A carregar Eventos

« Todos os Eventos

Mental – Festival da Saúde Mental (Ponta Delgada)

Setembro 17 @ 18:00 - Setembro 19 @ 22:30

Mental - Festival da Saúde Mental Ponta Delgada

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada recebe Mental – Festival da Saúde Mental Ponta Delgada, de 17 a 19 de Setembro. Acede aqui ao programa!

 

Programa:

 

17 de Setembro

18:00 h – Discurso de boas-vindas, com Ana Pinto Coelho (Directora do Festival Mental), Paula Domingos (Programa Nacional para a Saúde Mental) e Clélio Meneses (Sr. Secretário Regional da Saúde e Desporto).

18:15 h – M-Cinema Mostra Internacional de Curtas e Longas Metragens:

 

ENTRADA GRATUITA

Bilhete sujeito à lotação da sala.
Atenção: devido às normas da DGS, os lugares estão limitados, as pessoas serão admitidas por ordem de chegada. Não é permitida a entrada na sala após o início das sessões. Chegue atempadamente.

“Veo Veo“ (Eu Vejo), AR

REALIZADOR: RAMA, Red Argentina de
Mujeres y Disidencias de la Animación
DURAÇÃO: 05:29
PAÍS DE PRODUÇÃO: Argentina
GÉNERO: Animação
ANO DE PRODUÇÃO: 2019
IDIOMA: N/A

O veo veo é um jogo de descoberta. Através de perguntas e dos sentidos, deduz-se o que outra pessoa que não nós, está a observar. Nesta animação reúne-se a visão de 33 mulheres, registando o que vêm tal como o sentem e levando esta perceção para o mundo animado. “Eu sou uma que vê, mas lembro que outra vê também, assim como outras mais. Somos muitas que atentamente nos reflectimos em múltiplos olhos e visões, dispostas a enfrentar temas que nos interessam, que nos tocam ou que nos fazem sentir divididas. E também a projectar uma fantasia em nome da criação colectiva.”

 

“Pårørende”, (Amor Indivisível), DK

REALIZADOR: Vibe Mogensen
DURAÇÃO: 52:00
PAÍS DE PRODUÇÃO: Dinamarca
GÉNERO: Documentário
ANO DE PRODUÇÃO: 2021
IDIOMA: Dinamarquês COM LEGENDAS PT

Este filme relata o amor incondicional sentido pelos pais para com os filhos, e que pode sofrer dificuldades quando os filhos sofrem de uma doença do foro psicológico. Através de sessões de terapia de grupo, iremos conhecer a história de alguns pais nessa situação.

 

20:30 h – M-Talk “Ansiedade”, com moderação de Rui Paiva (jornalista).

Oradores:

Maria João Barros

Psicóloga e psicoterapeuta, é especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia Comunitária pela Ordem Psicólogos Portugueses e pelo Ministério da Saúde é especialista em Psicologia Clínica. Iniciou em 1989 a actividade profissional em Organizações Não Governamentais. Desde 2014 é coordenadora do projecto de investigação acção “Tu És Único”, com a intervenção de um programa para prevenção de riscos e promoção da saúde mental na adolescência. Formada com licenciatura pré-Bolonha em Psicologia Clínica pelo ISPA-IU, tem estudos pós-graduados em Psicoterapia e Psicologia da Saúde pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e formação em Psicoterapias Breves e em Psicoterapia Interpessoal. Foi vogal do Colégio da Especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde da Ordem dos Psicólogos Portugueses, presidente da sua Comissão Instaladora. Integra desde a 1ª edição a equipa dos seleccionadores e é júri residente do Festival da Saúde Mental.

Luís Gonçalves

Psicólogo clínico, psicoterapeuta, supervisor e director clínico da Psinove.
A sua carreira tem-se focado na área clínica e na organizacional. Mais em concreto, o seu trabalho diário passa pela psicoterapia com adultos em áreas como perturbações do controlo de impulsos, perturbação borderline da personalidade, perturbação obsessivo-compulsiva, depressão, ansiedade, burnout ou relações abusivas. Em contexto organizacional, as suas áreas de intervenção passam pela prevenção e intervenção nos riscos psico-sociais, prevenção e intervenção no burnout, mindfulness, gestão de equipas de trabalho ou resiliência. É também supervisor clínico de estagiários académicos, profissionais e de psicólogos clínicos.

 

21:45 h – Filme temático: ANSIEDADE “Guia Para um Final Feliz”.

Sinopse: 

Após passar algum tempo internado numa clínica psiquiátrica devido a problemas emocionais que quase lhe destruíram a vida, Pat pretende começar tudo de novo e remediar os erros do passado. No entanto, enquanto tenta uma reaproximação com os seus pais e uma reconciliação com a ex-mulher Nikki, Pat conhece Tiffany, uma rapariga que luta contra os seus próprios demónios e que muda o curso das suas intenções.

