Publicidade

Atlantiprotao
BASE_horz_cover
Atlantiprotao

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

“Oceanos, infinito azul”

Outubro 31 @ 9:30 - 18:00

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro em parceria com o Instituto de Investigação em Ciências do Mar – OKEANOS – Universidade dos Açores, organiza a exposição “Oceanos, infinito azul”, no âmbito da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável/2021 a 2030 e do Objectivo 14 da Agenda 2030, da ONU, “Proteger a vida marinha”.

A exposição estrutura-se em dois momentos: de 3 de Março a 30 de Junho “A vida na água” e de 7 de Julho a 31 de Outubro “Oceano, fonte de desenvolvimento sustentável”. Esta iniciativa tem o seu foco nos Açores, mas com uma abordagem a temáticas gerais, com o objectivo de sensibilizar e dar a conhecer o que está a ser feito ao nível da protecção e exploração sustentável dos Oceanos e o que pode e deve ser concretizado nesta década.

Com uma forte componente didáctica, será de leitura fácil e acessível a todas as idades e constará de documentação impressa, audiovisual, algumas peças e espécies marinhas. Terá um programa complementar com a realização de conferências, fóruns de discussão, actividades ao ar livre e exibição de filmes e documentários.

A inauguração da exposição decorrerá no dia 3 de Março, pelas 18h00, a que se seguirá uma conversa entre o investigador do Instituto de Investigação em Ciências do Mar – OKEANOS – Filipe Mora Porteiro e a jornalista Andreia Fernandes.

 

No âmbito da dinamização do primeiro momento (3 de Março a 30 de Junho) da exposição “Oceanos, infinito azul” realiza-se o fórum de discussão sobre a poluição dos mares, com a participação de Eduardo Brito de Azevedo, Professor Jubilado da Universidade dos Açores; Carlos Leal, do Centro de Ciência de Angra do Heroísmo; João Rocha, da Marine Waste on Terceira Island; João Garcia (aluno da ESJEA) e Inês Botelho (aluna da ESTB), moderado pela professora Madalena Duarte, no dia 24 de Março às 18:00h.

Informa-se ainda que outras actividades ocorrerão em Abril, Maio e Junho, a divulgar oportunamente.

 

Notas Biográficas

Eduardo Manuel Vieira de Brito de Azevedo

Engenheiro, Doutor em Ciências do Ambiente e Professor Jubilado da Universidade dos Açores da área das Ciências da Atmosfera. Gestor da “Eastern North Altantic (ENA), Graciosa Island ARM Research Facility”, financiada pelo DOE dos EUA e operacionalizada pelo Los Álamos National Laboratory. Promotor do Centro de Estudos do Clima Meteorologia e Mudanças Globais, actualmente Grupo do IITAA da UAc. Co-promotor do Observatório do Ambiente dos Açores e membro da respectiva Direcção. Promotor e gestor da rede de observação da agitação marítima dos Açores. Autor e co-autor de artigos científicos (SCOPUS ID: 6603239456). Promotor de vários projectos de onde se destacam os CLIMAAT (Clima e Meteorologia dos Arquipélagos Atlânticos) e o ProAAcXXIs (projecção das AC nos Açores para o século XXI). Membro da equipa do SIAM_II e autor da metodologia utilizada para a espacialização da climatologia dos arquipélagos portugueses (modelo CIELO, Clima Insular à Escala LOcal). Responsável pela Estratégia Regional para as Alterações Climáticas. Membro da Academia de Marinha. Agraciado pelo Presidente da República Portuguesa com o grau de Comendador da Ordem da Instrução Pública.

 

António Carlos Alcobia Leal

Natural da ilha Terceira, com 42 anos de idade, é licenciado em Biologia – ramo ambiental e evolução em 2003 pela Universidade dos Açores e Mestre em Educação Ambiental pela mesma academia, em 2011, com a tese “Paul da Pedreira do Cabo da Praia – Contributo das perceções ambientais para a sua preservação”. É membro integrante desde Junho de 2008 sendo actualmente o Coordenador do Observatório do Ambiente dos Açores – Centro de Ciência de Angra do Heroísmo, onde tem nos últimos 14 anos, concebido, produzido, organizado e realizado inúmeras actividades, eventos, exposições, debates, conferências e cursos de várias áreas científicas e ambientais para várias tipologias de público-alvo. Desde sempre esteve activamente envolvido nas questões ambientais, integra actualmente a Direcção da Associação Gê-Questa. Foi ainda presidente da Direcção e fundador da Associação de Surf da Ilha Terceira entre 2009-2011, onde lutou activamente pela salvaguarda das ondas terceirenses e seus respectivos ecossistemas costeiros. Nos seus tempos livres para além da paternidade de dois filhos, gosta de praticar desportos de mar, trabalhar na horta, música e ioga.

