Publicidade

- Este evento já decorreu.
Mesa-redonda: Visões do Futuro – A Inteligência Artificial Como Ferramenta de Imaginação na Arte
Setembro 16 @ 18:00 - 19:30

No dia 16 de Setembro, às 18:00h, o Arquipélago recebe a mesa-redonda Visões do Futuro – A Inteligência Artificial Como Ferramenta de Imaginação na Arte com Leonel Moura, Fernando Velázquez e Rafael Monteiro.
Leonel Moura é um conceituado artista português cuja obra nos fins da década de 1990 passou da fotografia para a inteligência artificial e arte robótica. Desde então, o artista tem produzido vários Robôs Pintores e o Robotarium, um zoo para robots, o primeiro deste tipo no mundo. Uma das suas criações, o RAP (Robotic Action Painter) de 2006, é um robot que faz desenhos baseados em emergência e estigmergia, decide quando a obra está pronta e a assina. O RAP é exibido como instalação permanente no American Museum of Natural History em Nova York.
Fernando Velázquez é artista, curador e professor. Investiga os dispositivos técnicos enquanto agentes mediadores da percepção e na sua relação estruturante dos paradigmas vigentes, particularmente o tecnosolucionismo, o antropoceno e os estudos decoloniais. O seu trabalho inclui instalações, objectos, vídeos, performances audiovisuais e imagens criadas com recursos algorítmicos que buscam envolver o espectador em narrativas paradoxais, hiperbólicas e ritualísticas. Expôs o seu trabalho em instituições como Centre Pompidou (França), Cantor Arts Center, Universidade Stanford (EUA) e Itaú Cultural (Brasil). Participou da Bienal do Mercosul (Brasil) e da WRO Bienal (Polónia) e fez residência no IRCAM/Pompidou e MC 93 (Paris) dentre outros.
Rafael Monteiro é Doutor em Matemática Aplicada pela Indiana University, EUA. Possui mais de 6 anos de experiência realizando pesquisa em Formação e Reconhecimento Estatístico de Padrões. Possui pós doutorados pela Universidade de Minnesota (EUA) e a Universidade de Tohoku (Japão). Nesta última, trabalhou com aplicação de metodologias estatísticas e computacionais – como ML/IA, reconhecimento de padrões – nas Ciências dos Materiais, abordando consistentemente a intersecção da matemática com os desafios do mundo real.
Entrada livre.
Workshop de 18 a 22 de Setembro das 18 às 20:30h.
Inscrições limitadas a 10 participantes: arquipelagocentrodeartes@azores.gov.pt
Custo: 15€
23 de Setembro às 18:00h – Apresentação dos trabalhos do workshop.
Foto meramente ilustrativa: DR