Publicidade

Atlantiprotao
BASE_horz_cover
Atlantiprotao

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Grémio das 9 com António Neves Leal

Janeiro 13 @ 21:00 - 22:30

António Neves Leal vem ao Grémio das Nove, a 13 de Janeiro, pelas 21h, para falar sobre o seu livro de poesia Dispersos o tempo e as metamorfoses do amor que reúne poemas redigidos em diferentes momentos e locais, com realce para os anos setenta e para a década de noventa do século XX (mormente de 1994). Poemas por vezes de certo pendor filosófico, por estarem relacionados com problemas existenciais e/ou ocorrências da vida quotidiana.

António das Neves Leal licenciou-se em Filologia Românica, em 1970, na Faculdade de Letras de Lisboa, onde concluiu também o Curso de Ciências Pedagógicas. Frequentou, depois, em 1974, no Centro de Estudos Franceses de La Rochelle, da Universidade de Poitiers, e, em 1979, na Sorbonne Nouvelle, em Paris, cursos de pós-graduação destinados a professores. Leccionou, entre outras instituições, no Liceu Internacional de Saint-Germain-en-Laye e na Escola do Magistério Primário e Educadores. Nas aulas, nas conferências, nos artigos de jornais e revistas, e em três dos livros editados, a poesia surge como uma constante.

Nos anos oitenta e noventa do século XX, leu obras de vários autores e escreveu notas de leitura e recensões críticas de livros, publicadas em revistas e jornais dos Açores e, sobretudo, da Madeira. Foi o primeiro estudioso a interessar-se pelo espólio do Pe. Tomás Borba, Professor do Conservatório Nacional. É sócio do Instituto Açoriano de Cultura, desde 1982, e do Instituto Histórico da Ilha Terceira.

Publicou, no âmbito da VI Semana de Estudos, de 5 a 9 de Janeiro de 1983, o ensaio “O cumprimento das disposições legais no pós-sismo”, II volume, pp. 567 a 598.

E, na  Revista Atlântida, “Nos 50 anos da morte de Tomás Borba, pioneiro da Educação pela Arte, na primeira metade do séc. XX em Portugal.” (Vol. XLVI, ano 2001); “João dos Reis Neves, barítono terceirense que se distinguiu na Itália” (Vol. XLVIII, 2003); “Arte, Sagrado e Felicidade” (Vol. L, 2005); “Francisco Ferreira Drummond, homem do seu e nosso tempo-actualidade do seu legado pedagógico” (Vol. LVII, 2012); “Luís Ferreira Machado Drumond, da ingratidão imerecida ao saldo de uma dívida” (Vol. LIX, 2014).

Mais eventos na ilha Terceira, aqui!

Partilhe

Detalhes

Data:
Janeiro 13
Hora:
21:00 - 22:30
Categorias de Evento:
,
Etiquetas de Evento:
, , , ,

Local

Terceira – Instituto Açoriano de Cultura
Alto das Covas, Apartado 67
Angra do Heroísmo, 9700-220
+ Mapa do Google
Telefone:
295 214 442
View Local Website
Publicidade