A carregar Eventos

« Todos os Eventos

Exposição “A Génese Paisagística das Ilhas: Mar e Céu”

Janeiro 31 @ 9:00 - 19:00

Sob o título “A Génese Paisagística das Ilhas: Mar e Céu”, esta mostra reúne um conjunto de obras dos artistas plásticos Carolina Rocha e João Queiroz, e um conjunto de fotografias de Antero Ávila, Bruno Ázera, Carlos Mendes, Jorge Blayer Góis, José Ávila, Kathleen Rita, Nelson Silva, Pepe Brix e Rui Soares, que integram imagens de cada uma das nove ilhas do arquipélago.

A exposição “A Génese Paisagística das Ilhas: Mar e Céu” é inspirada na obra de Raul Brandão “As Ilhas Desconhecidas” e estará patente até ao dia 31 de Janeiro de 2022. A ela estarão associadas diferentes iniciativas que pretendem dar a conhecer as várias riquezas do arquipélago açoriano.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma palestra integrada na exposição “A Génese Paisagística das Ilhas: Mar e Céu”, intitulada “A força telúrica dos vulcões e a espectacularidade das paisagens insulares”, com Francisco Cota Rodrigues, no dia 7 de Janeiro às 18:00h.

As ilhas dos Açores emergem no Atlântico Norte, num ponto onde convergem as placas americana, euro-asiática e africana. Resultam de uma sucessão de eventos vulcânicos que ao moldarem o terreno, originaram paisagens singulares marcadas pela ocorrência de vulcões activos, escoadas de lava, crateras, caldeiras, cavidades, fumarolas e nascentes termais. Nesta comunicação será feita uma análise às paisagens vulcânicas insulares enquanto recurso natural e ao património geológico a proteger.

A participação nesta palestra será mediante inscrição prévia, através do número 295 401 000 ou enviando um e-mail com o seu nome e contacto para: comunicacao.bparlsr@azores.gov.pt.

 

Nota Biográfica:

Francisco Cota Rodrigues:

Licenciado em Biologia e Geologia pela Universidade dos Açores, frequentou o curso de mestrado em Geologia da Engenharia na Universidade Nova de Lisboa e cursos de doutoramento nas Universidades de Granada e La Laguna (Canárias).

Doutorado pela Universidade dos Açores na especialidade de Engenharia do Ambiente.

Leccionou na Universidade de Mariland (USA) e é Docente na Universidade dos Açores, leccionando diversas disciplinas em cursos de licenciatura e mestrado;

Orientou várias teses de mestrado e de doutoramento e é autor de diversas comunicações e artigos em revistas da especialidade no domínio da hidrologia.

 

Mais eventos na ilha Terceira, aqui!

Partilhe

Local

Terceira – Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
Angra do Heroísmo, 9700-054
+ Mapa do Google
Telefone:
295 401 000