições originais de base instrumental e características multiculturais.

Uma viagem imaginária e intemporal, criada por instrumentos que manifestam, através dos músicos, sons de diferentes culturas, tradições e estilos musicais, numa viagem pelo mundo, da África à Ásia, Oceânia e Américas, sempre com Portugal como base, lar e inspiração.

A palavra MERU vem da ancestral cosmologia hindu e budista e simboliza uma mítica montanha de 5 picos como a representação do centro de todos os universos físicos, metafísicos e espirituais.

MERU emergiu da vontade espontânea de 4 amigos em criar, de forma intuitiva e improvisada, paisagens sonoras e resulta da experiência de vários anos em diversas actuações em colectivos de artistas, músicos e dançarinos de vários locais do mundo, onde o improviso é a base para um diálogo fluido e espontâneo de co-criação artística, com bases firmes na Alma Lusitana. Os elementos Ar, Terra, Água e Fogo são representados por cada um dos 4 elementos do grupo, activos em diversas áreas complementares e pacificadoras, unidos pela missão das artes de expressão, canto, música e dança, como práticas fundamentais e terapias para a cura, o bem-estar e a ascensão das mentalidades, das relações humanas e do planeta.

22:30h – aMostra v garden 1 – Arte Digital Video Mapping.

20:00h – Jantar Zen.

22:30h – aMostra v garden 1 – Arte Digital Video Mapping.

 

11 de Junho

8:00h – Pequeno-almoço Zen.

9:00h – Yoga Dinâmico.

Yoga dinâmico é um tipo de yoga cheio de vida e movimento. É muito focado na consciência plena do nosso corpo e envolve muitas mais posturas dinâmicas e sequências de posturas.

É uma prática que se foca muito na união da mente, corpo e espírito, assumindo que o corpo reflete o nosso estado mental e espiritual no momento.

Este tipo de yoga é muito benéfico para adquirir flexibilidade, controlo da respiração, força, para além de ser um poderoso energizante, é um forte aliado na correção da postura corporal e alívio do stress.

10:00h – Workshop de Culinária – Tudo o que precisas de saber sobre alimentação vegetariana.

Através deste workshop irá conhecer, aprender e provar outras opções de vegetais para juntar à base da sua alimentação.

Tornando-a numa fonte vital de saúde diária. Fortalecendo o seu sistema imunitário, dando energia ao corpo e descanso à mente.

De forma prática iremos transformar alguns dos alimentos que já conhece nos protagonistas principais desta aventura vegetariana.

10:00h – Workshop bolo de milho.

O bolo de milho é um de pão tradicional do Pico, embora tenha um formato diferente. Numa altura em que a farinha de trigo era inacessível às famílias picarotas, utilizava-se a farinha de milho, cereal abundante nos terrenos da ilha, para confeccionar este bolo que servia de acompanhamento às refeições, sendo por vezes o único alimento da refeição.

Tem uma forma única de coinfecção, sendo necessário primeiro escaldar a farinha e depois tem todo um ritual característico para manusear a massa e deixá-la pronta a cozer no forno de lenha.

Neste workshop tem a oportunidade de colocar, literalmente, as mãos na massa e aprender, uma receita tradicional, com quem aprendeu com a sua avó e mãe, isso faz toda a diferença. Será uma viagem de exploração dos cinco sentidos, cheirar a farinha enquanto se mistura na água a ferver, ouvir a lenha arder no forno, esculpir a massa, observar as mãos que tantas vezes o fizeram e claro saborear um pão do Pico, feito por vós, terá de certeza outro gostinho.

Das 10 às 16:00h – Pico Zen Trail (Trail Longo 42 K | Trail Longo 20 K | Trail curto caminhada 12 K).

Como não poderia deixar de ser , é já tradição desde a primeira edição deste Festival, teremos um espaço reservado ao Pico Zen Trail.

Porque movimentarmo-nos é fundamental para o nosso bem-estar e ainda para mais, ter oportunidade de o fazer com um quadro de fundo como este, em profundo contacto com esta natureza maravilhosa que nos rodeia, só poderá ser fonte de inspiração e proporcionar bons momentos.

Opções 12km, 20km ou 40 km para PROs

Este momento de carácter competitivo, dá aos participantes a opção de escolher correr ou caminhar em vários percursos, entre os quais um trail curto (10 km) e dois trails mais longos, um de 20 km e outro de 42 km, no qual teremos o privilégio de contar com a presença da atleta Ercília Machado.

Prepare-se para conhecer a ilha e estes percursos de uma forma diferente e aproveitar aquilo que a natureza lhe pode trazer de bem-estar.

