Publicidade

Atlantiprotao
Atlantiprotao
BASE_horz_cover

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Exposição “Quem és tu? — Um teatro nacional a olhar para o país”

Julho 29 @ 10:00 - 18:00

A Exposição “Quem és tu? — Um teatro nacional a olhar para o país” será inaugurada às 17:00h do dia 8 de Julho no Arquipélago com uma visita guiada por Tiago Bartolomeu Costa, em que se seguirá um debate às 19:00h.

Estará patente até 29 de Julho.

A concessão do Teatro Nacional D. Maria II à Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro acompanhou 45 dos 48 anos da ditadura do Estado Novo. Só a revolução levaria ao fim do contrato, em 1974.
Nesse período, o teatro português desenvolveu-se, afirmou-se e definiu-se na relação com o regime.
Recuperando a relação da companhia Rey Colaço-Robles Monteiro com o território nacional esta exposição estabelece ligações entre a prática artística e o seu contexto político e social, sublinhando relações entre os espectáculos apresentados e as diferentes camadas de representação (do país, da sociedade, do teatro e dos regimes políticos), potenciando a percepção pública de uma certa ideia de (e para o) teatro nacional, tanto enquanto edifício, como na sua missão.
Através de linhas temáticas comuns, são estabelecidas relações entre espectáculos distintos, propondo leituras que aprofundem a prática artística e a implementação de políticas, num trabalho que identifica princípios de resistência, mas também de participação nas actividades e acções do regime.
A partir de materiais documentais – figurinos e trajes, fotografias, registos sonoros e audiovisuais, programas, objectos de cena, imprensa –, produz-se um comentário crítico à história social e política que o país construiu, observando a permeabilidade e a resistência do teatro a essas realidades.

Debate: Ligações artísticas, complementaridades e diálogos entre a palavra e o visual

Durante o período de apresentação de Quem és tu? – Um Teatro Nacional a olhar para o país, reflectiu-se sobre dimensões histórias e políticas a partir das temáticas que construíram a exposição: identidade, colectivos, memória, território, pertença, resistência são palavras-chave e pontos de partida para diálogos onde o teatro é, mais do que reflexo, a possibilidade de colocarmos em evidência o que tomamos como adquirido e legado sobre o passado recente. Todos os meses, dois convidados conversam sobre as relações entre a memória do teatro e do país, ajudando-nos a estabelecer as pontes necessárias para que a responsabilidade para com o que herdámos, não seja, como o teatro, efémera. Moderadas por Tiago Bartolomeu Costa, comissário da exposição, estas conversas são organizadas em colaboração com a Comissão para as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

©João Versos Roldão / Registo da Exposição em Águeda

Mais eventos na ilha de São Miguel, aqui!

Detalhes

Data:
Julho 29
Hora:
10:00 - 18:00
Categorias de Evento:
, ,
Etiquetas de Evento:
, , , , , ,

Local

São Miguel – Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas
Rua Adolfo Coutinho de Medeiros, s/n
Ribeira Grande, 9600-516
+ Mapa do Google
Phone
296 470 130
View Local Website
Publicidade