A carregar Eventos

« Todos os Eventos

Imprópria – Mostra de Cinema de Igualdade de Género

Outubro 23 @ 21:30 - Outubro 25 @ 23:30

Imprópria

A IMPRÓPRIA é uma mostra de cinema de igualdade de género e assume-se como um evento cultural, de intervenção social, e de cariz colaborativo, que ambiciona influenciar e educar um público heterogéneo quanto à idade e ao nível sociocultural para a igualdade de género, que terá lugar nos dias 19 a 24 de outubro.

 

O propósito da Mostra é trazer à tona o tema da Igualdade de Género e a luta contra os preconceitos e estereótipos sociais. É nosso entendimento que a exibição cinematográfica é um meio eficaz de expor e debater estes tópicos, tanto pela facilidade com que este meio chega ao espectador, como pela possibilidade de discussão subsequente.

 

Programa:

 

23 de outubro a partir das 21:30 h – Apresentação da intervenção comunitária “Imprópria” | Teatro Micaelense.

CURTAS – SESSÃO 2 +16

NOT FOR MONEY, NOT FOR LOVE, NOT FOR NOTHING – John Robert Lee – UK 15′

Usando a animação como anonimato, questões reais são feitas a mulheres reais, que partilham as suas histórias reais.

THE WEDDING CAKE – Monica Mazzitelli – SWE 4′

Uma jovem mulher é obrigada a prostituir-se para pagar as dívidas do ex-marido.

 

A THRONE FOR MISS GHANA – David Muñoz – ESP 14′

Veso Golden, uma mulher transexual do Gana que vive isolada devido a rejeição social, sonha ser bem sucedida num concurso internacional de beleza.

MODELO MORTO, MODELO VIVO – Iuri Bermudes Weinberger e Leona Jhovs – BR 25′

Manuela, uma mulher trans, passa por situações transfóbicas ao tentar ser modelo, de uma oficina de desenho de modelo vivo. Mas Manuela persiste e começa a frequentar a oficina como aluna, entre rabiscos e desenhos, Manuela aprende a observar os outros e a si.

REENCUENTRO – Pablo Cortes – ESP 3′

Um homem está a conversar com alguém com quem deveria ter fala há muitos anos atrás. Ele abre o seu coração, mente e feridas para discutir o assunto que o atormenta.

O BABADO DA TOINHA – Sérgio Bloch – BR 13

Toinha não é apenas uma baiana qualquer. O que muitos nem desconfiam é que é ela mesma quem fabrica o dendê que utiliza no preparo do seu quitute. Ela sobe no coqueiro, derruba o cacho, cozinha os coquinhos, macera no pilão, e quando tudo vira uma pasta, ela separa o líquido do bagaço num longo processo manual. O negócio dá muito trabalho, mas quem se importa? – “Meu acarajé tem que ficar perfeito. E pra isso que eu faço o babado do macho e da fêmea” – diz ela orgulhosa.

 

24 de outubro a partir das 21:30 h – Homenagem a Rosa Simas | Teatro Micaelense.

Rosa Simas, natural da ilha do Pico foi criada na Califórnia (EUA) onde estudou e se doutorou em Literatura Comparada. Durante os movimentos dos anos 70 despertou para as questões de Género e do Ambiente enquanto vivia a experiência da migração nos Estados Unidos. Foi professora no Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Universidade dos Açores e investigadora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da mesma Universidade e da Universidade Nova de Lisboa. Publicou trabalhos sobre Estudos Comparados e temáticas relacionadas com Estudos Culturais e de Género, a Mulher, a Migração, o Ensino, a Língua, a Tradução e o Ambiente. É coordenadora da página mensal “Nas Asas da Igualdade” sobre questões de género no jornal Açoriano Oriental desde 2007.

 

CURTAS – SESSÃO 3 +16

RISCADOS PELA MEMÓRIA – Alex Vidigal – BR 20’

O dono de uma loja de discos, em meio a uma compra de LPs de segunda mão, se depara com algo que vai muito além de uma aquisição trivial.

APNEIA – Carol Sakura e Walkir Fernandes – BR 15’

Muriel não sabia nadar, tinha tanto medo. Um medo que ecoava a distância de sua mãe e trazia à tona os pavores e monstros da infância. Mergulhada em si mesma, ela busca agora a voz e o ar que sempre lhe faltou como menina e mulher.

MENSCH MASCHINE OR PUTTING PARTS TOGETHER – Adina Cahmy – AT 8‘

Uma história real torna-se no ponto de partida para uma reflexão cinematográfica que nos leva do pessoal ao político.
Mensch Maschine Or Putting Parts Together é um filme-ensaio feminista: uma colagem experimental de som e imagem.

MUJERES DEL CAMPO – Marta Solano – ESP 30’

Mulheres do Campo é uma viagem à realidade invisível encontrada na fronteira do mundo rural. Mulheres fortes e bravas que são capazes de tomar conta de tudo.

MACKA JE UVIJEK ZENSKA – Martin Mestrovic e Tanja Vujasinovic – CRO 17’

Através de um ponto de vista feminista as realizadoras prestam homenagem à sua professora Marija Galetovic, uma das mais importantes escultoras croatas.

SCHATTEN FRESSEN – Ulrike Korbach – DE 27’

Anke Ames é uma artista. Em particular música. Assim como poeta. Ela absorve tudo que é negativo dos outros e transforma-o em arte. O seu papel é o de uma ovelha negra.

 

Mais eventos em São Miguel aqui!

Partilhe

Local

São Miguel – Teatro Micaelense
Rua de São João, 59
Ponta Delgada, 9500-106
+ Mapa do Google
Telefone:
296 308 340
Site:
http://www.teatromicaelense.pt/
Publicidade
Farmaçor