 

18 de Setembro

18:00 h – M-Cinema Mostra Internacional de Curtas e Longas Metragens:

“Tenho Medo do Medo”, PT

REALIZADOR: Cátia Silva
DURAÇÃO: 06:40
PAÍS DE PRODUÇÃO: Portugal
GÉNERO: Ficção
ANO DE PRODUÇÃO: 2020
IDIOMA: N/A

Júlia tem medo do medo.
Este projecto aborda a saúde mental e como ela é capaz de descontrolar todo o nosso corpo e mente de forma abusiva. Basta um momento para correr tudo mal, e é por isso, que é fundamental a educação e sensibilização da saúde mental na nossa sociedade

 

“The Colour of Shadow” (A Cor da Sombra), NO

REALIZADOR: Martin A. Walther
DURAÇÃO: 15:00
PAÍS DE PRODUÇÃO: Noruega
GÉNERO: Documentário
ANO DE PRODUÇÃO: 2020
IDIOMA: Norueguês COM LEGENDAS PT

A 12 de Março de 2020, a Noruega isolou-se de acordo com as restrições governamentais de combate à Covid-19. Este curto filme documenta como a pandemia afectou as vidas de muitas pessoas vulneráveis em Oslo; a cidade que foi em tempos conhecida como a “capital da droga” na Europa.

 

“Crux” (O Nó), CA

REALIZADOR: Zac Hoffman,
Casey Dubois
DURAÇÃO: 34:00
PAÍS DE PRODUÇÃO: Canadá
GÉNERO: Documentário
ANO DE PRODUÇÃO: 2021
IDIOMA: Inglês COM LEGENDAS PT

A saúde mental de Harvey Wright foi moldada pelo trauma, depressão e um coração partido, mas paralelamente cresceu a vontade de escalar. A escalada dá-lhe um propósito e ajuda-o a conectar-se com a natureza, com outros e consigo próprio. Um processo de cura revelou-se, mas a sua saúde mental tem sido fortemente testada pela pandemia da Covid-19 e pelo isolamento solitário que esta implica, forçando-o para longe das montanhas e da escalada.

 

20:30 h – M Talk: Toxicodependências, com moderação do jornalista Paulo Simões.

Oradores:

Catarina de Sousa e Inverno

Assistente Social na Clínica Linha d’Água, especializada em tratamento de comportamentos adictivos e dependências. Profissionalmente intervém na fase de acolhimento, reinserção e desenho de projectos para respostas complementares ao tratamento em regime de internamento da clínica, onde aplica conhecimentos especializados em técnica de intervenção em toxicodependências; adicções químicas e comportamentais; perturbação de jogo; ciberbullying; entrevista motivacional; terapia familiar e intervenção sistémica. Gosto pela formação contínua, adora praia, sol e viajar.

Américo Nave

Psicólogo Clínico, trabalha com populações vulneráveis – pessoas que consomem drogas, pessoas em situação de sem-abrigo, requerentes de asilo, refugiados e migrantes.

Tem 18 anos de experiência profissional na implementação e coordenação de projectos de redução de riscos com equipas multidisciplinares, como centro drop-in, programas Housing First, equipas de rua, programas de metadona de baixo limiar e, na área do tratamento, numa comunidade terapêutica.

Actualmente, coordena o projecto É UMA CASA, Lisboa Housing First, destinado a pessoas em situação crónica de sem-abrigo com uso de substâncias psico-activas, e outros projectos de redução de riscos, todos desenvolvidos pela CRESCER, Associação da qual é Director Executivo e membro fundador.

Rui Correia

Médico Psiquiatra pelo Hospital de Santa Maria e pela Ordem dos Médicos.

Ex director do Serviço de Psiquiatria da Ordem dos Médicos.

Competência em Medicina Aeronáutica pela Ordem dos Médicos.

Docente na pós-graduação em Medicina Social na Universidade Católica de Lisboa.

Director Clínico do Creta. Director Clínico do Heritage. Medical Assessor na ANAC.

 

19 de Setembro às 21:00 h – My Story, My Song, com André Viamonte, acompanhado por Bruno Duro (pianista e direcção musical).

 

 

Mental – Festival da Saúde Mental é uma produção da Safe Space Portugal, uma associação sem fins lucrativos, que nasceu em 2017 para combater a iliteracia sobre a saúde mental. Conta com a co-produção do Programa Nacional Para a Saúde Mental da Direcção Geral da Saúde.

A plataforma escolhida é a cultura no seu sentido mais lato e as artes em particular, veículos extraordinários para o combate ao estigma, vergonha e falta de informação pública e geral.

Com foco na programação, exposição e discussão, o MENTAL conheceu em três anos um grande impacto a nível de participantes e públicos que assistiram a mostras de cinema internacional, M-Talks (debates públicos) sobre os temas abordados e correspondentes longas metragens, peças de teatro, dança, música e edição literária com chancela própria.

MENTAL tem um interesse de saúde pública único e a escolha de ambientes e espaços seguros e comuns, como cinemas, auditórios e salas de exposições, convida à promoção, à partilha de experiências e à comunicação de ideias, ao mesmo tempo que se combate o estigma, preconceito e isolamento.

O MENTAL integra a board direction da rede internacional Nefele Network.

 

Mais eventos na ilha de São Miguel, aqui!

 

Partilhe

Local

São Miguel – Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Avenida Gaspar Frutuoso, 12
Ponta Delgada,Açores9500-054
+ Mapa do Google
Telefone:
296305040