Publicidade

BASE_horz_cover
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Palestra: “Rendimento Básico Incondicional” por Roberto Merrill

Setembro 9 @ 20:00 - 21:30

Palestra: "Rendimento Básico Incondicional" por Roberto Merrill

A palestra: “Rendimento Básico Incondicional” por Roberto Merrill terá lugar no dia 9 de Setembro às 20:00h no Salão Nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

O Rendimento Básico Incondicional é uma prestação atribuída a cada cidadão, independentemente da sua situação financeira, familiar ou profissional, e suficiente para permitir uma vida com dignidade.

O RBI permite eliminar a pobreza e a insegurança económica, quaisquer que sejam as suas causas e formas, tratando todas as pessoas por igual. A ideia do RBI resulta de o desemprego, a desigualdade, a insegurança e a pobreza serem problemas persistentes e sem solução à vista, mesmo nas sociedades mais desenvolvidas.

O RBI é apoiado por cidadãos, organizações cívicas e políticas num grande número de países. Em Portugal, pelo menos 15 mil cidadãos conhecem e apoiam o RBI em 2017, ano em que se realiza, em Lisboa, o 17º congresso mundial do rendimento básico.

 

Roberto Merrill é professor auxiliar do Departamento de Filosofia da Universidade do Minho, onde dirige o Mestrado de Filosofia Política. É investigador do Centro de Ética, Política e Sociedade, onde dirige o projecto de investigação sobre rendimento básico incondicional (financiado pela FCT com € 196.029. 25 para 2018-2021), composto por uma equipa de investigadores de reconhecido mérito internacional. É também presidente da Associação Portuguesa pelo Rendimento Básico Incondicional. É professor auxiliar convidado no Mestrado em Políticas Públicas do ISCTE e investigador associado do CEVIPOF (Sciences Po-Paris).

Os seus interesses de investigação em filosofia política incluem a neutralidade liberal, o paternalismo e o pluralismo de valores, assim como as teorias contemporâneas da justiça distributiva. Terminou recentemente um livro sobre o rendimento básico incondicional e trabalha actualmente sobre um manuscrito sobre justiça social e pré-distribuição. Recentemente publicou (com António Baptista) um volume sobre a democracia de proprietários. O seu último livro de teoria política (co-editado com Daniel Weinstock) foi sobre a neutralidade política (publicado pela Palgrave Macmillan em 2014). Antes disso, publicou dois volumes sobre o republicanismo (um deles com Vincent Bourdeau) e um volume sobre o libertarismo.

Os seus interesses de investigação em ética incluem a méta-ética e a ética normativa, assim como algumas questões em ética aplicada, e a relação entre arte e moral. Nestes campos publicou um artigo sobre paternalismo e justiça distributiva nos ensaios clínicos em oncologia, outro sobre teorias da justiça aplicadas à saúde, e um livro (com João Cardoso Rosas) sobre a avaliação ética de tecnologias controversas em conferências de cidadãos. O seu interesse pelo moralismo estético levou-o a publicar um volume sobre arte e ética. Publicou em 2017 um volume de filosofia moral e ética aplicada em homenagem ao filósofo moral Ruwen Ogien.

 

Mais eventos na ilha Terceira, aqui!

Partilhe

Detalhes

Data:
Setembro 9
Hora:
20:00 - 21:30
Categorias de Evento:
,
Etiquetas de Evento:
, , , , , ,

Local

Terceira – Câmara Municipal de Angra do Heroísmo
Praça Velha
9701-857
+ Mapa do Google
Publicidade
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover