A carregar Eventos

« Todos os Eventos

Palestra inaugural da exposição “A Génese Paisagística das Ilhas: Mar e Céu”

29 29+00:00 Outubro, 2021 @ 9:00 - 31 31+00:00 Janeiro, 2022 @ 19:00

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove, no dia 29 de Outubro, pelas 18h00, a palestra “Conservação dos Ecossistemas Marinhos dos Açores”, proferida por João Pedro Barreiros.

Esta iniciativa surge no âmbito da exposição “A Génese Paisagística das Ilhas: Mar e Céu”, inaugurada no dia 14 de Outubro.

Numa homenagem à beleza do mar dos Açores, o biólogo João Pedro Barreiros irá abordar temas como a biodiversidade marinha do arquipélago e a perda do potencial de produtividade biológica.

A exposição “A Génese Paisagística das Ilhas: Mar e Céu” é inspirada na obra de Raul Brandão “As Ilhas Desconhecidas” e estará patente até ao dia 31 de Janeiro de 2022. A ela estarão associadas diferentes iniciativas que pretendem dar a conhecer as várias riquezas do arquipélago açoriano.

Inscreva-se para assistir a esta iniciativa através do número 295 401 000 ou enviando um e-mail com o seu nome e contacto para: comunicacao.bparlsr@azores.gov.pt (inscrições limitadas).

Biografia João Pedro Barreiros: Nasceu em Lisboa a 21 de Outubro de 1964. Oriundo de uma família Macaense, tendo vivido em Angola e em Lisboa, mas optando por estudar e viver nos Açores no final do ensino secundário. Já licenciado em Engenharia Zoo-técnica ingressa na Universidade dos Açores, como Assistente Estagiário, em 1991. Em 1995 defende as provas de aptidão pedagógica e capacidade científica na especialidade de Etologia Animal e, em 2001 conclui o doutoramento em Biologia/Ecologia Animal. Em 2008 defende provas de Agregação em Etologia Animal sendo, actualmente, Professor na Universidade dos Açores. Autor e co-autor de mais de 90 publicações em revistas internacionais, bem como de vários artigos de divulgação científica, crónicas e livros, tem direccionado a sua investigação sobretudo em predadores aquáticos nos Açores, Golfo da Guiné e Brasil onde, nos últimos anos, se tem dedicado principalmente à bacia amazónica. Ilustrador científico membro do Guild of Natural Science Illustrators. Desde muito jovem que o mar representa uma parte importante na sua vida, tanto como investigador como na prática de caça submarina, modalidade que alia aos seus trabalhos como técnica de recolha de dados. Pertence a diversas associações nacionais e internacionais nomeadamente, desde 2014, como membro correspondente, na Classe de Artes, Letras e Ciências da Academia de Marinha. É, igualmente, membro do Grouper & Wrasse Specialist Group da International Union for the Conservation of Nature.

 

Sob o título “A Génese Paisagística das Ilhas: Mar e Céu”, esta mostra reúne um conjunto de obras dos artistas plásticos Carolina Rocha e João Queiroz, e um conjunto de fotografias de Antero Ávila, Bruno Ázera, Carlos Mendes, Jorge Blayer Góis, José Ávila, Kathleen Rita, Nelson Silva, Pepe Brix e Rui Soares, que integram imagens de cada uma das nove ilhas do arquipélago.

Mais eventos na ilha Terceira, aqui!

Partilhe

Local

Terceira – Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
Angra do Heroísmo,9700-054
+ Mapa do Google
Telefone:
295 401 000