 

Pode comprar entradas só para esta actividade.

PicoZen Trail 42 km

25€/ADULTO

NÃO PERMITIDO/CRIANÇA 5-12

Percurso com dificuldade acentuada

Actividade para maiores 13 anos acompanhado de adulto

Inclui seguro desportivo

PicoZen Trail 20 km

15€/ADULTO

NÃO PERMITIDO/CRIANÇA 5-12

Dificuldade média

Actividade para maiores 13 anos acompanhado de adulto

Inclui seguro desportivo

PicoZen Trail 12 km

12€/ADULTO

Crianças (5 -12 anos) acompanhadas pelos pais

Baixa dificuldade

Inclui seguro desportivo

12:30h – Almoço Zen.

Das 14:30 às 16:30h – OFICINAS de Co-Criação para crianças.

Neste espaço dedicado às crianças, iremos utilizar o corpo para explorar várias formas de criação e expressão, onde poderão deixar a sua imaginação voar para elaboração de coisas físicas, como tricot de dedos, mandalas ou mesmo abstractas como movimento e expressão com o corpo, a respiração e a pintura.

Esta é uma actividade versátil e aberta a que as crianças possam explorar várias formas de expressão.

16:30h – YOGA JOGA.

Com certeza já ouviu a expressão, rir é o melhor remédio e a verdade é que tem imensos benefícios para o funcionamento pleno do nosso organismo.

Aproveite este momento para se libertar e deixar levar pelo riso, numa aula de Joga Yoga.

20:00h – Jantar Zen.

21:30h – Concerto Mar & Ilha.

MAR&ILHA é um projecto musical conceptualizado por Sara Miguel para celebrar a Viola da Terra em toda a sua versatilidade, desde o legado tradicional ao potencial futuro e aventurando-se por várias sonoridades da world music.

Foi criado em 2019 a convite da Miratecarts para comemorar em concerto o primeiro Dia da Viola da Terra no Auditório da Madalena do Pico – o entusiasmo do público foi tão grande que o concerto foi repetido no mesmo Auditório no seguinte mês de Janeiro e, passada a fase de paragem obrigada pela pandemia, repensou-se para ser um projecto de continuidade, passando em 2021 de trio a quarteto. Dele fazem parte, além da cantora portuense Sara Miguel, o guitarrista galego Marcos Fernandez, o tocador de viola da terra picaroto Jorge ‘Canarinho’ Silva e o percussionista e artesão de adufes beirão Rui Silva, todos residentes na ilha montanha.

No seu primeiro programa de concerto, os Mar&Ilha celebraram a Viola da Terra não só como instrumento primordial do imaginário insular, mas também como veículo de ligação à história da diáspora açoriana – a música leva o público numa viagem no tempo e no globo desde o povoamento dos Açores até à grande vaga de emigração de meados do século XX, passando pelos principais destinos de migração que foram entretanto disseminando comunidades açorianas um pouco por todo o continente americano.

Do passado ao presente, em vários ritmos, abordagens e línguas, constrói-se o futuro da viola na diversidade das mãos e dos povos, sem nunca perder a força identitária fundamental das suas raízes.

Em 2021, o grupo levou este programa a vários palcos em três ilhas – Pico, Faial e Terceira – e ainda à edição online do I Festival de Viola da Terra e ao programa televisivo ‘Regresso ao Palco’ dinamizado pela Direcção Regional da Cultura e pela RTP Açores.

2022 será o ano de gravação do álbum de estreia do projecto que reunirá algumas versões de temas frequentes do repertório do grupo e também oito temas originais escritos por autores açorianos de referência especialmente para este disco. Os Mar&Ilha planeiam lançar este álbum no Verão em vários palcos açorianos e seguir depois para outros da Madeira e do continente português e também além fronteiras.

22:30h – aMostra v garden 1 – Arte Digital Video Mapping.

 

12 de Junho

8:00h – Pequeno-almoço Zen.

Das 9 às 12:00h – Terapia de Dança e Libertação.

A dança é considerada uma psicoterapia corporal, que utiliza o movimento como ferramenta que facilita a comunicação intra e interpessoal, proporcionando um espaço aberto para a expressão corporal, mental e emocional.

Nesta prática faremos dança de improviso de forma espontânea e compartilhada entrando num fluxo não direccionado como canal meditativo ao som de ritmos do mundo.

12:30h – Almoço Zen.

14:00h – Palestra sobre Reprogramação Emocional, por Carlos Martins.

