A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Exposição Origens, de Débora Soares, no CMCPDL

Outubro 22 @ 9:00 - 17:00

Exposição Origens

A exposição Origens, de Débora Soares, vai estar patente na Sala do Forno do Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada entre 25 de setembro e 22 de outubro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 17h00, e aos sábados das 14h00 às 17h00.

A inauguração será às 17h00 do próximo dia 24 de setembro e será limitada à artista e ao representante da Câmara Municipal de Ponta Delgada, tendo em conta as restrições impostas em consequência da pandemia Covid-19, sobretudo no que respeita ao distanciamento social.
Nesta exposição, Débora Soares homenageia o ambiente bucólico e cheio de mistério da Natureza berço das suas origens. Investiga e aprofunda o saber e evolução dos processos de mutação das suas rochas, vulcões e vegetação. Na tela deleita-se e agradece todo este idílio.
Como refere a artista plástica Nina Medeiros sobre “Origens”, esta exposição “serve de premissa para, mais uma vez, querer fazer-se ouvir”.
Sobre os trabalhos de “Origens”, Nina Medeiros salienta que “predominam aguarelas, destacando-se uma série, livremente organizada em sequência, de grutas e cavidades vulcânicas dos Açores e de outras imaginadas. “A referência às origens do mundo, da ilha, enfim, das coisas…” É nesse olhar que nasce esta necessidade, intrínseca de as registar e assim preservar e acautelar a pureza da paisagem da vida”.
Nesta mostra, adianta, “poderemos deslumbrar uma amálgama de representações (libertas de um certo rigor), que não só favorece a pureza do desenho, como também amplia a plasticidade do conjunto, porque o que agora apresenta compreende séries distintas com paisagens dinâmicas, céu, terra e mar, resultantes de atividade vulcânica. A atividade sísmica como progenitora do mundo natural que circunda os seres ilhéus”.
Débora Soares já realizou várias exposições individuais e participou em muitas mostras coletivas.
A artista nasceu na freguesia da Relva em 1937. Terminou o Curso do Magistério Primário em 1957 e foi professora do Ensino Básico durante 44 anos.
Desde cedo revelou uma grande aptidão para o desenho e para a pintura. As suas obras têm sempre como pano de fundo a Natureza e as suas mutações constantes.
Recorde-se que todos os interessados em visitar a exposição de Débora Soares terão que higienizar as mãos à entrada e à saída do CMC, usando os dispensadores existentes no local. O uso de máscara é obrigatório.
A entrada de pessoas deve ser efetuada de forma individual e espaçada para garantir o distanciamento social.
Tendo em conta as medidas de redução de risco de transmissão da Covid-19, no espaço onde vai estar patente a exposição apenas podem estar 4 pessoas de cada vez e por um curto período de tempo.

 

Mais eventos em São Miguel, aqui!

Partilhe

Detalhes

Data:
Outubro 22
Hora:
9:00 - 17:00
Categorias de Evento:
,
Etiquetas de Evento:
, , , ,

Local

São Miguel – Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada
Largo Mártires da Pátria, 17
Ponta Delgada, 9500-090
+ Mapa do Google
Telefone:
296 306 510
Publicidade
Farmaçor