Publicidade

Atlantiprotao
Atlantiprotao
BASE_horz_cover

A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

« All Eventos

Pico: Montanha Pico Festival 2024

Janeiro 25 | 21:00 - Janeiro 27 | 23:00

Montanha Pico Festival 2023

O Montanha Pico Festival 2024 tem lugar de 3 a 21 de Janeiro e contará com cinema, exposições e aventuras. Acede, aqui, ao programa!

 

Programa:

 

De 12 a 26 de Janeiro das 9 às 16h00 – Exposição Projecto Tricô | Biblioteca Auditório da Madalena.

 

25 de Janeiro

21h00 – Exibição do filme 20 000 Espécies de Abelhas | Auditório Municipal das Lajes do Pico.

Uma criança de oito anos sofre porque as pessoas a abordam sistematicamente de formas que lhe causam desconforto. Insistem em chamar-lhe Aitor, o seu nome oficial . E a alcunha, Coco, ainda que obviamente menos errada, também não lhe cai bem.

Durante um Verão no País Basco, a criança partilha este seu mal-estar com parentes e amigos. Mas como é que uma mãe lida com a busca de identidade de um filho quando ela própria ainda não aceitou o seu próprio ambivalente legado parental?

A primeira longa-metragem da realizadora basca Estibaliz Urresola Solaguren é um drama radioso. A sua obra maravilhosamente sensível é sustentada pelas performances comoventes da jovem actriz Sofía Otero, que personifica uma criança em busca de um nome, e de Patricia López Arnaiz, que faz de uma mãe atormentada que não deixa de ser terna. Mas, tal como um enxame de abelhas garante a diversidade da natureza, os papéis secundários não são menos essenciais para a heroína do filme e um ambiente maioritariamente feminino mostra-lhe as formas diversas de como é possível ser-se mulher. Ao adoptar mais do que um ponto de vista , Estibaliz Urresola Solaguren respeita a incrível complexidade que compõe a identidade de género, tocando num aspecto talvez menos óbvio da transição: a mentalidade.

 

26 de Janeiro

21h00 – Exibição do filme As Oito Montanhas | Auditório da Madalena.

Bruno e Pietro são amigos de infância. O primeiro nunca saiu da pequena aldeia onde nasceu, localizada no vale de Aosta, nos Alpes italianos; o segundo sempre viveu na cidade, mas desde pequeno que ali passava grandes temporadas. A partir do momento em que se conheceram, ainda miúdos, os dois tornaram-se inseparáveis, partilhando aventuras, segredos e memórias.

O tempo foi passando e a vida acabou por afastá-los. Pietro, que entretanto herdou uma velha ruína comprada pelo pai no cimo da montanha e se encontra numa fase difícil, decide regressar ao único lugar onde foi verdadeiramente feliz. Bruno, que ali se manteve durante todos esses anos e tem uma visão peculiar sobre a existência, estará novamente ao seu lado neste recomeço.

Em competição na 75.ª edição do Festival de Cinema de Cannes – onde recebeu o Prémio do Júri –, uma obra sobre a amizade, com os actores Alessandro Borghi e Luca Marinelli como protagonistas. A realização é da responsabilidade do casal belga Felix Van Groeningen (“Beautiful Boy” e “Ciclo Interrompido”) e Charlotte Vandermeersch, que adaptam ao grande ecrã o romance do escritor italiano Paolo Cognetti.

 

27 de Janeiro

21h00Lisbon Story – Viagem a Lisboa | Auditório da EBS de São Roque do Pico.

“Já tinha filmado duas vezes em Lisboa e achava-a uma cidade fascinante. Mas sentia-me culpado por nunca ter feito mais do que arranhar a superfície de um lugar que amava… Quando o produtor Paulo Branco me pediu para fazer um filme sobre a cidade, encomendado pela própria Lisboa, vi que podia compensar as oportunidades perdidas. Agora, penso que este é o filme mais divertido que fiz […].” Wim Wenders

Uma celebração do cinema e da cidade de Lisboa, Lisbon Story – Viagem a Lisboa, começou com um convite para a realização de um filme sobre a cidade inserido no projecto Lisboa 1994 – Capital Europeia da Cultura. Wenders escreveu um argumento que parte de um telegrama enviado por Friedrich (Patrick Bauchau), realizador do filme rodado em Sintra em O Estado das Coisas, mais de uma década antes, para que o engenheiro de som Philip Winter viaje para Lisboa para captar os sons da cidade para o seu próximo projecto. Deambulando pela cidade, Philip depara-se não só com os seus ruídos característicos, como também com a inesquecível música dos Madredeus. Uma viagem por uma Lisboa que deslumbra e encanta, apresentada numa maravilhosa cópia restaurada em 4K.

 

Mais eventos na ilha do Pico, aqui!

Detalhes

Início:
Janeiro 25 | 21:00
Fim:
Janeiro 27 | 23:00
Categorias de Evento:
, ,
Etiquetas de Evento:
, , , , , , , , , ,

Local

Ilha do Pico
Publicidade

You cannot copy content of this page