A carregar Eventos

« Todos os Eventos

Exposição: O Tempo da Fábrica

Agosto 31 @ 9:00 - 16:20

Exposição: O Tempo da Fábrica

O Tempo da Fábrica é uma exposição temporária realizada no âmbito do projecto De Fenais a Fenais, que surgiu de um protocolo entre o Museu Carlos Machado e a Santa Casa da Misericórdia do Divino Espírito Santo da Maia. A exposição, que irá ter lugar no auditório Eng.º Hermano Ataíde Mota – Museu do Tabaco da Maia, será inaugurada na próxima terça-feira, dia 7 de Dezembro, às 18h00.

Para a preparação do programa expositivo foram realizadas entrevistas a antigos funcionários da fábrica, a descendentes da família fundadora e a especialistas em diferentes áreas do conhecimento. Para a construção da exposição, procedeu-se igualmente à selecção de um conjunto de peças, documentos e fotografias, a partir do acervo do Museu Carlos Machado e do Museu do Tabaco da Maia. Entre as imagens mais relevantes, destacam-se as provenientes do espólio fotográfico de Laudalino da Ponte Pacheco, que se reportam às vivências laborais da Fábrica de Tabaco da Maia e ao consumo do tabaco.

Esta exposição temporária aborda a origem da planta do tabaco e a sua difusão pelo mundo, faz referência à sua introdução no arquipélago dos Açores e à importância que assumiu na economia regional, mas também não descura os malefícios do consumo, hoje sobejamente conhecidos.

Estará patente até 31 de Agosto de 2022.

 

Foto: Câmara Municipal da Ribeira Grande

Mais eventos na ilha de São Miguel, aqui!

Partilhe

Detalhes

Data:
Agosto 31
Hora:
9:00 - 16:20
Categoria de Evento:
Etiquetas de Evento:
, , , , , ,

Local

São Miguel – Museu do Tabaco da Maia
Estrada de São Pedro
Ribeira Grande, Maia 9625-380
+ Mapa do Google
Telefone:
+351 296 442 905
Site:
http://museutabacomaia.webcindario.com/