 

João Rocha

Terceirense, de 28 anos, frequenta o 4º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Saúde de Angra do Heroísmo. Nos seus tempos livres, tem como hobbies cozinhar, ler, praticar desportos ao ar livre (canoagem de mar, BTT, trail run, natação e mergulho em apneia) e de estar perto do mar. Cresceu praticamente dentro de água e foi isso que o fez desenvolver este gosto pelo mar. Desde que se lembra, na sua infância, trazia sempre alguma coisa do mar, que não lhe pertencia (O LIXO MARINHO).

 

Madalena Duarte

Licenciada em Ciências Biológicas (pela Universidade Gama Filho em 1979, Rio de Janeiro), em Biologia – Ramo Educacional (equivalência pela Universidade Portuguesa, 1982) e em Biologia – Ramo de Formação Científica (pela Faculdade de Ciências de Lisboa, 1984). Iniciou a sua actividade lectiva em 1980, tendo posteriormente tirado um mestrado em Supervisão Pedagógica, pela Universidade de Aveiro em 2000. Foi professora do ensino básico e secundário nas disciplinas de Ciências Naturais, Biologia e Geologia. Exerceu a sua actividade lectiva maioritariamente na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, Angra do Heroísmo (a partir de 1985/86). Directamente relacionado com a sua actividade lectiva, foi vogal do Conselho Directivo, Directora de Turma, Delegada de Grupo, Directora de Instalações, Coordenadora de Departamento, Coordenadora da Delegação Regional para o Júri Nacional da Prova de Aferição, Responsável do Agrupamento da Região Açores para os Exames Nacionais do 12º ano, Supervisora de Exames Nacionais – Biologia e Geologia (702) e Coordenadora do Agrupamento de Exames Nacionais na Região. Finalizando a sua actividade lectiva em Setembro de 2022. No âmbito da supervisão pedagógica, foi ainda orientadora de Estágio Integrado, Delegada / Acompanhante ao 2º ano da Profissionalização em Serviço e Supervisora de estágio integrado de Biologia / Geologia.

 

Nota Biográfica: Investigador Filipe Mora Porteiro

Filipe M. PORTEIRO foi assessor do Ministro do Mar da República Portuguesa entre 2021 e 2022, Director Regional dos Assuntos do Mar do Governo Regional dos Açores entre 2013 e 2020, presidente do Conselho de Administração da Associação para o Desenvolvimento e Formação do Mar dos Açores (ADFMA) e presidente do Observatório do Mar dos Açores entre 2009 e 2013. Entre 1989 e 2013 e desde Abril de 2022 é investigador sénior inserido na careira Técnica Superior do quadro da Universidade dos Açores, OKEANOS, Instituto de Investigação em  Ciências do Mar. Licenciado pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1988) e doutorado pela Faculdade de Ciências da Universidade de Liverpool (2005). Trabalhou em políticas públicas para valorização do espaço e dos recursos marinhos, em áreas como a economia do mar, gestão costeira integrada e licenciamento, conservação do meio marinho e áreas marinhas protegidas, ordenamento do espaço marítimo, investigação científica aplicada à gestão dos recursos marinhos e actividades marítimas, literacia dos oceanos;) formação profissional em profissões do mar, entre outras no quadro da política marítima integrada. Entre 2013 e 2020, geriu uma equipa de cerca de 40 pessoas, foi responsável por cerca de duas dezenas de projectos nacionais e europeus; apresentou comunicações em cerca de uma centena de eventos regionais, nacionais e europeus; pertenceu a mais de vinte grupos de trabalho e comissões técnicas e políticas. Na carreira científica investigou cefalópodes, peixes e corais de água fria, em ambientes insulares, no meio pelágico, em montes submarinos, cristas oceânicas e campos hidrotermais profundos. Participou em duas dezenas de campanhas oceanográficas, mergulhou em diversos submarinos tripulados de investigação, apresentou palestras e posters científicos em mais de 75 fóruns. É autor e co-autor de cerca de 50 artigos indexados, 17 livros e capítulos de livros e mais de 150 outras contribuições científicas e técnicas. Foi autor e promotor de dezenas de exposições temáticas, DVD, publicações e outras iniciativas de educação ambiental e promoção da literacia dos oceanos.

 

Mais eventos na ilha Terceira, aqui!

Partilhe

Local

Terceira – Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
Angra do Heroísmo, 9700-054
+ Mapa do Google
Telefone:
295 401 000
Publicidade