Trabalhar com o seu subconsciente é uma parte essencial da concretização da saúde da mente, do corpo e do espírito. O seu subconsciente molda a sua realidade exterior. Reprogramar o subconsciente ajuda-o a mover-se para padrões de pensamento, crenças e hábitos mais poderosos. Neste workshop iniciamos o caminho para um estado emocional profundamente sentido, estado esse que conduz os seus objectivos ou afirmações para o seu subconsciente, onde começará uma mudança de perspectiva, acção e saúde física.

15:00h – Palestra sobre Nutriterapia , o segredo da longevidade, por Carlos Martins.

«Que o vosso alimento seja o vosso primeiro medicamento.» Hipócrates

Os actuais conhecimentos científicos permitem-nos afirmar que a alimentação pode ter um efeito positivo na prevenção e no tratamento de um importante número de problemas de saúde. Sabendo como escolher, conservar e cozinhar cada alimento, é possível fazer uma alimentação que respeite as necessidades do organismo e que permita alcançar o equilíbrio biológico.

O objectivo desta palestra é evidenciar algumas formas práticas e simples de hábitos alimentares mais saudáveis que contribuam para melhorar a qualidade de vida de toda a família.

16:00h – Conversa sobre Permacultura e agricultura regenerativa, com Daniel Pena.

Teremos aqui um espaço dedicado a uma conversa sobre Permacultura e Agricultura Regenerativa, dois temas muito actuais, ligados à ecologia e à forma como podemos harmoniosamente interagir com o nosso ambiente, criando ecossistemas funcionais e ricos.

Permacultura é um conceito criado por Bill Mollison e David Holmgren nos anos 70, compreende uma abordagem holística da intervenção do ser humano no espaço físico, como o nome indica, o intuito de criar uma ‘Cultura Permanente’, o pensar no espaço como um todo e sempre em sintonia com os intervenientes do espaço, tendo como pilar a produção e intervenção em sintonia com a natureza.

Agricultura Regenerativa é um método de produção agrícola, também ele holístico, que se foca na regeneração de sistemas naturais, onde incluímos vários elementos como um muito importante, a regeneração do solo, utilização eficiente de sistemas hídricos e aumento de biodiversidade, tudo isto de forma a aumentar a qualidade do sistema e aumentar a produtividade, beneficiando a vitalidade e resiliência dos solos.

DESCRIÇÃO DE TÓPICOS: 1 – Conceito de Permacultura; 2 – Designs e exemplos; 3 – Aplicações de conceitos no dia-a-dia; 4 – Agricultura regenerativa e a sua importância; 5 – Espaço para perguntas e debate.

Das 17 às 19:00h – Chamarrita Santa Luzia.

A marcar presença no festival, iremos ter o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Luzia numa demonstração de um dos mais antigos bailes mandados tradicionais dos Açores, uma tradição cultural preservada até aos dias de hoje, a Chamarrita.

A origem desta dança vem dos tempos em que os trabalhadores do campo se juntavam nas chamadas “folgas” ao final do dia de trabalho para conviver e bailar. É um baile de roda, acompanhado por vezes de cantadores, e sempre de instrumentos como o violão, a viola da terra, o bandolim e eventualmente uma rebeca. A coreografia varia de ilha para ilha, e até mesmo de freguesia para freguesia.

Curiosamente, com a emigração de muitos açorianos no século XIX para a América Latina, podemos lá também encontrar vestígios deste baile espalhado por países como o Uruguai, a Argentina e o Brasil, sobretudo no Rio Grande do Sul.

21:30h – Sea Women Creative Project – Concerto Residência Artística.

Residência no âmbito do Projecto “Sea Women”, integrado no programa Europa Criativa e liderado pela “Fundación Iberoamericana de las Industrias Culturales y Creativas” (http://fibicc.org) cujo objectivo principal é a dinamização da cultura nas Regiões Ultraperiféricas e Insulares com um foco específico no papel das mulheres nas indústrias criativas apoiado na estratégia de a UE para fazer face ao impacto da pandemia COVID-19.

Esta residência, composta pelas artistas Sara Miguel, Antonella Barletta, Catarina Terra, Gianna de Toni, vai homenagear o papel da mulher na construção artística dos Açores nas últimas décadas.

22:30h – aMostra v garden 1 – Arte Digital Video Mapping.

 

Adquire o bilhete aqui!

 

Mais eventos na ilha do Pico, aqui!

Partilhe

Detalhes

Início:
Junho 9 @ 8:00
Fim:
Junho 12 @ 23:30
Categorias de Evento:
, , , , ,
Etiquetas de Evento:
, , , , , , , , , , , , , , , ,

Local

Pico – Parque de Campismo de Santo António
Rua da Furna
São Roque do Pico, Santo António 9940-207
+ Mapa do Google
Telefone:
926 449 655