Publicidade

Atlantiprotao
BASE_horz_cover
Atlantiprotao

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Grémio das 9: José Rodrigo Miguéis – Escritor Poliédrico

Março 10 @ 21:00 - 22:30

Grémio das 9: José Rodrigo Miguéis - Escritor Poliédrico

Teresa Martins Marques vem ao Grémio das Nove, no dia 10 de Março, pelas 21h, para falar sobre a obra de José Rodrigues Miguéis (Lisboa, 1901 – Nova Iorque, 1980).

Este escritor, mestre da ironia e do humor, foi autor de mais de duas dezenas de livros (conto, romance, crónicas) que revelam múltiplas faces de tonalidade presencista e neo-realista, marcadas por um estilo lúcido e lúdico, melancólico e cortante, sombrio e luminoso.

Com ligações culturais e ideológicas ao pensamento da Seara Nova, José Rodrigues Miguéis conheceu e viveu a experiência da emigração, matéria que comparece nos rumos temáticos e formais que caracterizam a sua obra. Juntamente com as contradições sociais e personagens não raro em situação limite de amargura e de perda, mas também em busca de identidade, oscilando entre o regresso como forma de esperança e a fuga como expressão de desistência.

Narrativas como Páscoa Feliz, LéahA Mancha não se apaga, Saudades para a Dona Genciana, Gente da Terceira Classe, e romances como Uma Aventura Inquietante, A Escola do Paraíso, O Milagre segundo Salomé, são obras dignas de figurar no mais exigente cânone literário.

 

Teresa Martins Marques (Guarda, 1950) É doutorada em Literatura e Cultura Portuguesas, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora integrada no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa (CLEPUL). Actualmente preside à Assembleia Geral do PEN Clube Português, instituição de que foi presidente da direcção, entre 2019 e 2021. Foi, também, secretária-Geral da Associação Portuguesa de Escritores em 2018 e membro da direcção, a partir de 2008.

Na década de 90 fez parte da equipa do Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Academia das Ciências de Lisboa (1992 a 1995), nomeadamente na vertente da terminogia literária.

Ao nível editorial, teve a seu cargo a direcção da Edição das Obras Completas de José Rodrigues Miguéis, no Círculo de Leitores (1994-1996), e assinou cada uma das introduções dos 13 volumes da Obra. É actualmente a representante deste escritor, por Procuração exarada no Consulado de Portugal, em Nova Iorque, pela sua única neta Monica Migueis Jakobs.

Dirigiu a equipa de organização do Espólio Literário de David Mourão-Ferreira, na Fundação Calouste Gulbenkian / Ministério da Educação (1997-2004).

Fez parte de júris de ficção, de poesia e de ensaio da Associação Portuguesa de Escritores, da FENPROF, da Associação Portuguesa dos Críticos Literários, do PEN Clube Português e das Correntes d’Escritas. Durante vários anos, integrou o Júri do Instituto Camões, para o Programa de Apoio à Tradução da Literatura Portuguesa no Estrangeiro.

Desenvolve actividade regular, como palestrante e conferencista, em Portugal e no estrangeiro.

Foto: DR

Mais eventos na ilha Terceira, aqui!

Partilhe

Detalhes

Data:
Março 10
Hora:
21:00 - 22:30
Etiquetas de Evento:
, , , , , ,

Local

Terceira – Instituto Açoriano de Cultura
Alto das Covas, Apartado 67
Angra do Heroísmo, 9700-220
+ Mapa do Google
Telefone:
295 214 442
View Local Website
Publicidade