A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres 2021

Maio 13 @ 8:00 - 19:00

Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres 2021

A Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, nos Açores, vai ser celebrada pelo segundo ano consecutivo sem a presença de peregrinos, contando com a transmissão televisiva das celebrações.

“Todas as celebrações serão realizadas apenas com a presença das Religiosas de Maria Imaculada e do Coro do Conservatório. Todas terão transmissão televisiva”, assinala uma nota  do reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, divulgada pelo portal diocesano ‘Igreja Açores’.

O cónego Adriano Borges refere que, “caso a situação epidemiológica na Ilha (São Miguel) melhore, ou seja, que a Ilha passe para a situação de baixo risco”, as celebrações 10 e 11 de maior poderão contar com a presença de assembleia.

A 11 de Maio, as Eucaristias no Santuário fazem memória de São João Paulo II, marcando os 30 anos da sua presença em São Miguel.

“O Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, não querendo deixar de celebrar esta efeméride, decidiu que este ano, a capa que cobrirá a Imagem do Ecce-Homo durante a semana de preparação para a Festa, será a mesma que usou naquele ano, quando Sua Santidade se ajoelhou para O comtemplar, orar, e de onde falou ao coração de todos nós” refere, em comunicado, o reitor da instituição.

O Tríduo preparatório começa esta terça-feira e prolonga-se até 6 de maio; no sábado, dia em que tradicionalmente aconteceria a mudança da Imagem e se realizaria a primeira grande Procissão, em torno do Campo de São Francisco, decorre uma Celebração da Palavra, às 16h00.

No domingo, às 09h30 locais (mais uma em Lisboa), o bispo da Diocese de Angra, D. João Lavrador, preside à solene Eucaristia do Senhor Santo Cristo, sem a tradicional procissão que percorre as principais ruas do centro histórico de Ponta Delgada, num percurso que demora cerca de quatro horas a completar.

Na segunda-feira do Senhor Santo Cristo, dia de feriado municipal de Ponta Delgada, haverá três celebrações: às 8h00, às 9h00 e às 11h00.

No dia 13 de maio, quinta-feira do Senhor Santo Cristo, dia de habitual tolerância de ponto da administração pública regional e local, na ilha de São Miguel, por coincidir com o último dia oficial das festas, a Eucaristia celebra-se às 8h00 e às 9h00, estando agendada a deposição de ramo de flores junto à estátua de Madre Teresa da Anunciada e oração pela sua beatificação, às 17h45, seguida da Eucaristia às 18h00.

O culto ao Senhor Santo Cristo dos Milagres é “uma das maiores devoções da religiosidade popular açoriana, a par das Festas do Divino Espírito Santo”, sublinha o ‘Igreja Açores’.

A capa que a imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres vai estrear para a festa deste ano foi oferecida pela Comissão de Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres de Brampton, no Canadá.

“Para além das motivações pessoais de fé e de gratidão dos elementos desta Comissão, a razão desta oferta ao Senhor é para marcar o 15.º aniversário da criação desta por um grupo de devotos naquela cidade, onde se encontram milhares de açorianos” informa o ‘Igreja Açores’.

As celebrações do Senhor Santo Cristo estão em destaque, entre hoje e sexta-feira, na programação da ECCLESIA na Antena 1 da rádio pública (22h45), com publicação online, pelas 17h00, de testemunhos ligados a esta festa.

 

Recorda as Festas do Senhor Santo Cristo com os artigos Top Azores 10 Coisas para fazer no Santo Cristo e 10 Coisas que não conseguimos fazer neste Santo Cristo.

Partilhe

Local

RTP/RDP Açores