Publicidade

- Este evento já decorreu.
Lançamento do livro “Migrações de Retorno no Contexto Insular Açoriano”
Fevereiro 17 @ 17:30 - 19:00

O lançamento do livro “Migrações de Retorno no Contexto Insular Açoriano. O Regresso Voluntário à Região de Origem – A Experiência Faialense”, de Filipa Violante Couchinho, será no Salão Nobre da Câmara Municipal da Horta, no dia 17 de Fevereiro às 17:30h.
A apresentação da obra ficará a cargo da Dra. Alzira Silva, e quem irá presidir à sessão será o Presidente da Câmara da Horta, Dr. Carlos Ferreira.
Sinopse:
O presente estudo tem por objecto o regresso, de forma voluntária, de migrantes naturais da ilha do Faial à sua ilha de origem, preferencialmente, desde o início do século XXI, em resultado de migrações internacionais e/ou internas. Este trabalho de investigação, partindo da incontornável realidade migratória (internacional e interna) associada ao arquipélago dos Açores, tem objectivos exploratórios (de levantamento e identificação de situações de retorno no período em estudo, relativamente à comunidade em apreço), descritivos (de caracterização da situação dos ex-migrantes – emigrantes e migrantes internos – regressados ao arquipélago) e explicativos (de verificação, análise e avaliação das dinâmicas de regresso à região de origem). Os objectivos elencados permitirão focar os aspectos mais relevantes do fenómeno da migração de retorno à ilha do Faial, designadamente, as causas – e sua relação com o contexto em que, quer a partida, quer o regresso se dão – os impactos e a sua continuidade, tendo presente que a contemporaneidade tem vindo a configurar novas formas de mobilidade, às quais o arquipélago não é indiferente. A opção por este tema surge porquanto o retorno não é uma matéria frequentemente investigada, ou facilmente quantificável; daí que o seu estudo represente um valioso contributo para ampliar o espectro de conhecimento sobre esta realidade. Esta investigação tem a particularidade de alicerçar as duas tipologias migratórias – internacional e interna – recorrentemente tratadas em separado, bem como levou à proposta de uma nova tipologia no estudo das migrações – a migração dual –, procurando estabelecer conexões entre os três tipos de ex-migrantes e assumindo o elemento ‘regresso’ uma importância preponderante na ligação entre tipologias. O facto de não existirem estudos com esta abordagem, no contexto insular açoriano, torna este estudo único, revestindo-se da maior relevância para a comunidade científica, para a sociedade em geral e para a comunidade açoriana em particular, o contributo que este representa para o conhecimento deste fenómeno migratório.