A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Lançamento do livro Poemas do Próximo Livro de Henrique Levy

Maio 13 @ 18:00 - 19:30

Lançamento do livro Poemas do Próximo Livro de Henrique Levy

Poemas do Próximo Livro, de Henrique Levy, será lançado no dia 13 de Maio às 18:00h no Centro Natália Correia. O livro será apresentado por Ângela de Almeida.

 

«Com um título que se anuncia a si mesmo e se adia porque não se conclui, “Poemas do próximo livro” de Henrique Levy convoca-nos, pela consciência de uma existência que só adquire substância na sua transformação, à contemplação da vida como inacabado lugar da morte e à compreensão do autor como espaço nascente de alteridades.

É o desfazer da ilusão que oculta Cronos a devorar idades; é o desnudar da dependência ontológica entre a criatura e o seu criador, como a libertadora e plural possibilidade de ser.
Sem querer deter-me na discussão se é o poeta canal de musas, produtor ou criador de obras, evidencio a visão inesperada que Henrique Levy nos dá do poeta enquanto condutor de deuses; uma imagem que requer de contemplação, porque não pretende fazer depender do autor a atuação de um plano divino, ou, segundo Jung, das forças que constelam o nosso inconsciente, antes torna-a concomitante a um processo de revelação consciente de que o ser humano é partícipe e, ao mesmo tempo, o inacabado resultado».

Frederico Custódio, in Prefácio

 

Henrique Levy

Poeta e romancista, é portador de uma identidade com várias pertenças. Cidadão português, nascido em Lisboa, com nacionalidade cabo‑verdiana. Viveu em diversos países da Europa, Ásia, África e América. Reside, por opção, na ilha de São Miguel. É autor de cinco romances: Cisne de África (2009); Praia Lisboa (2010); Maria Bettencourt Diários de Uma Mulher Singular (2019); Segredo da Visita Régia aos Açores (2020); Memórias de Madre Aliviada da Cruz (2021). É autor de seis livros de poesia, Mãos Navegadas (1999); Intensidades (2001); O silêncio das Almas (2015); Noivos do Mar (2017); O Rapaz do Lilás (2018); Sensinatos (2019). Editou, em co-autoria com Ângela de Almeida, em 2020, o livro de poemas Estado de Emergência (2020). Editou e anotou A Sibylla – Versos Philosophicos (2020), de Marianna Belmira de Andrade, cuja primeira edição data de 1884. Assinou vários ensaios literários, publicados na imprensa e em revistas literárias. Tem poemas e contos dispersos por diferentes Antologias, sendo, também, coordenador da editora açoriana Nona Poesia.

 

Poderás adquirir o livro Poemas do Próximo Livro na Livraria Letras Lavadas, em Ponta Delgada, ou na loja online, aqui!

Mais eventos na ilha de São Miguel, aqui!

Partilhe

Local

São Miguel – Centro Natália Correia
Rua do Monte, s/n
Ponta Delgada, Fajã de Baixo 9500-451
+ Mapa do Google
Telefone:
296 636 139