A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Museu Mundi – Noite Europeia dos Museus

Maio 14 @ 16:00 - 23:30

Cruzando a memória com a actualidade e a reflexão com a fruição, o Museu de Angra do Heroísmo assinala mais uma vez a Noite Europeia dos Museus, este ano celebrada a 14 de Maio, com um programa de actividades subordinado ao tema Museu Mundi, que integra um ciclo tour pelos diferentes núcleos do MAH, inauguração de exposições e mostras, visitas orientadas e uma feira de sabores no claustro do Edifício de São Francisco, para além de animação musical.

Mediante a exploração da dimensão universal do seu acervo e da colaboração com diversos parceiros públicos e privados, o Museu de Angra do Heroísmo, pretende, com este programa lúdico-cultural, enfatizar uma mensagem de tolerância, demonstrando que a partilha de vivências e saberes entre os diferentes povos e civilizações resulta enriquecedora para toda a humanidade.

Assim, pelas 16h00, terá lugar a concentração dos ciclistas participantes no ciclo tour, MAH de Bicla, no adro da Igreja de Nossa Senhora da Guia. O grupo partirá em direção à Carmina| Galeria de Arte Contemporânea Dimas Simas Lopes e Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima, para depois regressar ao Edifício de São Francisco. Serão distribuídas t-shirts alusivas ao evento aos 30 primeiros inscritos através do e-mail museu.angra.agenda@zores.gov.pt.

Pelas 17h00, será inaugurada a mostra Miniaturas de Veículos de Emergência | Colecção de Lúcio Fernandes. Na ocasião, decorrerá a cerimónia de formalização da doação ao MAH desta vasta colecção pelos familiares do coleccionador. De seguida, pelos 18h00, proceder-se-á à abertura da exposição Prazer do Espírito e do olhar | Paisagem e Viagem em Arte Portuguesa da Colecção do Arquipélago, na Sala Dacosta, que contará com uma visita orientada pela historiadora de arte Diana Santos.

Paralelamente, pelas 18h30, abrirão os quiosques que integram o Museu Gastronómico em que se referenciam pratos e bebidas tradicionais de diferentes países. Estarão presentes A Africana, La Rosa | Sabores MexicanosMade in AzoresDoce LaranjaBocas | Sabores do Mundo e Brazuka | Caipirinhas.

Os “Heróis” de Capelinhos, mostra organizada pelo Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores,  ficará patente ao público a partir das 19h00, contando com uma apresentação de Eduardo Almeida.

Entre as 20 e as 21h00,  Museu Mundi, uma visita orientada pelos conservadores das diferentes Unidades de Gestão do Museu de Angra do Heroísmo, possibilitará um melhor conhecimento de peças ícone do MAH que evidenciam intercâmbios de natureza cultural, económica, política e religiosa entre diferentes regiões do mundo.

A Cor da Identidade, uma mostra de trajes tradicionais ucranianos, em que se homenageia o povo ucraniano através de uma das suas expressões identitárias, inaugurará pelas 21h00, no auditório do MAH.

Finalmente, pelas 22h00, terá início um espectáculo de música brasileira com Cacau & Cunha + Silas.

Mais eventos na ilha Terceira, aqui!

Partilhe

Detalhes

Data:
Maio 14
Hora:
16:00 - 23:30
Categorias de Evento:
, ,
Etiquetas de Evento:
, , , , , ,

Local

Terceira – Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de São Francisco
Angra do Heroísmo, 9701-875
+ Mapa do Google
Telefone:
295 240 800