Publicidade

Atlantiprotao
Atlantiprotao
BASE_horz_cover

A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

« All Eventos

Pico: Lançamento do volume “O CICLO DA BALEIA” de Dias de Melo

Abril 12 | 20:30 - 22:00

O Museu do Pico acolhe, no dia 12 de Abril, pelas 20h30, no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, o lançamento do volume “O CICLO DA BALEIA”, obra que reúne três romances de Dias de Melo.
Pela primeira vez, e em satisfação de um antigo desejo do Autor, editam-se os romances “Mar Rubro” (1958), “Pedras Negras” (1964) e “Mar pela Proa” (1976), que constituem uma trilogia tendo como temática a epopeia da caça à baleia. A edição conjunta destes romances foi coordenada por Luiz Fagundes Duarte, filólogo e Professor aposentado da Universidade Nova de Lisboa.
Partindo da realidade socio-económica da ilha do Pico na transição do século XIX para o século XX, e até ao fim da caça à baleia nos finais dos anos de 1980, Dias de Melo legou-nos nestes três romances, completados pela obra de recolha etnográfica intitulada Na Memória das Gentes (1985-1991), um verdadeiro monumento às gentes da sua ilha natal, e de um modo especial aos baleeiros.
Com esta edição, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda dá um importante contributo para a inscrição, por direito próprio, do escritor Dias de Melo no panorama da Literatura Portuguesa do século XX, e inaugura, a um ano de distância, as comemorações do centenário do nascimento do escritor.
A sessão contará com a presença de Cláudio Garrudo, da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, Manuel Costa Júnior, Director do Museu do Pico, Luiz Fagundes Duarte, coordenador da edição, e Manuel Tomás, escritor, que fará a apresentação.
A sessão terá início pelas 20:30 horas, com entrada livre.
Mais eventos na ilha do Pico, aqui!

Detalhes

Data:
Abril 12
Hora:
20:30 - 22:00
Categorias de Evento:
,
Etiquetas de Evento:
, , , , , , , ,

Local

Pico – Museu dos Baleeiros
Pico - Museu dos Baleeiros
Rua dos Baleeiros, 13, Lajes do Pico 9930-143
+ Mapa do Google
Publicidade

You cannot copy content of this page