A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Filmes à Lupa | Cinema comentado na Carmina

Julho 23 @ 21:00 - 23:30

O Museu de Angra do Heroísmo enceta no dia 23 de Julho, pelas 21h00, o ciclo de sessões de cinema comentado Filmes à Lupa, protagonizado pelo cinéfilo e crítico de cinema Hugo Tiago, que terá lugar na Carmina | Galeria de Arte Contemporânea Dimas Simas Lopes.

Neste ciclo, que conta com a colaboração do Cine-Clube da Ilha Terceira, serão apresentados filmes icónicos da história do cinema, cujo tema esteja associado às das exposições patentes naquele núcleo expositivo do MAH, de forma não só a facultar abordagens complementares à temática desenvolvida nelas, mas, em especial, fornecer ferramentas capazes de permitir uma melhor leitura e fruição do cinema enquanto expressão artística.

Esta iniciativa tem início no âmbito do programa de dinamização da exposição de fotografia de Luís Godinho Blood Red Luxury, aberta ao público até 18 de Setembro, que reporta as condições desumanas em que é feito o garimpo de pedras semipreciosas de Ganet (Granada), na Mina de Thatha, no norte de Moçambique, provocando o aumento do abandono escolar, da prostituição e de doenças como a tuberculose e o VIH-SIDA.

Na sessão inicial, será analisado e comentado o filme Tesouro da Sierra Madre, realizado em 1948 por John Huston, com Humphrey Bogart no papel principal, que desenvolve igualmente a questão no garimpo, evidenciando as consequências da “febre do ouro”, ao nível das relações interpessoais.

A actividade é de frequência gratuita e decorre em regime de livre acesso, sendo salvaguardadas as medidas de segurança sanitária em vigor.

Mais eventos na ilha Terceira, aqui!

Partilhe

Local

Terceira – Carmina | Galeria de Arte Contemporânea Dimas Simas Lopes
Outeiro do Galhardo, 13 A - Ladeira Grande
Angra do Heroísmo, 9700-353
+ Mapa do Google
Telefone:
295 240 800