Publicidade

- Este evento já decorreu.
Oficina de Desenho N’O Lugar da Luz
Março 11 @ 14:00 - 17:00

A Câmara Municipal de Lagoa, através do Museu de Lagoa – Açores, em parceria com os Urban Sketchers, irá promover, no dia 11 de Março, pelas 14h00, a oficina de desenho em caderno «N’O Lugar da Luz», dinamizada por Alexandra Baptista. Esta iniciativa contará com a presença de Filipe Franco, artista que tem a sua exposição patente no convento de Santo António e que realizará um trabalho de mediação entre os presentes e a sua obra.
A iniciativa insere-se num programa de serviço educativo que a autarquia se encontra a desenvolver no âmbito da exposição «O Lugar da Luz» de Filipe Franco. Desta feita, para além do público escolar, pretende-se abranger outros públicos e é nesse sentido que se integra a acção. Na sessão, Alexandra Baptista irá desafiar os presentes à prática de desenhos in situ, fazendo a ponte com as peças que integram a exposição, partindo do pressuposto de que a luz pode ser um material pictórico.
Alexandra Baptista é formada em Artes Plásticas/Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, professora dedicada às artes visuais do ensino secundário e urbans ketcher. É anfitriã do (a)Riscar o Património, em São Miguel e foi anfitriã na Sketch Tour Portugal Açores. Em 2021, realizou uma exposição virtual de desenhos intitulada “CCC (a)dentro – Desenhos in situ”, registando a ambiência do Centro Cultural da Caloura e a colecção de arte que o espaço possui. Ainda no âmbito desta exposição, desenvolveu uma actividade de serviço educativo para jovens do ensino profissional. É, também, a curadora da exposição «No feminino», actualmente, patente no Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada.
A oficina, a decorrer na Lagoa, destina-se aos urban sketchers e ao público em geral, no entanto as inscrições são limitadas. Neste sentido, os interessados devem inscrever-se até ao dia 9 de Março, através dos endereços de email museu@lagoa-acores.pt ou urbansketchersazores@gmail.com. Para mais informações, poderão contactar, através do telefone 296 912 510.
De relembrar que, a exposição «O Lugar da Luz» se encontra aberta ao público, até 17 de Março, no convento de Santo António, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 e aos sábados das 14h00 às 17h30.