A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Lançamento de “A Sibylla” de Mariana Belmira de Andrade

Setembro 11 @ 17:30 - 18:30

A Sibylla

A Publiçor irá lançar uma nova chancela, a Nona Poesia, dedicada exclusivamente a este estilo literário, cuja primeira apresentação pública será com o lançamento do livro “A Sibylla – Versos Philosophicos”, da poetisa jorgense Mariana Belmira de Andrade. O lançamento será no dia 11 de setembro, às 17.30h, no Jardim da República, nas Velas, por Henrique Levy, coordenador da obra.

No próximo dia 11 de setembro, no Jardim da República, às 17:30, a convite da Câmara Municipal de Velas, Henrique Levy apresenta o livro de poesia A Sibylla-Versos Philosophicos, de Marianna Belmira de Andrade 1884/1921. Henrique Levy, coordenador da editora Nona Poesia é autor da edição e notas deste livro.

Marianna Belmira de Andrade deve ser entendida como a mais singular voz da poesia açoriana da sua época. Remetida ao silêncio pela generalidade da crítica, o eco dos seus versos, apesar de indiscutível qualidade, não chega ao continente português, e esbarra na indiferença da maioria dos literatos açorianos.

O nome da poetisa jorgense não consta em nenhum dicionário de Literatura Portuguesa. Todavia, é num contexto social em que vigora ainda um conservadorismo feroz que emerge a voz de Marianna Belmira de Andrade votada durante séculos não só ao isolamento geográfico, mas também ao arcaísmo sociocultural da condição de mulher em geral e da insular em particular.

Neste livro, Marianna Belmira de Andrade reprova a sociedade terratenente, a Igreja Católica e a instituição monárquica, responsabilizando-as pelo atraso do país, da pobreza e das desigualdades sociais. A autora revolta-se contra a condição das mulheres e o papel doméstico para que são relegadas, sendo-lhes negado o direito à instrução, o acesso à cultura, bem como o desempenho de qualquer função social relevante. Foi esta mesma sociedade misógina que durante 136 anos votou à proscrição a obra poética de Marianna Belmira de Andrade que agora se publica.

A Sibylla-Versos Philosophicos é o primeiro projeto que a editora Nona Poesia, dedica à divulgação de poetas dos territórios atlânticos de Língua Portuguesa; Portugal, Açores, Madeira, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Mariana BELMIRA DE ANDRADE, Poetisa e Professora, natural de Velas, nasceu a 31-12-1844 e faleceu a 17-02-1921. Praticamente viveu toda a sua vida na sua ilha natal de São Jorge, onde foi Professora Primária. Poetisa açoriana da geração realista. Recebeu apenas a educação consentida a uma rapariga do seu tempo e da pequena burguesia de província (Instrução Primária, Línguas, uns rudimentos de Música) e forrageou por si mesma o lastro literário que completou a formação do seu espírito.

Possuía um carácter indómito e pouco sociável e assumia-se andrófoba e refractária ao casamento. Não deixou, porém, de casar, ainda que só tardiamente (aos 34 anos de idade) e suportando por muito pouco tempo a “treva do himeneu”. Separada do marido logo a seguir ao nascimento do primeiro filho, habilitou-se ao Magistério Primário e dedicou-se daí em diante ao ensino das primeiras letras. Deixou dispersa vasta colaboração nos jornais dos Açores. Militante republicana com laivos de socialismo, ficcionista e principalmente poetisa, em volume publicou apenas Fantasias, 1875, e A Sibila, 1884, onde não escasseiam poemas de autêntico lirismo. O seu acentuado romantismo exprimiu-o em versos de métrica grandiloquente, mal coadunada com a sua feminilidade. Após o regicídio abandonou a actividade política e regressou à prática da fé católica.

Obras principais: Poesia: Fantasias, (Ponta Delgada, 1875), e A Sibila, (Velas, 1884); romance: A Esfinge, (espécie de autobiografia romanceada, deixada semi-inédita, extractos publicados no jornal A Ilha Graciosa, 1896).

 

Mais eventos em São Jorge, aqui!

Partilhe

Detalhes

Data:
Setembro 11
Hora:
17:30 - 18:30
Categorias de Evento:
, ,
Etiquetas de Evento:
, , , , ,

Local

São Jorge – Jardim da República
Rua Doutor Manuel de Arriaga
Velas, 9800-539
+ Mapa do Google
Publicidade
Farmaçor