Publicidade

BASE_horz_cover
BASE_horz_cover

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Jornadas APAV Açores contra a Violência 2022

Novembro 18 @ 9:00 - 17:00

Jornadas APAV Açores contra a Violência 2022
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – Açores promove a VII edição das Jornadas APAV Açores contra a Violência, que irão decorrer no dia 18 de Novembro, no Centro Cívico e Cultural de Santa Clara, em Ponta Delgada.
Esta edição volta a contar com um painel diversificado de prestigiados oradores e moderadores, de forma a promover o debate e reflexão sobre as temáticas relacionadas com o apoio à vítima de crime e a prevenção da vitimação e da violência.
No evento, que irá reunir diversos especialistas, serão abordadas três áreas principais: As outras faces da Violência Doméstica, Vítimas de Crime e Saúde Mental e Crianças e Jovens Vítimas de Violência Sexual Online.
A participação no evento tem o custo de 5€ e carece de inscrição obrigatória.

Programa:

 

09:00h – Abertura do secretariado.

09:30h – Acolhimento e boas-vindas.

José Manuel Bolieiro | Presidente do Governo Regional dos Açores (por confirmar)
Pedro Nascimento Cabral | Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada
Sílvia Branco | Gestora da APAV Açores

I Painel: As outras faces da violência doméstica, com moderação de Ana Furtado Silva, Presidente do Comissariado dos Açores para a Infância.

10:00h – Homens vítimas de violência doméstica, por Daniel Cotrim, Assessor Técnico da Direcção APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (online).

10:30h – Violência doméstica entre pessoas do mesmo sexo, por Joana Moreira | Técnica do Projecto (A)MAR da Associação de Planeamento Familiar e Saúde Sexual e Reprodutiva dos Açores.

11:00h – Pausa para café.

11:15h – Crianças expostas à violência interparental, por Centro de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica (por confirmar).

12:00h – Almoço (livre).

II Painel: Vítimas de crime e saúde mental, com moderação de Célia Barreto Carvalho, Psicoterapeuta e Professora Auxiliar da Universidade dos Açores (por confirmar).

13:30h – Vítimas de crime e questões de saúde mental – A perspectiva de um psiquiatra, por Pedro Morgado, Coordenador Regional de Saúde Mental da Administração Regional de Saúde do Norte.

14:00h – O atendimento a pessoas com perturbação mental, por José Martin, Enfermeiro Responsável do Serviço de Psiquiatria do Hospital do Divino Espírito Santo.

14:30h – Debate.

14:45h – Pausa para café.

15:00h – Tipos, modus operandi e natureza dos crimes: A experiência da linha Internet Segura, por Ricardo Estrela, Gestor Operacional da Linha Internet Segura e da Linha Alerta da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

15:30h – Dificuldades da investigação criminal de crimes online contra crianças e jovens, por Renato Furtado | Coordenador do Departamento de Investigação Criminal dos Açores da Polícia Judiciária.

16:00h – Apoio especializado e prevenção da violência sexual contra crianças e jovens, por Carla Ferreira | Gestora Técnica do Projevto CARE – Crianças e Jovens Vítimas de Violência Sexual da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

16:30h – Debate.

16:45h – Sessão de encerramento por Sílvia Branco | Gestora da APAV Açores.

Foto meramente ilustrativa: DR

Mais eventos na ilha de São Miguel, aqui!

Partilhe

Local

São Miguel – Centro Cívico e Cultural de Santa Clara
1.ª Rua de Santa Clara, s/n
Ponta Delgada, Santa Clara 9500-142
+ Mapa do Google
Telefone:
296 288 550 / 296 288 551
View Local Website
Publicidade
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover