
Exposição Radiocomunicações na Ilha Terceira: o Radioamadorismo e a Guerra Fria
Julho 3 @ 9:00 - 17:00

O Museu de Angra do Heroísmo inaugura a 9 de Abril, pelas 15h00, a exposição Radiocomunicações na Ilha Terceira: o Radioamadorismo e a Guerra Fria, que permanecerá patente até 3 de Julho na Sala do Capítulo do Edifício de São Francisco.
A riqueza e diversidade do acervo do MAH no domínio das radiocomunicações, resultante em parte de duas importantes doações efectuadas nos últimos anos, uma por Victor Jorge Pamplona Ramos (1937) e outra pelos herdeiros de João Fernando Goulart Bettencourt Pereira Porto (1928-2012), tornou possível efectuar a presente abordagem expositiva em que se apresenta uma selecção representativa da evolução das comunicações via rádio, com destaque para o radioamadorismo e para um determinado aspecto das comunicações ocorridas na Ilha Terceira no contexto da Guerra Fria.
Esta exposição representa, assim, uma homenagem a todos os profissionais e amadores que se dedicam às comunicações rádio, com especial referência a Victor Ramos e João Porto, pelo profissionalismo e dedicação com que exerceram, ao longo da sua vida, tal actividade.
Aquando da inauguração, serão efectuadas radiotransmissões a partir do auditório do MAH pela União de Radioamadores dos Açores e pelo Azores DX Group.
30 de Abril às 15:00h – Histórias da Guerra Fria: Conversa com João Porto, filho de João Pereira Porto, operador de rádio no esquadrão de comunicações americano dos Cinco Picos.
Regime de livre acesso.