Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Lançamento do livro “Notas da Ilha”, de Teresa Canto Noronha

novembro 13 @ 18:00 - 19:00

A escritora e jornalista Teresa Canto Noronha irá lançar o seu primeiro livro Notas da Ilha, uma edição Letras Lavadas, no dia 13 de novembro às 18:00 h, na Livraria Letras Lavadas, em Ponta Delgada.

A obra será apresentada pela jornalista Lena Goulart.

Teresa Canto Noronha juntou as notas que foi escrevendo, no que chamou de uma espécie de blogue, e que são uma muito pública demonstração de amor por S. Miguel, onde nasceu, e a que chama ‘a ilha no meio do oceano mar’.
São, também, a prova de uma reconciliação com o passado e de uma maturidade adquirida pelo passar dos anos e pelo reavivar de memórias. A Letras Lavadas edita “Notas da Ilha”, o livro de crónicas da jornalista, e escritora açoriana, que reúne textos escritos entre a Primavera de 2017 e o Outono de 2019. Para Nuno Costa Santos, “Notas da Ilha” é um cativante exercício de memória e de actualização dessa memória desenhado em modo directo e curto, coerente com a forma como se designa. Mais do que um projecto, este é um modo de respirar. A respiração sem complexos de quem um dia deixou a ilha e a ela regressa com o respeito de a tratar como merece: com doçura e frontalidade. Lê-la é um prazer. Ouvi-la também. Aconselha-se por isso uma leitura em voz alta, daquelas que se faziam antigamente, junto às lareiras com vista para o mar.
“Notas da Ilha” é o primeiro livro de Teresa Canto Noronha, nascida em Ponta Delgada, em 1967. Estudou Engenharia Química no Instituto Superior Técnico de Lisboa, onde entrou em 1985, mas nunca terminou a licenciatura. Tornou-se jornalista em 1989.
Trabalhou na RTP e foi correspondente internacional em Bruxelas e em Roma, onde viveu entre 2000 e 2006.
Regressou a Lisboa e passou a integrar os quadros da redacção da SIC, onde trabalha actualmente.
A par da carreira jornalística começou, em 2001, a trabalhar como artista plástica.
Nos últimos anos participou em diversas exposições colectivas e individuais.
Em 2017 criou uma página de Facebook, que diz ser uma ‘espécie de blogue’, onde caem as Notas da Ilha: textos sobre as memórias e vivências actuais de quem nasceu e cresceu em S. Miguel; onde regressa todos os anos e de onde, apesar da distância, nunca saiu completamente.

Partilhe

Detalhes

Data:
novembro 13
Hora:
18:00 - 19:00
Categorias de Evento:
,
Evento Tags:
, , , , ,

Local

São Miguel – Livraria Letras Lavadas
Largo da Matriz, 69
Ponta Delgada, 9500-094
+ Google Map
Fechar Menu