Publicidade

- Este evento já decorreu.
Lançamento do livro “Mosteiros Franciscanos nos Açores no Século XXI: Memórias da Religiosidade no Feminino”
Maio 20 @ 17:30 - 18:30

No dia 20 de Maio, às 17:30h, o Museu Vivo do Franciscanismo será palco do lançamento do livro “Mosteiros Franciscanos nos Açores no Século XXI: Memórias da Religiosidade no Feminino”, do Professor Doutor Duarte Nuno Chaves.
O livro será apresentado pela Doutora Maria Luísa Jacquinet.
Esta publicação, coordenada por Duarte Nuno Chaves, investigador do CHAM – Centro de Humanidades da Universidade dos Açores e editada pelas Letras Lavadas, surge dois anos após a edição do livro Conventos Franciscanos nos Açores do Século XXI: memórias da Província de S. João Evangelista. Esta obra reúne os dados da pesquisa efectuada por especialistas na matéria, realizada nas ilhas açorianas, a partir dos quais é possível uma abordagem à presença franciscana feminina desde o período da Idade Moderna até à contemporaneidade.
Nota Biográfica
Duarte Nuno Chaves
Duarte Nuno da Silva Vieira Chaves, nasceu a 14 de janeiro de 1967, natural da cidade do Funchal.
Doutor em História da Arte pela Universidade de Évora, Mestre em Património Museologia e Desenvolvimento e Licenciado em Património Cultural pela Universidade dos Açores.
Na qualidade de Bolseiro do Fundo Regional de Ciência e Tecnologia do Governo Regional dos Açores realizou, de 2017 a 2021, um projeto de pós-doutoramento intitulado “Religiosidade e memória coletiva em contexto de turismo cultural”.
É investigador do CHAM – Centro de Humanidades, unidade de investigação interuniversitária, vinculada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e à Universidade dos Açores, desde 2010, na qual exerce funções de coordenador do grupo de investigação “Arte, História e Património” e de subdirector do núcleo deste centro na Universidade dos Açores.
Na Universidade dos Açores colabora, enquanto Professor Auxiliar Convidado, nas licenciaturas de História, Turismo e pós-graduação em Turismo Cultural, sendo responsável pela orientação de dissertações de mestrado e teses de doutoramento na área do Património Cultural, bem como na participação em júris para a obtenção dos graus de mestre e doutor.
Enquanto coordenador, autor e coautor é responsável pela edição e participação em diversos livros, artigos e capítulos, editados em Portugal, Espanha, Polónia e Brasil, versando questões ligadas ao espaço insular da Macaronésia, particularmente sobre os domínios da História e do Património Cultural.
É também o Director Regional dos Assuntos Culturais desde Março de 2023.