A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Lançamento da “Grotta – Arquipélago de Escritores #5”

Junho 3 @ 18:30 - 21:00

Lançamento da "Grotta - Arquipélago de Escritores #5"

O lançamento do número 5 da revista Grotta, desta feita em Ponta Delgada, no Provisório, será na sexta-feira, dia 3 de Junho, às 18h30. Haverá open mic com leituras e set musical com JNAS.

O programa aqui segue:

Em relação à Grotta #5, na capa, e em entrevista, Álamo Oliveira, que integra os valores de uma revista que valoriza o espaço açoriano.  

No seu miolo participam autores de muitos arquipélagos. A poesia — de Luísa Ribeiro a Teresa M. G. Jardim, de Vítor Teves a Gonçalo Câmara. A prosa poética de José Gonçalves e André Pereira. Uma não-correspondência, também ela lírica, entre João Pedro Porto e Pedro Lucas. As facetas narrativas de Luís Rego e Diogo Ourique. Um ensaio pessoal de Bruno Baldaia a partir dos (seus) nomes da Graciosa. Numa vertente biográfica, há quem celebre a família, entre a ficção — Rogério Sousa — e a realidade — Júlio Tavares Oliveira; quem recupere figuras raras — Vânia Chagas; e quem invente vidas — Francisco Bradford Câmara, com o seu José Água-Viva.  

A açorianidade meteorológica-religiosa de Água-Viva, banhada em Espírito Santo, cruza-se com a “Açorianidade libidinosa” do texto de António João Correia. Para continuar a visita por uma versão menos idílica da vida insular açoriana, é de procurar “Viver É Para os Fracos”, de Pedro Parreira.  

Noutro grupo de gestos, estão os textos sobre livros e autores. Abordagens, assinadas por diferentes penas, aos imaginários de Mário Machado FraiãoJ. H. Santos Barros e Maria Brandão. Uma recensão sobre uma forma de literatura anti-vírus. Artigos sobre exposições. Um ensaio sobre dramaturgia de Miguel Soares de Albergaria.  

É de valorizar muitíssimo a publicação de um sample, escolhido, devidamente enquadrado e glosado por Vasco Rosa, da correspondência entre Pedro da Silveira Armando Côrtes-Rodrigues, no ano da comemoração do centenário do nascimento de Silveira.  

A atravessar a edição, a arte da caricatura de Pedro Evangelho Lopes. Design, como sempre, de Jaime Serra.  

A irmandade cultural entre os Açores e a Madeira pede formas de se estender e de encontrar novas rimas. É por isso que acolhemos neste número da Grotta textos de autores madeirenses – de Vítor Sousa a Teresa M. G. Jardim, de Irene Lucília Andrade a Maria Fernandes e a Davide José Drumond Freitas, autor de um poema magnificamente telúrico: «(…) toca o rajão / pisa a tinta negra nos lagares da origem / roda o fuso como se fosses a força dançante da ilha (…)».  

  

Caso seja esse o desejo, a Grotta #5 por ser adquirida por encomenda através do seguinte linkhttps://www.letraslavadas.pt/grotta-arquipelago-de-escritores-5/

Também está disponível nas seguintes livrarias: Letras Lavadas, em Ponta Delgada, InFólio e Loja do Adriano, em Angra do Heroísmo.

Mais eventos na ilha de São Miguel, aqui!

Partilhe

Detalhes

Data:
Junho 3
Hora:
18:30 - 21:00
Categorias de Evento:
,
Etiquetas de Evento:
, , , , ,

Local

São Miguel – Provisório
Marina de Ponta Delgada
Ponta Delgada, 9500-767
+ Mapa do Google