A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Jornadas do Ambiente 2022

Junho 3 @ 9:00 - Junho 4 @ 16:30

Nos dias 3 e 4 de Junho de 2022, o Município de Vila do Porto e o Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas de Santa Maria, irão promover as Jornadas do Ambiente 2022, evento formativo integrado no Plano de Actividades do Programa Bandeira Azul 2022, no âmbito da temática anual “Recuperação de Ecossistemas”.
Esta iniciativa, classificada como actividade de efeito multiplicador deste evento, é creditada pela Secretaria Regional da Educação e Cultura, permitindo assim envolver toda a comunidade docente, na medida em que cooperarão para a transmissão de conhecimentos e promoção de debates contribuidores para a disseminação de conhecimentos sobre a importância da conservação e recuperação de espécies, habitats e ecossistemas, suas principais ameaças, e projectos desenvolvidos ou em curso para o efeito, e ainda envolver toda a população em geral.
As Jornadas do Ambiente envolverão uma componente teórica que contará com a participação de vários/as oradores/as de diversas áreas temáticas complementadas com sessões de debate (dia 3 de Junho) e ainda uma componente prática que será composta por um workshop e uma saída de campo (dia 4 de Junho) através de um trilho pedestre, cujo transporte será garantido pelo Município de Vila do Porto.
A inscrição nas Jornadas do Ambiente é gratuita, mas obrigatória, através de formulário próprio, sendo direccionada a professores/as, educadores/as de infância, técnicos/as de educação ambiental, estudantes e população em geral.

Ficha de inscrição aqui! Inscreve-te até 31 de Maio em ambiente@cm-viladoporto.pt.

 

Programa:

 

3 de Junho

9:00h – Abertura do secretariado e recepção dos convidados.

9:15h – Sessão de abertura com a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Bárbara Chaves, e com o Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel.

9:45h – Caracóis endémicos de Santa Maria, com o Gestor do Projecto Life Snails, Ricardo Abreu.

10:15h – A importância da qualidade da água nos ecossistemas, com o Presidente do Conselho de Administração da ERSARA, Hugo Pacheco.

11:00h – Pausa para café.

11:15h – O Projecto de Conservação do Lobo-marinho na Madeira, com a representante do Instituto de Conservação da Natureza da Madeira, Rosa Pires.

11:15h – O Programa EscolaNatura nas áreas protegidas do Alentejo: Conhecer para conservar, com a representante do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Isa Figueira.

12:15h – Debate.

13:00h – Almoço livre.

14:00h – Workshop Reflexões Sobre Sustentabilidade, com a representante da Sustain Azores, Leonor Correia.

16:00h – Apresentação dos resultados do workshop.

16:30h – Debate.

Sessão de encerramento com a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Bárbara Chaves.

 

4 de Junho das 9:00 às 16:30h – Saída de campo com Percurso Pedestre entre o Pico Alto e São Lourenço.

Ponto de encontro às 8:45h no Jardim Municipal de Vila do Porto.

 

Mais eventos na ilha de Santa Maria, aqui!

Partilhe

Detalhes

Início:
Junho 3 @ 9:00
Fim:
Junho 4 @ 16:30
Categorias de Evento:
, , ,
Etiquetas de Evento:
, , , , , , , , ,

Local

Santa Maria – Biblioteca Municipal de Vila do Porto
Rua da Boa Nova, 19-29
Vila do Porto, 9580-516
+ Mapa do Google
Telefone:
296 883 438