A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Homenagem a Pierluigi Bragaglia

Outubro 15 @ 19:00 - 20:00

Pierluigi Bragaglia

No dia 15 de Outubro às 19:00 h, será feita uma homenagem a Pierluigi Bragaglia, com o lançamento dos seus livros Tosão de OuroAçores, séculos XV-XXI, no Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado (Igreja do Colégio), com Vasco Medeiros Rosa.

Vasco Rosa nasceu em Lisboa em junho de 1958. Foi secretário de redacção de Raiz&Utopia (dir. Helena Vaz da Silva), Análise (dir. Fernando Gil) e Enciclopédia Einaudi. Foi também editor de O Independente e director editorial das Edições Cosmos.

Colaborou e colabora com publicações literárias e culturais como Colóquio Letras, Ler, Pessoa Plural, Suroeste e O Tripeiro. Organizou uma dezena de livros de autores como Maria Filomena Mónica, Miguel Esteves Cardoso, Alexandre O’Neill, José Cutileiro, José Cardoso Pires, Rui Henriques Coimbra, Victor Cunha Rego e José Cutileiro. Pesquisou, entre outros, sobre Amadeo de Souza-Cardoso, António Dacosta e Joaquim Novais Teixeira. Colabora desde Junho de 2014 com o jornal Observador.

Dedicou anos a Raul Brandão: publicou A Pedra ainda Espera Dar Flor, recolha de dispersos (Quetzal, 2013), escreveu sobre ele mais de 70 artigos reunidos neste volume, organizou uma antologia da sua obra (E-Primatur, Novembro de 2017) e foi curador de duas exposições dedicadas ao escritor pela Câmara Municipal do Porto por ocasião dos 150 anos do seu nascimento.

Pierluigi Bragaglia nasceu em Medicina, Itália e vive em Fajã Grande, uma paróquia da Ilha das Flores, no arquipélago dos Açores, desde 1990. Em 1992 obteve a sua primeira licenciatura, em Ciência Política, pela Universidade de Bolonha, com uma tese sobre os Açores e a Madeira. Em 1995 obteve a sua segunda licenciatura, em História, pela NOVA (Universidade Nova de Lisboa – Universidade Nova de Lisboa). Colaborou na Enciclopédia Azoriana e noutros projectos literários. É autor de várias publicações e artigos históricos e turísticos. Foi proprietário e gerente da Casa Argonauta, uma unidade de alojamento privado na Ilha das Flores, onde também oferecia os seus serviços como guia.

Faleceu a 25 de Outubro de 2020, aos 57 anos, no Hospital Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.

 

Mais eventos na ilha de São Miguel, aqui!

Partilhe

Detalhes

Data:
Outubro 15
Hora:
19:00 - 20:00
Categorias de Evento:
,
Etiquetas de Evento:
, , , , ,

Local

São Miguel – Igreja do Colégio
Largo do Colégio
Ponta Delgada,9500-075
+ Mapa do Google